Viagens Machu Picchu

Bairro San Blas

Bairro San Blas

Bairro de San Blas em Cusco: arte e boemia!

Se você pretende viajar para Cusco, certamente deve se perguntar quais atrações incluir no seu roteiro. Entre tantos sítios arqueológicos e belezas naturais, é difícil decidir o que fazer na cidade considerada Capital do Império Inca.  

Andar pelas ruas de Cusco é voltar no tempo. Através de sua arquitetura híbrida, revivemos duas eras distintas e importantes, a inca e a colonial, que ainda se fazem presente no centro histórico da cidade.

Desta forma, existem praças, igrejas, monumentos, templos e até bairros inteiros, onde se pode passear e viver uma verdadeira imersão na cultura e história local. Um destes lugares, que não pode ficar de fora do seu roteiro pela cidade, é o turístico bairro de San Blas, um perfeito exemplo do legado destas épocas. 

San Blas em Cusco é um passeio completo: possui arquitetura colonial impressionante com elementos que remontam à civilização inca, famosas lojas de artesanato típicos peruanos, mercados locais e uma vista privilegiada do Centro Histórico de Cusco. 

Agora, vamos te apresentar as melhores atrações deste importante bairro da cidade e mostrar porque você precisa conhecer a região de San Blas. 

História do bairro San Blas:

Durante a era inca, San Blas era um importante bairro residencial, abrigando casas de artesãos e arquitetos incas. Aqui ficava o Palácio do Inca Roca, onde se encontra a famosa “Pedra dos 12  ngulos”. O lugar costumava ser chamado de T’oqokachi, que traduzido do dialeto quíchua significa algo como “Caverna de Sal”.

Aqui também foi construído o túmulo do Inca Pachacutec, um dos governantes mais importantes do império. O bairro tinha grande relevância para a antiga civilização, pois sua excelente localização estratégica possibilita uma ampla visão de todo o Vale de Cusco.

Depois da colonização espanhola, o local foi renomeado para San Blas, em homenagem a Blas de Sabaste, uma figura católica. Infelizmente, os espanhóis destruíram quase todos os edifícios incas da região. O Templo de San Blas foi um dos únicos que preservou a base da arquitetura inca e montou uma construção colonial em cima, formando uma bonita mistura entre os estilos.

Atualmente, o bairro de San Blas é composto por ladeiras e ruas estreitas, e abriga casas, lojas de tecidos, agências de viagens e comércio no geral, além de inúmeras lojas de artesanato peruano e por isso ainda hoje é reconhecido como o Bairro dos Artesãos. Muitos artistas da cidade estabeleceram ali suas oficinas e galerias. Ele é considerado um dos melhores lugares para comprar artesanato em Cusco, com excelentes preços e muita variedade de produtos. 

O bairro está localizado no coração da cidade de Cusco e compreende ruas bem próximas à Plaza de Armas e a Catedral principal da cidade.

O que fazer em San Blas: 

Há muito o que fazer em San Blas, e por isso ele se tornou um dos locais mais procurados entre os viajantes, que encontram ali excelentes opções de hotéis em Cusco, ótimos restaurantes e bares (o que o torna conhecido como um bairro boêmio), charmosos cafés, além de lojas, artesanato, arte, história, cultura e muito mais. 

Separamos as atrações imperdíveis em San Blas e todas as informações de visitação. Olha só:

Templo de San Blas: construído em 1563, aqui, segundo historiadores, ficava localizado um centro de adoração ao Deus Illpa, do relâmpago. Depois da colonização, o edifício ganhou características arquitetônicas inca-coloniais, pois um edifício colonial foi erguido sob uma base inca. 

Endereço: San Blas, Cusco. 

Museo Hilario Mendívil y Familia: Hilario Mendivil e sua esposa Georgina Duenãs foram importantes artesãos, que retratavam em suas cerâmicas figuras religiosas de uma forma única, com pescoços alongados e rostos serenos. Aqui no museu você encontrará um acervo impressionante. 

Endereço: Plazoleta de San Blas 634, Cusco. 

Casa de Mérida: este lugar foi residência de um importante artesão do século XX, chamado Edilberto Mérida. Sua obra se caracteriza por figuras com pés e mãos enormes. Uma de suas obras mais famosas é “Jesus Cristo Indígena”. 

Pedra dos 12  ngulos: localizado na região de San Blas, encontra-se a famosa pedra dos 12 ângulos, que retrata perfeitamente a sabedoria arquitetônica inca. É um muro de pedra gigantes, que se encaixam perfeitamente sem precisar de argamassa. Tais técnicas fizeram com que a parede se sustentasse por mais de 700 anos. 

Igreja de San Blas: construída em 1563, é uma das igrejas mais antigas da cidade de Cusco. Em seu interior o visitante tem a oportunidade de visualizar o famoso púlpito e obras da Escola de Cusco. Está aberta todos os dias das 8h às 18h. 

Como chegar em San Blas:

O bairro dos artesãos está a apenas 20 minutos da Plaza de Armas de Cusco. É possível fazer o passeio caminhando e desbravando as ruazinhas da cidade. Porém, o mais recomendado é ir acompanhado de um guia local especializado, que vai garantir que você conheça todos os detalhes históricos e culturais das atrações. 

Para isso, contrate um City Tour em Cusco e aproveite ao máximo esta experiência. Para a sua sorte, a Viagens Machu Picchu inclui este tour em todos os pacotes de viagem para o Peru, com guia fluente em português e com extremo conhecimento. Além disso, você pode montar uma experiência personalizada no país milenar dos incas, basta entrar em contato com a nossa equipe e solicitar um orçamento. 

 

Sugestões de Pacotes