Viagens Machu Picchu

LAGUNA HUMANTAY
 

Está preparado (a) para esta aventura em meio às montanhas do andes peruanos? O trekking da Laguna Humantay dura cerca de 2 horas, e se estende por três quilômetros quase todo de subida. Seu grau de dificuldade é médio/alto, e apesar disso, conhecer esse esplendoroso lago será gratificante e vai valer a pena ao final, pois você terá a oportunidade de apreciar este espetáculo da natureza peruana. Sem dúvidas, você estará frente a frente com uma das paisagens mais bonitas do Peru. 

Existem duas maneiras de conhecer essa beleza exuberante, e a Viagens Machu Picchu pode oferecê-las em pacotes de viagem para o Peru: a primeira forma é pela Trilha Salkantay e a segunda, é incluindo um dia a mais no pacote tradicional de Cusco e Machu Picchu em um day tour na Laguna Humantay. 

Onde fica a Laguna Humantay: 

A Laguna Humantay é um dos principais passeios da região de Cusco, estando a aproximadamente 130km da Capital do Império Inca, em uma viagem que dura cerca de 3 horas de carro. A atração está 4.200 metros de altitude, localizada na província de Anta, no distrito de Mollepata, próxima ao povoado de Soraypampa.

Como é tour da Trilha Laguna Humantay?

De Mollepata sairemos, com destino ao povoado de Soraypampa em uma caminhada pelo meio das montanhas, reverenciando uma cadeia de picos nevados, como por exemplo o Salkantay, um dos mais altos do Peru, com mais de 6 mil metros de altitude.

O caminho é íngreme, sendo necessário boa disposição física para essa subida, mas caso não consiga a pé, há a possibilidade de alugar cavalos diretamente com os moradores locais. Após essa longa caminhada chegaremos ao ponto mais alto da nossa aventura, observando a beleza e o encanto dessa atração turística dos Andes Peruanos, contemplando a Laguna Humantay, aos pés do Monte Salkantay, em uma maravilhosa configuração. Para fazer melhores fotos, aconselhamos subir até a parte mais alta.

A laguna foi formada por conta do degelo das montanhas ao redor, e por isso ostenta essa coloração que varia entre o verde esmeralda e o azul turquesa, por isso é conhecida também como a Lagoa Azul peruana.

Após um merecido descanso, iniciaremos a descida até ponto inicial, em Mollepata, onde haverá parada para almoço, e após, transporte de retorno à cidade de Cusco. O tour da Laguna Humantay dura o dia todo, por isso vale incluir um dia a mais em seu roteiro de viagem à Cusco e Machu Picchu.

Clima na Laguna Humantay:

A melhor época para fazer a Trilha Humantay é na alta temporada, ou seja, nos meses mais secos do ano, que vai de abril a novembro. Neste período a temperatura média é de aproximadamente 15ºC durante o dia, mas que vai baixando gradativamente até o anoitecer, quando a temperatura pode chegar a 0ºC. Por isso, não deixe de levar roupas de frio para o tour pois, além disso, você estará em uma região de montanha em grandes altitudes.

Como ir na Laguna Humantay:

A única forma para chegar, é por meio de transporte terrestre saindo da cidade de Cusco, passando pelos povoados de Izcuchaca, Ancahuasi e Limatambo, lugares onde ainda há construções Incas, como por exemplo, os sítios arqueológicos de Killarumiyoq e Tarahuasi.

O povoado de Mollepata é o ponto onde as pessoas param para comprar suprimentos necessários para o início da caminhada.

O que levar na trilha da Laguna Humantay:

Aconselhamos levar para a trilha da Laguna Humantay alguns itens indispensáveis, como garrafa de água, capa de chuva ou jaqueta impermeável e corta vento, folhas de coca para ajudar a suportar o mal de altitude, pequenos lanches, protetor solar, boné ou chapéu e câmera fotográfica.

Não esqueça de vestir roupas confortáveis e de preferências camisetas com proteção solar. Sapatos para trekking que sejam confortáveis também fazem a diferença durante o trajeto. 

Trilha Alternativa Inca: Trilha Salkantay!

Como falamos acima, para conhecer a Laguna Humantay é possível fazer um tour de um dia ou então optar pela Trilha Salkantay, um percurso que dura 5 dias e 4 noites, sendo que em um deles acontece a visitação na laguna, uma vez que o caminho inicial para as duas atrações é o mesmo. 

A Trilha Salkantay é desafiadora, mas vai te fazer chegar na cidadela de Machu Picchu caminhando, em uma singular vivência pela história do Peru, além de contemplar as maravilhas naturais da Cordilheira Blanca peruana. A trilha tem um percurso de 74 quilômetros, com duração de 5 dias de caminhada até chegar à velha montanha de Machu Picchu.

O ponto inicial desta trilha é o mesmo para quem irá passar apenas o dia para conhecer a laguna Humantay, e o caminho é cheio de rios, florestas e cachoeiras que tornam este destino ainda mais encantador. A vista da lagoa será após caminhada de três quilômetros, a partir de Mollepata.

A atração principal nesta trilha, além da Laguna Humantay, é a montanha Salkantay que fica a 6.722 metros de altitude, e também Machu Picchu, a cidadela perdida dos Incas.

Aproveite nossa matéria completa da Laguna Humantay em nosso Blog Viagens Machu Picchu