Viagens Machu Picchu

Qoricancha

Qoricancha

Qoricancha

A cidade de Cusco é o principal centro turístico do Peru, pois concentra, por exemplo, dezenas de sítios arqueológicos espalhados pelos seus arredores. O lugar é como um museu a céu aberto, por onde andamos temos a impressão de voltar no tempo, visitando a história de antigas civilizações, como a inca, a mais conhecida e apreciada. 

Entre todos estes destinos históricos de Cusco, um que merece destaque e que precisa estar incluso no seu roteiro de viagem é o templo de Coricancha ou, escrito em quéchua, Qoricancha. Seu nome tem origem de duas palavras deste antigo dialeto e significa: “qori”, trabalhado em ouro e “cancha”, que quer dizer templo, ou seja, juntando as duas seria algo como “templo de ouro” ou “recinto de ouro”.  

Diz-se que este é o simplesmente o templo mais importante para a cultura Inca, também conhecido como Templo do Sol ou Templo Dourado, pois, a principal divindade desta civilização é o Deus Sol, chamado Inti, que era representado pelo ouro. Este era um dos centros políticos e religiosos de Cusco, onde as pessoas vinham adorar ao Deus Inti. 

Foi construído com andesito e calcita, pedras típicas da região dos andes, de maneira perfeita, com blocos gigantes que se encaixam e são resistentes a terremotos. Durante a invasão espanhola o templo foi destruído e saqueado e atualmente existe um museu no local que preserva peças que foram encontradas durante as escavações.

História de Qoricancha:

O Templo Qoricancha Cusco foi idealizado e construído pelo governante inca Manko Qhapak, mas foi modernizado e reconstruído anos depois, em 1438, pelo então líder Pachakuteq. 

O templo impressiona com sua perfeição arquitetônica, com blocos de pedra moldados um a um para que se encaixassem sem precisar de nenhum reforço. E o trabalho duro deu certo, pois o local já passou por pelo menos 3 terremotos, já que os construtores usaram blocos maiores nas bases, fizeram paredes levemente inclinadas e usaram outros detalhes para reforçar a construção. Estas características deixam o Sítio Arqueológico Qoricancha ainda mais interessante. Sem dúvida, vale a pena passear por ele.  

Segundo historiadores, este local era um complexo que abrigava alguns templos, como o Templo do Sol, o Templo da Lua, o Templo das Estrelas, Templo do Arco Íris, a sala de sacrifícios e outros. Era utilizado como um importante lugar de adoração ao Deus Sol, principal divindade do império Inca. Por este motivo, tinha abundância em ouro e prata, pois as pessoas iam até lá para fazer suas oferendas e rituais de adoração.

Em 1532, os espanhóis, liderados por Francisco Pizarro, invadiram a cidade de Cusco e tomaram o lugar onde se localizava o Qoricancha, roubando a maioria dos itens de valor que ali estavam. Francisco acabou doando o lugar para seu irmão, que, por sua vez, doou para a Ordem Dominicana em 1536.

Depois disso, Coricancha foi destruído parcialmente para que a Igreja de Santo Domingo e o Convento de Santo Domingo fossem construídos. Anos depois, um terremoto abalou as estruturas revelando partes do que foi a construção Inca. Por isso, hoje em dia, o Sítio Arqueológico Coricancha ou Qorikancha, é um misto de arquitetura inca e espanhola. 

Onde fica Qoricancha?

O Sítio Arqueológico de Coricancha é uma das principais atrações do Centro Histórico de Cusco, estando localizado a menos de 10 minutos de caminhada da Plaza de Armas de Cusco. 

Coricancha fica atualmente na Praça de Santo Domingo, onde também está o Convento de Santo Domingo e que se estende até a Avenida El Sol 8, principal rua da Capital do Império Inca. 

Como chegar em Qoricancha?

Bem provavelmente durante a sua viagem para Cusco você ficará hospedado no centro da cidade, onde estão alguns dos melhores hotéis. Desta forma, se você estiver perto da Praça de Armas também estará perto do Qorikancha, e para chegar caminhando é só se direcionar para a Avenida El Sol e caminhar por alguns poucos metros. Também é possível pegar um táxi para o Templo do Sol, caso você esteja hospedado em uma região mais distante. 

Mas, a forma mais tradicional de chegar em Qoricancha é fazendo um City Tour Arqueológico em Cusco, com uma agência especializada. Assim, o traslado de ida e volta já estarão inclusos no pacote, bem como o guiado por este importante lugar histórico para que você não perca nenhum detalhe do passeio. Contratando este serviço, a agência te leva não só para este sítio arqueológico mas para os vários outros pontos turísticos e atrações de Cusco, com maior comodidade e conforto. 

O que você vai conhecer em Qoricancha: 

Bem, como falado acima, Qorikancha era um centro que possuía alguns templos. Desta forma, hoje em dia é possível passear por eles, mesmo que parcialmente destruídos. Veja os principais:

  • Templo do Sol: era onde a divindade Inca, o Deus Sol, era adorado. O recinto era coberto de ouro e o principal templo do local.

  • Templo da Lua: a lua era considerada esposa do Sol e por isso estes dois templos eram próximos. O recinto era coberto por prata, para representar este elemento. Metade do Templo da Lua foi destruído pelos espanhóis. 

  • Templo de Vênus e das Estrelas: segundo historiadores, era aqui que o governante inca ficava e onde se realizavam rituais e sacrifícios. Acreditavam que as estrelas eram filhas dos incas e servas da lua. 

  • Templo Arco-Íris: este elemento da natureza também era considerado uma divindade inca, que consideravam que ele veio do sol.

Como funciona o tour em Qoricancha? 

Existem duas principais formas de conhecer o Complexo Arqueológico Qoricancha, escolha a sua preferida e entre em contato com a nossa equipe para incluir este destino no seu roteiro de viagem no Peru

City Tour Arqueológico: o jeito mais tradicional de chegar em Qorikancha é através de um city tour em Cusco, quando um guia local especializado te leva não só para esta atração, mas para muitas outras, como a Plaza de Armas e Catedral de Cusco, e por outros sítios arqueológicos como Sacsayhuaman, Qenqo, Tambomachay e Puca Pucara.

Ou seja, é a melhor forma de conhecer todas as principais atrações de Cusco de uma única vez e viver uma verdadeira imersão na cultura inca e peruana. Nesta opção todos os ingressos, traslados e guiados já estão inclusos.

Visita direta: se você quer conhecer apenas esta atração, também existe a opção de ir até o local e comprar o ingresso na entrada do templo do Sol. Neste caso, você precisará se organizar com a logística para chegar até lá. Além disso, ressaltamos aqui a importância de ir acompanhado de guia profissional, já que se trata de um lugar importante para a história do país. 

Todos os pacotes da Viagens Machu Picchu incluem o City Tour Arqueológico em Cusco passando por Qoricancha e Templo do Sol. 

Informações gerais:

- Endereço: Calle Ahuacpinta Nº 192, Cusco - Perú.
- Valor: o valor do ingresso para visitar Qoricancha é de S/ 15.00 para adultos e de S/ 8.00 para estudantes. Este valor está em soles, moeda peruana. 
- Horário de funcionamento: segunda a sábado, das 8:30h às 17:30h e domingo, das 14:00h às 17:00h.

 

Sugestões de Pacotes