Viagens Machu Picchu

O Vale Sagrado dos Incas é formado pelo Rio Urubamba, unindo-se aos complexos arqueológicos de Pisac e Ollantaytambo que, por sua vez, fazem parte de um caminho natural que leva a Machu Picchu. O vale está localizado a aproximadamente 55 km da cidade de Cusco e a viagem até lá, de carro, dura em torno de 1h30m. 

Por que este vale é sagrado?

Os Incas atribuíram a este vale, um caráter sagrado, devido aos seus astrônomos e sacerdotes terem afirmado que o vale era uma projeção da Via Láctea, onde se encontravam as constelações sagradas para essa civilização, como a lhama e o condor, animais sagrados da ideologia Inca. Na época, os incas viam o lugar como um reflexo do céu na Terra, e tudo que era feito e construído por ali estava em total harmonia e sintonia com a Via Láctea. 

Além  disso, a região toda do vale era muito fértil, produzindo muitos alimentos, o que também o torna sagrado. A produção agrícola neste vale, tinha um caráter mais ritualístico que funcional, os seus habitantes e agricultores foram selecionados para ter o privilégio de se estabelecerem neste lugar.

Na verdade, o Vale Sagrado dos Incas concentra muita energia e sua geografia exuberante proporciona um toque mágico ao cenário que os Incas construíram neste lugar. Os complexos de Pisac e Ollantaytambo não eram apenas locais de adoração, mas lugares chave na organização política e religiosa do vasto Império Inca, o Tahuantinsuyu. 

Como é o clima no Vale Sagrado dos Incas?

As temperaturas médias costumam ficar entre 20ºC a 5ºC. Mas, vale lembrar que a região está em altitudes mais elevadas, e isso influencia o clima também. Durante o dia é mais quente, e a noite a temperatura cai, por isso é sempre bom levar casacos.

A melhor época para viajar para o Peru e fazer o tour pelo Vale Sagrado é entre os meses de abril a outubro, período de alta temporada no país, quando existem menos chances de chuvas por lá, apesar das temperaturas serem mais baixas nestes meses.  Se você for viajar na baixa temporada, não esqueça de colocar na mochila capa de chuva ou jaqueta impermeável, e claro, protetor solar, chapéu/boné e garrafa de água também são itens indispensáveis. 

Como é o tour guiado pelo Vale Sagrado dos Incas? 

O tour pelo Vale Sagrado saindo de Cusco, dura um dia todo e é guiado em português, passando por todo o Vale Sagrado, enquanto se pode ver de perto as características da cultura local e do dia a dia da população andina. Conhecer a história do vale é descobrir a história milenar do Peru e de suas civilizações.

Durante todo o percurso, o visitante estará acompanhado de um guia local especializado, que passará todas as informações e estará à disposição para qualquer assistência. 

Sugestões de Pacotes