Viagens Machu Picchu

Lagoas & Nevadas

Lagoas & Nevadas

O Peru é reconhecido pela sua grande variedade de atrações turísticas, que agradam todos os perfis de viajantes. Assim é também a cidade de Cusco, a cidade Capital do Império Inca, que guarda não só a história e os mistérios desta antiga civilização, mas também algumas das paisagens naturais mais incríveis do país e de toda a América do Sul. 

Cusco é a porta de entrada para inúmeros sítios arqueológicos, como a imperdível cidadela de Machu Picchu e, por causa de sua localização privilegiada, também dá acesso a muitas maravilhas naturais, como vales, montanhas nevadas, lagoas e muito mais. São cenários indescritíveis, simplesmente perfeitos para aqueles que amam se aventurar em meio a natureza. 

É nos Andes Peruanos que você vai encontrar as montanhas mais lindas, com paisagens de tirar o fôlego. Aqui é onde a cultura, história e natureza se misturam, através de trilhas que passam por povoados remotos e colocam o visitante em contato com a população local. Além disso, as montanhas mais imponentes desta rica região são consideradas divindades sagradas pela civilização inca, chamadas “Apus”, ou seja, espíritos que protegiam seu povo e suas terras. 

Quem visita estas terras encontra o paraíso e fica surpreso com a história das civilizações milenares que ali habitavam. Cada montanha e cada atração possui sua própria história ou lenda, o que torna tudo ainda mais especial. Aqui nesta matéria, teremos o prazer de te apresentar os picos nevados e as lagoas mais incríveis de Cusco e esperamos em breve te levar pessoalmente para todos estes lugares. 

Se você é o tipo de turista aventureiro, não deixe de incluir trilhas até as lagoas e montanhas de Cusco no seu roteiro de viagem para o Peru. Continue lendo, escolha a sua preferida e embarque com a gente nesta viagem! 


Nevado Ausangate:

A Montanha Ausangate está a mais de 6.300 metros acima do nível do mar, o que dá a ela o posto da 6ª montanha mais alta do Peru. Ela fica localizada na cordilheira de Vilcanota, a aproximadamente 100 quilômetros da cidade de Cusco. Este pico é tão imponente que pode ser visualizado na Montanha Colorida e também nas ruínas de Sacsayhuaman. 

Se você deseja chegar ao topo do Ausangate, prepare-se: a caminhada dura 5 dias e percorre cerca de 70 km, sendo considerado um dos trekkings mais intensos e desafiadores de toda a Cordilheira dos Andes. Mas, sem dúvidas, o esforço vale a pena, já que toda a jornada impressiona com tamanha beleza. O caminho passa por lagos, florestas de pedras, geleiras, outras montanhas, vales, animais típicos e muito mais. Uma experiência mágica em meio a natureza intocada da região. 

As montanhas dos andes guardam mistérios e lendas de civilizações milenares que ali viviam. No misticismo andino, cada região tinha seu protetor, representado pelas montanhas, o nevado Ausangate era a “Energia Masculina” e suas lagoas seriam responsáveis por fertilizar a Pachamama..
Hoje em dia acontece todos os anos, nos pés desta montanha sagrada, um festival chamado Qoyllur Riti, que do quéchua significa “estrela da neve”, quando milhares de pessoas chegam ali em peregrinação. 

Se você tem interesse em fazer o Trekking Ausangate, entre em contato com a nossa equipe e saiba mais. 
 

Nevado Salkantay:

Se você gostaria de fazer uma trilha para Machu Picchu, esta é, sem dúvidas, uma das caminhadas mais lindas para a cidadela inca e uma das opções alternativas para a famosa Trilha Inca. A Trilha Salkantay, que te deixa cara a cara com esta montanha mágica e incrivelmente linda, dura de 4 a 5 dias, acampando em meio às montanhas da cordilheira dos andes. 

A Montanha Salkantay está a 6.264 metros de altitude, e além de ser um dos maiores picos do Peru, também é outro lugar sagrado para a civilização inca, que a consideravam a montanha protetora das cidades de Limatambo, Mollepata, Machu Picchu e Choquequirao. As montanhas da região eram consideradas Apus, ou seja, poderosos espíritos protetores. 

Há uma lenda que conta que Ausangate e Salkantay eram dois irmãos que viviam em Cusco que, depois de uma seca, saíram da cidade em busca de uma solução. Salkantay, indo para o norte, encontrou o amor proibido de Verônica e Ausangate, que foi para o sul, encontrou uma vasta variedade de comida. 

Se você quer viver uma experiência única, conhecendo um dos lugares mais lindos do Peru, e nos arriscamos a dizer, do mundo todo, inclua a Trilha Salkantay no seu roteiro de viagem. A caminhada é longa, mas incrivelmente recompensadora, atravessando vales, montanhas, lagoas de cores turquesa, conhecendo a cultura local andina e aprendendo sobre o ecossistema tão rico da região. 

A tour para Salkantay sai de Cusco, chega em povoados remotos, depois chega no simpático vilarejo de Aguas Calientes e por fim, chega na cidade perdida dos incas, Machu Picchu. Recomendamos a contratação de um guia e de uma equipe especializada para te acompanhar neste passeio. 

Quer saber mais sobre a Montanha Salkantay? Entre em contato com a nossa equipe! Veja também o guia completo sobre o Trekking Salkantay
 

Lagoa Humantay:

A Laguna Humantay, ou Lagoa Azul peruana, como também ficou conhecida, é digna de um cenário de filme. Simplesmente um dos lugares imperdíveis da região de Cusco. Ela esta localizada a aproximadamente 4.200 metros de altitude, na comunidade de Soraypampa, no distrito de Mollepata, que está a cerca de 120 quilômetros de Cusco. 

O tour para chegar até ela dura um dia todo, sendo necessário fazer uma caminhada de aproximadamente 2 horas, em um trecho considerado de dificuldade média / alta. Por isso é recomendado ter um bom preparo físico e já estar aclimatado às grandes altitudes.

Recomenda-se também contratar os serviços de uma agência local especializada, que te dará todo o suporte antes, durante e depois desta aventura. Por se tratar de lugares mais isolados, a logística fica um pouco mais difícil e ter apoio de quem conhece a região é fundamental. 
 

Nós, da Viagens Machu Picchu, preparamos um guia completo e gratuito sobre a Laguna Humantay, que você pode acessar clicando aqui! 

Quer montar um roteiro de viagem para o Peru personalizado e feito a sua medida? Nossa equipe está à sua disposição, pronta para montar a viagem dos seus sonhos. Entre em contato!


 

Sugestões de Pacotes