Viagens Machu Picchu

Sacsayhuaman

Sacsayhuaman

Fortaleza de Sacsayhuaman.

A região dos andes é bastante marcada pela civilização inca, que ali se estabeleceu, construiu seu império e reinou por muitos anos. No Peru, até os dias de hoje, é possível ver e sentir a influência incaica na cultura e nos costumes. Muitas das tradições e conhecimentos milenares foram sendo passados de geração em geração e se preservam, seja nas vestimentas, na fala,na culinária, nas festas e rituais.

Cusco é um dos lugares mais importantes do Peru, sendo conhecida como a Capital do Império Inca, pois foi ali nessa região, que os governantes incas construíram grande parte do seu império. Por isso, hoje, a cidade é praticamente um museu a céu aberto, com inúmeros sítios arqueológicos que preservam parte da história do país. 

O Templo do Sol, Qoricancha, Puca Pucara, Sacsayhuaman, Moray e Machu Picchu são apenas alguns dos lugares que você precisa incluir no seu roteiro de viagem para o Peru, todos localizados próximos de Cusco. 

Bem, a Fortaleza de Sacsayhuaman ganha destaque por ser um perfeito exemplo da impressionante arquitetura incaica, que utilizava técnicas muito avançadas para a época. Dizem que a construção levou mais de 50 anos para ser finalizada, utilizando mão de obra de mais de 20 mil trabalhadores. 

O seu nome tem origem do dialeto andino quéchua, podendo ser escrito também como Saksaywaman ou Saqsawaman. Para traduzi-lo é preciso dividi-lo em duas partes: “Saqsay”, que significa satisfazer e “Huaman”, que quer dizer falcão, ou seja, “lugar onde o falcão está satisfeito” ou ainda “lugar onde o falcão é saciado”. Bem provavelmente, se originou devido a presença destas aves na região. 

Continue lendo para se surpreender com a história e com a beleza da Fortaleza de Sacsayhuaman!

História de Sacsayhuaman:

A história nos conta que este importante lugar foi construído no século XV, levando mais de cinco décadas para ser finalizado. A construção se iniciou com a ordem do governante inca Pachacuteq, sendo finalizada na época do governante Huayna Capaq.

Segundo historiadores, a Fortaleza de Sacsayhuaman foi feita com o intuito de servir como um centro cerimonial, possuindo vários templos utilizados para adorar os deuses incas, como o sol, a lua, a água e outros elementos importantes para o império inca.

Infelizmente, a invasão espanhola junto com um terremoto que ocorreu em Cusco, ocasionaram a devastação do lugar, restando apenas 40% de seu território atualmente. 

Por estes motivos, não é possível saber ao certo sobre os detalhes desta fortaleza inca, mas estudiosos fizeram algumas suposições, por exemplo: muitos acreditam que Sacsayhuaman era utilizada também como um depósito de armas e alimento, o que garante que o fortaleza tinha fins militares.

Outros arqueólogos supõem que as instalações de Sacsayhuaman eram utilizadas para treinar guerreiros e outros ainda dizem que ali serviu como um grande centro de controle, por sua localização privilegiada, inclusive protegendo a cidade de Cusco contra a invasão espanhola. 

Atualmente, este importante complexo arqueológico é o grande palco da festa mais tradicional de Cusco, a forma Festa Inti Raymi, celebrada em adoração ao Deus Sol, principal divindade inca. A celebração acontece todos os anos, no dia 24 de junho, no inverno andino, enchendo as ruas da cidade de cores e música. Neste dia, turistas nacionais e estrangeiros se reúnem para vivenciar a cultura milenar dos incas e fazer parte desta importante tradição que se mantém até os dias de hoje.

Onde fica Sacsayhuaman?

O Sítio Arqueológico de Sacsayhuaman Peru, fica localizado em Cusco, a Capital do Império Inca, mais precisamente a 2 quilômetros de distância da Plaza de Armas de Cusco, que fica bem no centro da cidade. 

Sacsayhuaman é uma fortaleza que está a aproximadamente 3.700 metros de altura, ou seja, prepare o fôlego para visitá-la.Se estende por uma área de mais de três mil hectares e é cercada por montanhas e flora e fauna abundantes típicas da região, como as lhamas e falcões.  

Como chegar em Sacsayhuaman?

Se você está pensando como ir a Fortaleza de Sacsayhuaman, a resposta é bem simples: você pode chegar no local de carro, em uma viagem que dura apenas 10 minutos saindo de la Plaza de Armas ou então fazer uma caminha de 45 minutos até as ruínas, partindo do mesmo lugar. 
Agora que você já sabe como chegar, deixamos aqui uma dica valiosa que vai poupar seu tempo e seu bolso. Para visitar a Fortaleza de Sacsayhuaman o ideal é contratar uma agência de viagem local especializada, que vai te levar não só para este sítio arqueológico mas para as principais atrações de Cusco através do City Tour Arqueológico

Uma das principais vantagens de fazer tour em Sacsayhuaman guiado é que você aprende sobre todos os detalhes históricos do lugar, além de não se preocupar com traslados e com os bilhetes turísticos, pois estes já estão inclusos no pacote. 

O que você vai conhecer em Sacsayhuaman? 

Como falado acima, esta impressionante fortaleza inca é um grande complexo que reúne diversos templos e outras construções. Você vai ficar admirado com as técnicas arquitetônicas e com a sabedoria inca, que utilizaram pedras que pesam mais de 120 toneladas cada uma e que se encaixam perfeitamente. 

Nenhum tipo de argamassa foi utilizada e a maior pedra do complexo tem cerca de 5 metros de altura e 2,5 metros de comprimento. Toda a estrutura se funde com a natureza ao redor e foi projetado para se parecer com a cabeça de um Puma, animal sagrado para os Incas. 

Veja as principais construções do lugar:

  • As Torres: construção composta de 3 torres principais, onde tinha água em abundância. Atualmente se vê parte de aquedutos.
  • Grupos de Gabinetes: são considerados quartos com vista para a praça da cidade inca, são longos e estreitos ligados por portas trapezionais.
  • O Trono do Inca ou K'usilluc Jink'ian: uma estrutura de pedra em forma de assento, perfeitamente esculpido e polido simetricamente. 

Como funciona o tour:

A melhor forma de conhecer Sacsayhuaman é fazendo um tour guiado pelo local. Contratando uma agência local, o boleto turístico para este e outros sítios arqueológicos, bem como traslado e o guiado em português já estarão inclusos. 

O guia irá te explicar todos os detalhes das construções, os mistérios que rondam o lugar e todas as informações culturais e históricas das ruínas. No City Tour Arqueológico você vivencia uma experiência única e de completa imersão na cultura local. Você vai conhecer Cusco e seus sítios arqueológicos a fundo. 

Todos os pacotes de viagem para o Peru incluem o passeio em Sacsayhuaman. Entre e escolha o seu preferido! 

Informações gerais:

- Endereço: Cusco 08002, Peru.
- Valor do ingresso: o ingresso de entrada já está incluso no Bilhete Turístico, que engloba todas as principais atrações de Cusco. 
Horário de visitação: o Sítio Arqueológico Sacsayhuaman está aberto de segunda a domingo, das 7h às 18h. 

Sugestões de Pacotes