Viagens Machu Picchu

TRILHA INCA

Uma das 5 trilhas mais famosas do mundo, reserva grandes desafios e boas emoções para você!

A Trilha Inca passa pelo mesmo caminho utilizado pelos incas, por isso acabou se tornando a mais conhecida e clássica do Peru. Mas prepare-se: para explorá-la são necessários pelo menos 4 dias de caminhada, com pernoites em acampamentos, uma vez que tem 48 quilômetros de percurso, e seu destino final é a sagrada cidadela antiga de Machu Picchu.

Como é a caminhada Trilha Inca? 

A trilha Inca passa por vilarejos remotos, florestas encantadoras e montanhas imponentes, lugares incríveis que você poderá apreciar a bela geografia local, observando flores, aves e animais típicos, em paisagens magníficas.

Enfim, ela começa na cidade de Cusco, com destino ao setor de Piscacucho localizado na altura do quilômetro 82 da linha férrea que vai para Águas Calientes. Neste ponto, começamos a subir caminhando, passando ao lado do rio Vilcanota, chegando até o centro arqueológico de Llactapa, onde haverá observação de desniveladas plataformas que, na antiguidade, serviam para a colheita de produtos andinos para a família real. Seguindo o caminho, chegaremos a Huayllabamba, lugar onde passaremos a noite.

No segundo dia passaremos pelos lugares mais altos da trilha, chegando a cerca de 4.332 metros de altitude. Será a hora de observar o Warmi Huañusca (Mulher Morta), e também a paisagem natural para os picos nevados da cadeia de montanhas que acompanham Machu Picchu. Então começaremos a descer até o centro arqueológico de Pacaymayo alto, lugar onde passaremos a noite.

No terceiro dia, passaremos pela parte mais fria dos Andes, seguindo para a selva peruana, quando chegaremos ao sítio arqueológico de Runkuraqay. Neste ponto estaremos a 3.760 metros do nível do mar, onde haverá observação de uma construção circular, lugar onde antigamente, servia para descansar. 

Seguiremos adiante, até o sítio arqueológico de Sayacmarca, onde estaremos a 2.650 metros de altitude, um mirante natural para apreciar a lindíssima paisagem, partindo em seguida para o sítio arqueológico de Phuyuputumarca. Em seguida, chegaremos ao sítio arqueológico de Wiñayhuayna, lugar onde passaremos a noite.

No quarto dia, subiremos até o sítio arqueológico de Intipunku, lugar que oferece ao viajante, uma maravilhosa vista, além de um merecido descanso, para então, chegar à Cidadela de Machu Picchu, onde o guia dará todas as informações e histórias sobre o local.

Depois de conhecer, passar um tempo e tirar fotos, desceremos ao povoado de Águas Calientes de ônibus, e então pegar o trem de Machu Picchu para retorno à cidade de Cusco.

Como é o clima na Trilha Inca? 

Antes de tudo, lembre-se que esta é uma região de montanha, e quem opta por fazer este percurso estará em altitudes mais elevadas. Se você preferir fazer a trilha inca de abril a outubro, que são os meses de seca, que é considerada a melhor época para a Trilha Inca, prepare-se para temperaturas mais frias, principalmente à noite, chegando abaixo de 0ºC. 

Já no período chuvoso, que abrange os meses de dezembro a março, a temperatura é mais amena, mas as chances de chuvas são maiores. Inclusive, a Trilha Inca está fechada em fevereiro, por ser o mês mais chuvoso do Peru. 

Mas, em resumo, a temperatura local fica em torno de 19ºC a 5ºC.

Dicas para a Trilha Inca:

- O que levar na Trilha Inca: esteja preparado com roupas de frio, calçado de caminhada confortável, jaqueta impermeável e corta vento, dê preferência para camisetas com proteção solar. Independente da época escolhida, leve na mochila garrafa de água, protetor solar, óculos de sol, boné ou chapéu. 

- Ingresso para a Trilha Inca: só é possível fazer a Trilha Inca acompanhado de um guia especializado e, por ser uma área de preservação,há um número limite de 400 visitantes por dia e as vagas esgotam com facilidade. Por isso, a dica é reservar a Trilha Inca com pelo menos 3 meses de antecedência.

- Trilha Inca 4 dias ou Trilha Inca 2 dias: isso mesmo, existem duas opções disponíveis para os viajantes. A primeira é a Trilha Inca Clássica, que dura 4 dias e faz o trajeto completo até a cidadela de Machu Picchu. A segunda opção, é Trilha Inca Essencial, que dura apenas 2 dias, pois a caminhada se inicia na metade do percurso, mas também chega em Machu Picchu a pé, perfeita para quem quer viver esta experiência mas não tem muitos dias de viagem disponíveis. 

Quer chegar a Machu Picchu por trilha? Então veja nosso pacote para a Trilha Inca Clássica