Viagens Machu Picchu

City Tour Arqueológico

City Tour Arqueológico

City Tour em Cusco: as melhores atrações da cidade imperial!

A cidade de Cusco no Peru é o principal centro turístico do país, pois reúne atrações que agradam todos os gostos. É um destino completo com inúmeras belezas naturais, excelente gastronomia, cultura única e história em todos os cantos da cidade. 

Falando em atrações históricas, aqui ficam localizados os mais importantes sítios arqueológicos da era inca que se misturam com construções coloniais características da era colonial, depois que os espanhóis invadiram o país. É um verdadeiro museu a céu aberto e passear pelas ruas é voltar no tempo, tendo uma pequena ideia de como era a vida em tempos remotos. 

Cusco é considerada a Capital Arqueológica das Américas com alguns dos monumentos pré-incas e incas mais importantes do país, como Machu Picchu, por exemplo. Mas, não precisamos ir longe da cidade para ver a história com nossos próprios olhos. O Centro Histórico de Cusco reserva construções que são um verdadeiro tesouro, além de ruínas, templos, igrejas e construções coloniais. Uma bonita mistura entre os dois períodos mais importantes do país: a era inca e a colonial. 

Apesar de muitos lugares terem sido destruídos durante o processo de colonização ou reconstruído devido a abalos sísmicos, muita coisa ainda pode ser vista por aqui. O City Tour Arqueológico leva o visitante de volta para os séculos XV e XVII, e apresenta atrações impressionantes, como os sítios arqueológicos Sacsayhuaman, Tambomachay, Chinchero e outros. 

Fazer este tour é a melhor forma de conhecer a cidade de Cusco, que foi a Capital do Império Inca, e todos os mistérios desta civilização ancestral, observando todos os legados deixados por ela neste território. Acompanhado de um guia local especializado, o passeio se torna ainda mais especial e completo. Não deixe de conferir abaixo as principais atrações do City Tour Arqueológico em Cusco. 

Principais atrações do City Tour em Cusco: 

Templo Qoricancha: 

Este complexo arqueológico era um dos mais importantes para a civilização inca, por ser dedicado a Inti, o Deus Sol, principal divindade deste povo. Seu nome, em quéchua, quer dizer “recinto de ouro” ou “templo de ouro” e por isso ficou conhecido como Templo do Sol. 

Sua construção foi ordenada pelo governante Manko Qhapak, sendo reconstruído posteriormente pelo líder Pachakuteq. Sua arquitetura impressiona por ter imensos blocos de pedras encaixados perfeitamente sem nenhum tipo de argamassa. 

Quando espanhóis chegaram no recinto encontraram abundância em ouro e prata, deixados ali como oferenda aos deuses. O lugar então foi saqueado e parcialmente destruído. As terras foram doadas aos dominicanos que construíram o Convento de Santo Domingo sobre as ruínas. 
Saiba mais sobre o Templo Koricancha neste guia de viagem completo que preparamos para você. 

Catedral de Cusco:

A Catedral de Cusco é um dos principais cartões postais da cidade, está localizada na Plaza de Armas e é um dos atrativos mais impressionantes do Centro Histórico de Cusco. Hoje em dia é considerada uma das mais bonitas catedrais da América do Sul.

A estrutura foi erguida sobre o Palácio do Inca Suntur Wasi e sua cosntrução demorou mais de 100 anos para ser finalizada utilizando mão de obra de milhares de trabalhadores indígenas. Foi declarada Patrimônio Mundial da UNESCO em 1983.

Seu estilo arquitetônico é híbrido, misturando características gótico-renascentista e barroco. Suas portas enormes, belíssimos altares e sua rica coleção de objetos e obras de arte, que conta com pinturas, murais, esculturas e outros, fascinam qualquer turista. A Catedral de Cusco é grandiosa em todos os detalhes e é um dos passeios imperdíveis em Cusco. 

Fortaleza de Sacsayhuaman:

O nome, de origem do dialeto quéchua, quer dizer “lugar onde o falcão é saciado”, bem provavelmente pela presença deste animal no local. Foi construído pela civilização inca no século XV e demorou mais de cinco décadas para ser finalizado, dependendo do trabalho de mais de 20 mil homens.

Este lugar é um perfeito exemplo da impressionante arquitetura inca, com pedras que chegam a medir 9 metros de altura, pesando mais de 125 toneladas. Infelizmente, apesar de resistente, grande parte da sua estrutura foi destruída pelos espanhóis durante o processo de colonização. 

Mesmo assim, este é um dos lugares que você não pode deixar de visitar durante a sua viagem no Peru. Para conhecer a fundo todos os mistérios da Fortaleza de Sacsayhuaman, acesse este guia completo que preparamos para você.

Sítio Arqueológico Q’enqo:

Esta é uma das ruínas incas mais próximas das cidades de Cusco e um dos assentamentos mais importantes do império, pois, segundo historiadores, era utilizado para adorar aos deuses, como Deus Inti e Pachamama, ou seja, era um centro espiritual.

Ali é possível observar mesas cerimoniais, anfiteatro, altares e até galerias subterrâneas e canais que foram projetados em zigue-zague, característica essa que deu nome ao lugar, pois Q’enqo, em quéchua, quer dizer algo como “labirinto”.

Veja como visitar esta atração e todas as informações sobre ela neste guia completo. 

Tambomachay:

Este é mais um exemplo perfeito da sabedoria inca e mais um dos sítios arqueológicos de Cusco que não pode ficar de fora do seu roteiro. Tambomachay era basicamente um assentamento inca dedicado ao culto ao elemento água.

Seu nome tem origem quéchua e se divide em duas palavras: “Tampu”, que é lugar, e “Machay”, que é descanso. Ou seja, era utilizado como um lugar onde a nobreza inca de fato descansava. 

O lugar é constituído por canais e aquedutos, construídos em perfeita harmonia com a natureza ao redor. Estas características tornam o ambiente propício para o relaxamento, o que fez Tambomachay ficar conhecido como “o chuveiro inca” ou ainda “spa inca”.  Saiba tudo sobre Tambomachay clicando aqui. 

Puca Pucara:

Muito provavelmente estas ruínas foram construídas durante o reinado do inca Pachacuti, entre os anos 1438 e 1471. Uma das teorias sobre o lugar, diz que suas características arquitetônicas se diferem dos demais assentamentos incas pela “falta de cuidado estético”, sugerindo que o centro tenha sido construído as presas para servir como uma fortaleza militar. 

Puka Pukara abrigava alguns tambos, que eram lugares utilizados para armazenar alimento, lã, lenha e outros materiais, utilizados por mensageiros e viajantes que por ali passavam. 

Itinerário do City Tour Arqueológico em Cusco:

Vamos juntos visitar as atrações mais incríveis do Centro Histórico de Cusco. Nosso itinerário é autêntico e completamente preparado para ser confortável e seguro para você em todos os momentos. Nossa equipe estará à sua disposição do começo ao fim, apresentando cada atração com calma e riqueza de detalhes. 

12:30h - 13h | Saída do hotel.
Nossa equipe vai buscá-lo no hotel para darmos início as atividades do dia. 

13:00h - 13:45h | Templo Qoricancha.
Localizado no coração do Centro Histórico está este lugar, também chamado de Templo do Sol. Um espaço dedicado a adoração do Deus Sol, principal divindade inca. 

13:50h - 14:30h | Catedral de Cusco.
O cartão postal da cidade impressiona por seu estilo arquitetônico barroco colonial. Em sua fundação estão estruturas de origem inca. 

14:45h - 15:45h | Sítio Arqueológico Sacsayhuaman.
A próxima parada é este impressionante assentamento inca, a Fortaleza de Sacsayhuaman. Infelizmente grande parte de sua estrutura gigantesca foi destruída durante o processo de colonização. 

15:50h - 16:20h | Sítio Arqueológico Qenqo.
Este importante centro cerimonial inca era onde rituais e sacrifícios aconteciam. 

16:30h - 17h | Sítio Arqueológico Puca Pucara.
Acredita-se que na era incaica, o complexo arqueológico de Puca Pucara era utilizado como um centro militar e administrativo. 

17h - 17:30h | Sítio Arqueológico Tambomachay. 
Lugar conhecido como o “chuveiro inca”, por ser um perfeito exemplo da engenharia hidráulica desta antiga civilização. 

17:30h - 18h | Retorno para Cusco. 
Encerramos nossas atividades e voltamos para Cusco. Você pode escolher desembarcar no seu hotel ou então na Plaza de Armas.

Como contratar o City Tour Arqueológico em Cusco? 

A melhor opção, sem dúvidas, é fazer o City Tour pela cidade imperial contratando os serviços de uma agência local especializada, como a Viagens Machu Picchu. Nós incluímos este tour em todos os nossos roteiros de viagem, pois entendemos que esta atividade é de extrema importância para você entender melhor a história e cultura local. 

O City Tour Arqueológico em Cusco inclui os melhores atrativos da cidade e fica ainda mais completo guiado por uma pessoa com extremo conhecimento do país e de todas as suas características. Assim são nossos guias: locais, experientes e fluentes em português, para que você volte para casa se sentindo um expert no Peru. 

Para contratar este e outros passeios em Cusco, entre em contato com nossos agentes de viagem e solicite um orçamento personalizado. 

Sugestões de Pacotes