Viagens Machu Picchu

Maras Moray e Salineiras

Maras Moray e Salineiras

Tour Maras Moray e Salineiras: Cultura e História Inca!

Cusco é considerado um dos melhores destinos do Peru para quem deseja conhecer de perto a autêntica expressão inca. Foi nestas terras, nos arredores da cidade, que esta civilização milenar prosperou. 

Existem em Cusco muitas formas de conhecer e aprender sobre a cultura inca. Basta passear pelas ruas e apreciar as construções e técnicas arquitetônicas, observar os costumes e tradições que ainda hoje sobrevivem no dia a dia da população local, experimentar a culinária típica e ter certeza de que os incas deixaram aqui a sua marca e o seu legado. 

A cultura ancestral se expressa na arte, na linguagem, nas vestimentas, nos sabores… Cusco, a Capital do Império Inca, é um destino especial para quem ama história e por isso se tornou o principal centro turístico do país. 

Nos seus arredores estão as mais lindas paisagens naturais do país, que se combinam com atrações históricas de imenso valor para o Peru e encantam qualquer turista. A atração mais procurada, sem dúvida, é a cidade perdida dos incas, Machu Picchu, mas é importante saber que, espalhados pelo famoso Vale Sagrado dos Incas estão outros pontos turísticos de Cusco que fizeram parte do império e são igualmente importantes.

São inúmeros sítios arqueológicos que guardam ruínas incas e pequenos povoados andinos que mantêm vivas as tradições milenares herdadas dos antepassados. Neste sentido, aqui destacamos dois passeios que não podem ficar de fora do seu roteiro de viagem para o Peru: o Sítio Arqueológico Moray e as incríveis Salineiras de Maras. 

Os dois lugares estão localizados no Vale Sagrado dos Incas e costumam ser visitados em um único dia. São exemplos perfeitos da sabedoria e da engenharia inca, além de harmonizarem com a natureza exuberante da região, sendo um tour completo e interessante para qualquer tipo de turista. 

Abaixo vamos te contar mais sobre o passeio Maras Moray e Salineras, com informações que vão te convencer a incluir estes lugares em seu roteiro de viagem em Cusco. Preparamos aqui um pequeno guia para que você entenda como é o passeio e planeje a sua viagem como um verdadeiro especialista. 

O que você vai conhecer neste tour:

Antes de te apresentar todos os detalhes do passeio e como funciona o itinerário, queremos te mostrar também mais sobre estes dois destinos que são atrações imperdíveis em Cusco. Olha só:

Complexo Arqueológico Moray.

Este fascinante lugar está localizado no município de Maras, a aproximadamente 50 quilômetros de distância da cidade de Cusco e a 3.800 metros acima do nível do mar. 

Moray é composto por enormes plataformas circulares, construídas com perfeita assimetria. Ao todo são três conjuntos de terraços, sendo que o maior deles chega a ter 100 metros de profundidade. 

Os terraços são constituídos de “degraus”, como se fosse um terraço sobre o outro. Estudiosos afirmam que cada um destes degraus possui um microclima diferente, possibilitando a produção de diversos tipos de produtos em um mesmo lugar. Por este motivo, Moray ficou conhecido como o “laboratório agrícola dos incas”.  

Este engenhoso projeto inca possui outras características impressionantes, por exemplo: as plataformas foram construídas sobre muros de pedras, com terra fértil e irrigadas por um complexo sistema de irrigação utilizando água captada da chuva.

Além disso, está localizado em uma área de montanhas e o caminho até lá também é uma atração à parte. É beleza e história para onde quer que você olhe. 

- Horário de funcionamento: o Complexo Arqueológico Moray está aberto todos os dias da semana recebendo visitantes das 7h às 17h. 
Valor do ingresso: a entrada está inclusa no Boleto Turístico de Cusco, que faz parte de todos os pacotes oferecidos pela Viagens Machu Picchu.

Salineras de Maras.

Estas poças de sal estão localizadas a aproximadamente 40 quilômetros de distância de Cusco e a mais de 3.300 metros acima do nível do mar e sem dúvidas constituem uma das paisagens mais interessantes e diferentes da região. 

Imagina só: são mais de 3 mil piscinas utilizadas na extração do sal rosa, que deixam a paisagem com tons diferentes entre branco, rosa, marrom e bege, dispostas sobre uma montanha. 

Estes bancos de sal foram projetados seguindo os princípios incaicos de construção de terraços. Cada uma das mais de três mil poças tem cerca de cinco metros quadrados e pertencem a uma família local, que tira dali parte da sua renda. São aproximadamente 200 famílias que ganham a vida extraindo sal rosa da região.

O engenhoso sistema desenvolvido pelos incas capta água salgada de um córrego e a transporta subterraneamente até as piscinas, onde se acumulam nos tanques, passam por alguns processos até evaporarem, possibilitando a extração do sal rosa. 

A produção que sai das Salineiras de Maras abastece toda a província de Cusco além de ser exportada para outros países. Aliás, existem apenas quatro lugares no mundo que realizam a extração do sal rosa, e as salineiras do Peru são um deles. 

Este sal é utilizado tanto para o consumo humano, quanto para animais e também para a produção de cosméticos e é parte importante da economia local. 

- Horário de funcionamento: as Salineras de Maras estão abertas todos os dias da semana recebendo visitantes das 8h às 17h. 
Valor do ingresso: a entrada está inclusa no Boleto Turístico de Cusco, que faz parte de todos os pacotes oferecidos pela Viagens Machu Picchu.

Como funciona o passeio em Maras e Moray?

Vamos juntos passear pelas atrações mais incríveis do Vale Sagrado dos Incas? Veja o itinerário imperdível do Tour em Maras e Moray:

7:30h - 8h | Saída do hotel.
Vamos buscá-lo em sua acomodação, onde nosso guia dará uma breve explicação sobre o passeio e entregará um box lunch para cada passageiro. 

8h - 9: 15h | Cusco para Moray.
Viajaremos pelo Vale Sagrado dos Incas, observando as paisagens naturais deslumbrantes da região.

9:30h - 10:30h | Sítio Arqueológico Moray.
Nossa primeira parada será no Sítio Arqueológico de Moray, um antigo laboratório agrícola inca.

10:30h - 11h | Cidade de Maras.
O passeio continua em direção a cidade de Maras, que encanta com características que misturam a época inca e a colonial. 

11h - 12h | Salineras de Maras.
Nossa equipe te levará, então, até as Salineras de Maras, onde encontram-se mais de 3.000 minas de sal.

12h - 13h | Pausa para o almoço.
Depois de um dia inteiro de história e aventuras, faremos uma pequena pausa para o almoço, para descansar e provar as delícias da culinária típica peruana.

13h - 13:30h | Maras para Chinchero.
No caminho de volta a Cusco, faremos uma parada em um Centro Têxtil em Chinchero, para aprenderemos sobre o processo tradicional de tecelagem, bem como a extração da lã de alpaca, e muito mais. Então, teremos o privilégio de ter uma vista do antigo Sítio Arqueológico Chinchero.

13:45h - 14:15h | Volta para Cusco.
O dia de passeio se encerra com o traslado de retorno a Cusco. O desembarque será em sua acomodação ou na Plaza de Armas, se solicitado.

Nota importante:
Este é um serviço coletivo oferecido pela Viagens Machu Picchu para cerca de 15 passageiros. Também existe a opção de incluir outros sítios arqueológicos da região em seu itinerário, optando por fazer o tour em privado.
Para quem quer uma aventura a mais, explorando o Vale Sagrado dos Incas de uma forma única e diferente, existe a possibilidade de fazer o passeio em Maras e Moray de quadriciclo, acompanhado de um guia que durante todo o trajeto irá passar informações e dar suporte em todos os momentos necessários. Serão cerca de 60 quilômetros percorridos em quadriciclo em meios as paisagens mais deslumbrantes do vale. 

Como contratar o tour? 

A melhor forma de conhecer estes destinos é contratando uma agência local especializada, assim você viaja com conforto, comodidade e segurança. Normalmente estes passeios incluem traslado ida e volta, guiado e entrada em todos os complexos a serem visitados. 

Desta forma, entre em contato com os agentes da Viagens Machu Picchu e garanta uma experiência inesquecível neste e em outros destinos imperdíveis do Peru. Nossos pacotes são personalizados, feitos especialmente para você. 
Informações gerais:

Duração: 6 horas.
Entrada: todas as entradas estão inclusas no Boleto Turístico de Cusco, que faz parte de todos os nossos pacotes de viagem para o Peru.
O que inclui: Traslados de ida e volta, entradas nos complexos arqueológicos, guia profissional, box lunch.

Viaje com quem é especialista no assunto! Entre no nosso site e veja todas as opções de pacotes de viagem para o Peru, incluindo este e outros passeios imperdíveis no país milenar dos incas. 
 

Sugestões de Pacotes