Viagens Machu Picchu

Palacios Incas

Palacios Incas

Os Palácios Incas que você precisa conhecer em Cusco!

A cidade de Cusco foi a Capital do Império Inca e por isso, atualmente, guarda memórias milenares que podem ser apreciadas de várias formas, seja através da cultura dos povos andinos, da gastronomia local ou da arquitetura. 

Isso mesmo, a arquitetura incaica ainda pode ser vista nos dias de hoje, em muitos sítios arqueológicos e outras construções, que, devido a grande sabedoria deste povo, sobreviveram a ação do tempo e a abalos sísmicos que afetam a região.

Por este motivo, Cusco é reconhecida como a Capital Arqueológica da América do Sul e é o principal destino turístico do Peru. As atrações mais visitadas pelos turistas são a cidade perdida de Machu Picchu e o incrível Vale Sagrado dos Incas, mas agora vamos te apresentar outros lugares históricos igualmente importantes e que não podem ficar de fora do seu roteiro de viagem em Cusco. 

Estamos falando dos impressionantes palácios incas, construídos para ser morada dos imperadores que ascendiam ao trono. Estas construções possuem características ciclópicas, desenvolvidas com grandes blocos de pedras irregulares, que se encaixam tão perfeitamente que não precisam de nenhum tipo de argamassa. 

Por serem lugares destinados à nobreza da sociedade inca, possuem, em sua maioria, um perfeito acabamento e tem dimensões grandiosas. Muitos deles ganharam outros significados e funções depois da invasão dos espanhóis, que colonizaram o Peru.

Você ficará impressionado com tamanha beleza e se surpreenderá com as técnicas utilizadas por esta antiga civilização. Você verá nestes edifícios a combinação de duas eras: a inca e a colonial. A seguir, separamos os principais palácios incas que você precisa visitar enquanto estiver em Cusco. Olha só: 

Qasana:

Seu nome, de origem quéchua, significa “onde cai a geada'' ou “lugar congelado” e está localizado bem próximo da Plaza de Armas de Cusco. Segundo estudos o Palácio Qasana foi residência da linhagem real intitulada “Iñaka Panaka Ayllu”, sendo lar para o Inca Pachacutec. 

Durante o processo de colonização, o lugar foi escolhido por Francisco Pizarro para construir a sua casa. Ou seja, atualmente se encontram ali casarões de estilo colonial, utilizados para comércio e turismo, que tem como base as fundações incas, que ainda estão visíveis. Uma fusão de arquitetura que deixa o lugar ainda mais charmoso. 

Qoraqora:

O Palácio de Qoraqora está localizado ao lado de Qasana e em frente à Plaza de Armas, no centro de Cusco. Durante o império da civilização inca o lugar serviu como residência do “Ayllu Raurau” e sua construção foi ordenada pelo Inca Roca. De origem quéchua, seu nome significa “lugar com grama / erva abundante”.
Durante a colonização, o espanhol Gonzalo Pizarro foi quem ficou com a construção e a partir de então outras residências coloniais foram feitas no local utilizando a base inca. Hoje o que se vê são partes de paredes de pedras expostas junto com portais e casas coloniais.

Kiswar Kancha:

O Palácio Kiswar Kancha foi construído onde atualmente encontra-se a Catedral de Cusco. O palácio era dedicado ao Inca Wiraqocha, e foi construído de forma quadrangular, constituído por edifícios e pátios. Seu nome é uma expressão de origem quíchua, que quer dizer “lugar dos kiswares”, que era uma planta nativa da região, uma espécie de arbusto. 

Depois da colonização espanhola. o local foi entregue a Alonso de Meza e sobre ele foi construída a Catdral de Cusco e o templo da Sagrada Família. Infelizmente, atualmente não é possível ver mais nada deste importante palácio inca. 

Qollqanpata:

O Palácio de Qollqanpata está localizado na encosta do sítio arqueológico de Sacsayhuaman. Qollqanpata na verdade era um importante bairro inca, onde existiam o santuário de Sapantiana e o palácio, que pertenceu ao Inca Manco Capac, conhecido como o primeiro inca. Seu nome quer dizer “lugar de depósito”. 

O lugar também foi tomado pelos espanhóis e cedido a Diego de Almagro. Atualmente é possível visualizar ali algumas ruínas, com parte de paredes incas que sobreviveram ao tempo e a colonização. 

Hatun Kancha:

Também localizado próximo a Plaza de Armas de Cusco, a leste, está localizado o Palácio Hatun Kancha, que significa “o grande recinto”, pertencente a Amaru Inca Yupanqui. Estudiosos dizem que este era o nome cotado para herdar o império Tahuantinsuyo, que então ganhou o direito de construir seu palácio. 

Hoje em dia o local se transformou em comércio, abrigando principalmente agências de turismo. São casas coloniais construídas sobre fundações incaicas resistentes. 

Pukamarka:

O Palácio de Pukamarka significa “Praça Vermelha ou Lugar Vermelho”. Sua construção foi ordenada por Tupac Inca Yupanqui, para mostrar o seu poder a todo o império inca e deixar dúvidas de que ele estava no comando. 

Assim como os outros palácios, este tinha uma característica de “casa templo”. Depois que a cultura inca foi dominada pela chegada dos espanhóis, outros edifícios coloniais foram erguidos ali e nos dias de hoje se vê uma base inca com paredes de pedras irregulares que sustenta uma arquitetura mais moderna. Ali se veem residências e lojas. 

Hatun Rumiyoc: 

O Palácio de Hatun Rumiyoc, localizado a 200 metros da praça principal de Cusco, atualmente é o Museu de Arte Sacra. Aqui, durante o período colonial foi construído uma casa para abrigar a família Valverde Contreras y Xáraba, que recebeu o nome de Palácio do Arcebispo. 

Antes disso, os incas construíram o palácio para o Inca Roca e sua panaca “Ayllu Waqak’irau. Seu nome de origem do dialeto quíchua quer dizer “casa que possui pedras grandes”.

Aqui está um dos pontos turísticos mais procurados em Cusco, a famosa Pedra dos 12  ngulos, que possui encaixe perfeito apesar de sua irregularidade. 

Como visitar os Palácios Incas em Cusco? 

A melhor forma de conhecer estes importantes lugares históricos, é através de um City Tour Arqueológico em Cusco, contratando os serviços de uma agência local com guia especializado para que você conheça todos os detalhes e mistérios destes palácios. 

Para a sua sorte a Viagens Machu Picchu inclui o City Tour em Cusco em todos os pacotes de viagem para o Peru. Te levamos para apreciar todas as belezas da cidade e temos o prazer de te contar mais sobre a cultura e história do país. 

Passear por Cusco é ver a história com seus próprios olhos. Você vai se encantar! 

Sugestões de Pacotes