Viagens Machu Picchu

Huchuy Qosqo

Huchuy Qosqo

Huchuy Qosqo

Falar de viagem para o Peru sem falar na civilização inca é uma tarefa quase impossível, afinal, a história e a cultura do país se misturam com a deste povo, que aqui viveu e se converteu em uma importante parte do Peru. Sua presença foi tão forte que deixou legados até os dias de hoje.

A região dos andes peruanos, mais precisamente a cidade de Cusco, que era o centro deste grande império, ficou marcada pelos inúmeros templos, cidadelas, fortalezas e outras estruturas realizadas na era incaica. Todos eles agregam imensurável valor histórico ao Peru.

Entre as ruínas mais conhecidas atualmente estão a cidade perdida dos incas, Machu Picchu, que é a principal atração turística do Peru, e vários outros complexos arqueológicos importantes como Sacsayhuaman, Coricancha, Tambomachay, Puca Pucara e outros.

Muito provavelmente você já ouviu falar sobre algum desses lugares, certo? Pois estes são os mais conhecidos e visitados pelos turistas do mundo todo. O que poucos sabem é que existem outros complexos e ruínas igualmente importantes, mas ainda pouco procurados. São jóias escondidas por terras cusquenhas, como por exemplo, as ruínas de Huchuy Qosqo. Já ouviu falar delas?

Este era um importante centro localizado em uma região não tão remota, mas cheia de mistérios e paisagens incríveis. Ao contrário de muitos outros lugares que foram invadidos pelos espanhóis e quase inteiramente destruídos, nos deixando sem respostas, para nossa sorte, o que restou de Huchuy Qosqo permitiu que vários estudiosos chegassem a algumas conclusões interessantes a respeito deste centro.

Sabe-se, por exemplo, que foi construído sob ordem do imperador Viracocha ou Wiracocha, para que fosse um recinto real de descanso e paz de espírito. Além disso, queremos te apresentar agora as principais características deste lugar tão fascinante, que merece estar no seu roteiro de viagem em Cusco, conhecida como a Capital do Império Inca.

Para desbravar todos os mistérios de Huchuy Qosqo e se encantar com a beleza e história destas ruínas continue lendo até o final. Também preparamos para você um guia completo com informações e dicas sobre o tour em Huchuy Qosqo.

História de Huchuy Qosqo:

Seu nome, que tem origem do antigo dialeto quéchua, em tradução para o português significa “Pequeno Cusco”, e Cusco, por sua vez quer dizer “Umbigo do Mundo”. Existem suposições que dizem que este não era o nome original do local e alguns afirmam que na era incaica Huchuy Qosqo chama-se, na verdade, Qaqyaxaqixawanq ou Haquiqhawana, que traduzido seria algo como “de onde o raio é observado”.

O lugar realmente está a uma altitude mais elevada no Vale Sagrado dos Incas, o que oferece uma linda vista da região e de onde poderia se observar as tempestades elétricas que atingiam o vale. Fato que teria dado nome ao assentamento.

Estudiosos acreditam que o centro foi construído entre os anos de 1000 a 1400 d.C, e quem ordenou a construção foi o então imperador Viracocha para servir como sua moradia, com o intuito de deixar o governo e ter um lugar para descansar e fugir da agitação.

O curioso é que algumas escavações teriam revelado que este local pertenceu a outras civilizações nativas pré-incas e, posteriormente, teria sido tomada pelos incas e adaptada dentro do estilo arquitetônico e das necessidades desta civilização milenar. De qualquer forma, todas as estruturas que podem ser avistadas hoje e dia foram feitas inteiramente pelos incas.

Uma das principais características do lugar, assim como vários outros sítios arqueológicos de origem inca, é que ali as construções se integram com a natureza ao redor, formando um ambiente harmonioso. O terreno foi modificado com terraços que eram utilizados para a produção agrícola.

Ali foram utilizados materiais como adobe e lama para tornar as estruturas mais resistentes às condições climáticas da região que incluem atividade sísmica. Os colcas também estão presentes, que nada mais são que recintos utilizados para armazenar alimentos.

Além de ter sido um lugar de descanso e tranquilidade para o imperador inca Wiracocha, muitos arqueólogos dizem que Huchuy Qosqo também servia como uma base militar e administrativa, já que estava posicionado estrategicamente perto do Sítio Arqueológico de Pisac.

Principais Atrações:

Aqui você encontrará um exemplo perfeito da arquitetura inca e da incrível sabedoria em engenharia deste povo milenar. Entre as atrações estão alguns gabinetes espalhados, alguns em más condições, além de pequenos recintos, posto de vigilância na beira do precipício para visualizar todo o vale e outros. Perto daqui é possível encontrar uma trilha inca orientada para Cusco.

Veja abaixo as duas estruturas que mais se destacam dentro do complexo Huchuy Qosqo:

  • Estrutura com três níveis: este recinto tem forma retangular e um grande requinte arquitetônico. Os dois primeiros pisos são em poliedros retangulares e o último é feito em adobe.
  • Edifício retangular: uma estrutura com muitas portas, construídas de forma a ficarem voltadas para o Vale Sagrado dos Incas. O edifício foi feito em adobe sobre uma plataforma.

 

Onde fica Huchuy Cusco:

O Complexo Arqueológico Huchuy Qosqo fica localizado em uma pequena comu  nidade andina de mesmo nome, a mais de 3.550 metros acima do nível do mar, em um planalto no topo de uma montanha. Ou seja, é necessário aclimatar-se antes de fazer o passeio por lá, para que os sintomas do Mal da Altitude não apareçam.

O vilarejo está localizado a 5 quilômetros de Calca, próximo da localidade de Lamay e a 50 quilômetros ao norte da cidade de Cusco, no famoso Vale Sagrado dos Incas. Esta atração faz parte do circuito arqueológico de Cusco, onde diversas atrações turísticas históricas estão e é uma rota simplesmente imperdível para qualquer turista.

Como chegar em Huchuy Qosqo:

É sempre recomendado que para chegar em Huchuy Qosqo você contrate os serviços de uma agência local especializada, que vai te acompanhar em todos os momentos e prestar suporte em qualquer situação. Como a logística para chegar até o local pode ser um pouco confusa, devido a sua localidade, contratando um tour com uma empresa confiável, todos os traslados ficam incluídos no pacote, bem como os guiados e as entradas em todas as atrações.

Tour em Huchuy Qosqo:

Qual seu estilo de viagem? Prefere aventura e intenso contato com a natureza e cultura local? Tem muitos ou poucos dias para desbravar as terras peruanas? Perguntamos isso pois esses detalhes podem definir a maneira que você vai conhecer o sítio arqueológico Huchuy Qosqo.

Para visitar as ruínas e região existem basicamente três formas diferentes: Huchuy Qosqo Trek em uma jornada de dois dias e uma noite, o tour de um dia ou então um passeio mais rápido que dura apenas algumas horas.

Para a sua sorte, nós, da Viagens Machu Picchu, temos a opção perfeita para você e montamos o seu roteiro de viagem para o Peru de forma personalizada e a sua medida. Acesse nosso site e veja todas as opções disponíveis para você. Não deixe de conversar também com nosso time de especialistas.
 

Informações Gerais:

- Valor do ingresso: Até o momento o local não cobra nenhum valor de entrada para visitação. Mas vale ressaltar a importância de estar acompanhado de um guia profissional, devido à grande importância histórica da região e de todos os detalhes do sítio. Consulte seu agente de viagens!.
Horário de funcionamento: o centro arqueológico Huchuy Qosqo está aberto todos os dias da semana das 7h às 18h

Sugestões de Pacotes