Viagens Machu Picchu

Tour Vale Sul

Tour Vale Sul

Tour no Vale Sul de Cusco: conheça todas as atrações!.

Quando se pensa em viagem para o Peru, certamente as principais atrações turísticas que vem a sua mente na região de Cusco são a cidadela perdida de Machu Picchu e o impressionante Vale Sagrado dos Incas, certo? 

Mas, como especialistas que somos, precisamos dizer que existem muitos outros lugares a serem explorados na região, e que ainda são poucos conhecidos dos turistas. Muitos deles contam com atrações que retratam a história do Peru e das civilizações que estas terras habitaram. 

O Vale Sul de Cusco é um perfeito exemplo disto, pois esta rota ainda pouco explorada pelos visitantes, guarda segredos de culturas milenares que antecedem aos incas. Este é um passeio histórico completo passando por diferentes eras: pré-incas, inca e colonial. 

Ao incluir o tour no Vale Sul de Cusco no seu roteiro de viagem, você vai conhecer sítios arqueológicos, igrejas, pequenos povoados andinos e paisagens naturais de tirar o fôlego. Sem dúvidas este é um passeio que não pode ficar de fora da sua viagem e abaixo nós vamos te mostrar os motivos que fazem esses lugares serem tão especiais e importantes. 

Atrações turísticas do Vale Sul de Cusco: 

Em resumo, vamos explorar sítios arqueológicos da cultura Wari, que antecedem os incas, passando por assentamentos incas de extrema importância para o império e observar construções da época colonial que contrastam com as estruturas ancestrais. Além de conhecer a pequena comunidade de Saylla e se impressionar com a beleza natural da Lagoa Huacarpay. Tudo isso em um único dia de passeio. 

Tipon:

Pouco se sabe sobre as incríveis ruínas de Tipon, mas é possível perceber que este foi um importante centro para a civilização inca, supostamente utilizado como um lugar dedicado ao culto da água e também como uma espécie de laboratório agrícola, como as plataformas de Moray. 

Isso porque, ao chegar no complexo arqueológico, se tem um perfeito exemplo da sabedoria ancestral dos incas, principalmente no que diz respeito a engenharia e arquitetura. Ali se encontram bebedouros e aquedutos que abasteciam todo o assentamento e funcionam perfeitamente até os dias de hoje. 

Para nossa sorte, Tipo foi um dos lugares que sobreviveram quase intactos mesmo depois da invasão espanhola, que destruiu a maioria das construções incaicas. Desta forma, mesmo depois de mais de 600 anos ainda é possível admirar seus canais, paredes de pedras, terraços e ver a água fluindo perfeitamente nos aquedutos. 

O sítio arqueológico de Tipon está localizado a aproximadamente 25 quilômetros de distância da cidade de Cusco. Para ver o guia completo sobre Tipon, basta acessar aqui. 

Andahuaylillas e a Igreja de San Pedro.

Esta, sem dúvidas, é uma daquelas atrações turísticas que surpreendem os visitantes. A Igreja de San Pedro ficou conhecida simplesmente como a “Capela Sistina da América”, devido a sua grande beleza e estilo arquitetônico. 

A suposição é que ela tenha sido erguida no final do século XVI sobre uma estrutura inca, no estilo barroco, depois da invasão espanhola. Em seu interior estão peças de grande valor da Escola de Arte Cusqueña, além de murais e outras belezas. 

A Igreja de San Pedro no Vale Sul de Cusco está localizada no distrito de Andahuaylillas, a pouco mais de 2 horas de distância de carro da Capital do Império Inca. Está a mais de 3.100 metros de altitude, por isso prepare seu fôlego. 

Sítio Arqueológico de Pikillacta.

O Complexo Arqueológico de Piquillacta é mais um daqueles lugares imperdíveis e  pouco comentados. Ele leva os visitantes a volta no tempo, para uma era ainda antes dos incas, quando a civilização chamada Wari prosperava nestas terras. 

Pikillacta foi um dos assentamentos mais importantes da cultura Wari, sendo erguido entre os séculos VI e IX, utilizando adobe e pedras não esculpidas. Ali servia como um centro administrativo, cerimonial e residencial que chegou a abrigar cerca de 10 mil pessoas. Impressionante, não é?! 

Além disso, sua excelente localização dava ao lugar características de centro de militar, de onde se podia fazer o controle do Vale de Vilcanota e do Vale de Quispicanchis. 

Estudiosos acreditam que a civilização Wari foi uma das inspirações do império inca, que de certa forma absorveu algumas técnicas de engenharia e arquitetura. Em Pikillacta, por exemplo, dá para observar a perfeição da construção Wari, com muros de pedras que chegavam a 10 metros de altura e urbanização que incluia ruas retas e estruturas retangulares e quadradas; 

Preparamos um guia completo sobre as ruínas de Pikillacta, e você pode acessá-lo gratuitamente no site, sabendo de todas as informações sobre este complexo e sobre sua visitação. 

Itinerário do Tour no Vale Sul de Cusco: 

Deixamos aqui um resumo do passeio no Vale Sul, assim você consegue se programar com mais facilidade e entender mais detalhes sobre o tour. Olha só:

7:50h - 8h | Saída do hotel. 
Nossa equipe irá te buscar no hotel, com transporte privado, para dar início ao passeio. 

8h - 9h | Cusco até Tipon. 
Este sítio arqueológico está localizado a aproximadamente 1h de Cusco e será a nossa primeira parada. 

9h - 10:30h | Sítio Arqueológico de Tipon.
Um sítio arqueológico dedicado à produção agrícola, utilizado também como um centro cerimonial na era inca. 

10:30h - 11:10h | Tipon até Andahuaylillas.
Esta é uma pequena cidade conhecida por suas belas construções coloniais. 

11:10 - 11:40 | Igreja de San Pedro.
Igreja de arquitetura barroca que impressiona pela beleza estética e por suas pinturas e murais religiosos. 

11:40h - 12h10 | Andahuaylillas até Lagoa Huacarpay.
Agora é hora de explorar uma bela paisagem natural composta pela Lagoa Huacarpay. Ótimo lugar para observar pássaros típicos. 

12:30h - 13:30h | Sítio Arqueológico Pikillacta.
Este assentamento foi construído pela civilização Wari, pré-inca. 

13:30h - 14:15h | Volta para Cusco. 
Assim que o passeio pelo Sítio Arqueológico de Pikillacta terminar, faremos o traslado até Cusco, te levando até sua acomodação.

Tour Opcional: 
Aproveite a passagem em Andahuaylillas e visite também a Capela Canincunca (entrada não incluída no tour). 
Para uma experiência gastronômica, solicite para seu guia uma parada em Saylla para experimentar o famoso Chicharron Andino (não incluso no tour).
Você também pode pedir que seu agente de viagens inclua um box lunch para que o passeio fique ainda mais completo. 

Este passeio privado é feito exclusivamente para você. Por isso, não hesite em solicitar algum destes serviços listados acima. 

Informações gerais do tour: 

Duração: 6 horas ou conforme solicitação do passageiro.
Entrada: Inclusa no Boleto Turístico de Cusco, que está incluso no pacote de viagem.
Inclui: Transporte, passagem turística, guia profissional, água, pick up no hotel.

Para reservar o tour pelo Vale Sul de Cusco é muito simples: basta entrar em contato com nosso time de especialistas e solicitar um roteiro de viagem para o Peru completo e que inclua todos este passeio ou reservá-lo separadamente como um tour opcional. 

Sugestões de Pacotes