Viagens Machu Picchu

Destaques da Trilha Inca

Destaques da Trilha Inca

A Trilha Inca é uma das alternativas mais completas para ir até a cidadela de Machu Picchu. Esta, sem dúvidas, é a opção de trekking mais procurada em Cusco, já que oferece uma completa imersão na história de nosso povo e em nosso patrimônio natural, como não se encontra em nenhuma outra atividade.

Se você tem o que é preciso para fazer concluir toda esta extensa rota, então você será recompensado com vistas panorâmicas dos Andes e da floresta de nuvens, assim como irá se deparar com as estruturas Incas mais intrigantes e mais bonitas escondidas ao longo da trilha.

A Trilha Inca compreende muitos sítios arqueológicos, que já funcionaram como centros agrícola, cerimonial e administrativo, cada um com um estilo arquitetônico singular e com recursos de engenharia impressionantes.

Além disso, a flora e a fauna complementam toda a experiência, na qual centenas de espécies de orquídeas e outras plantas dão um valor especial à aventura, sem deixar as lindas alpacas, vicunhas e lhamas para trás!

Queremos que você fique tão animado quanto nós para entrar nessa experiência única na vida, por isso, trouxemos esta matéria para te ensinar cada detalhe sobre os destaques da Trilha Inca.

A Experiência da Trilha Inca

Como mencionado algumas vezes, a Trilha Inca oferece tudo que viajantes aventureiros buscam para agitar suas aventuras pelo Peru. Como talvez você já saiba, o acesso a este atrativo é limitado a 500 pessoas por dia, embora não seja lotado como você deve estar imaginando.  

A trilha tem extensão de 43 quilômetros com diferentes acampamentos e atrações ao longo da rota. Pessoas de diversos lugares do mundo costumam reservar esta atividade com um ano de antecedência, por isso, possivelmente você encontrará e conversará com trilheiros de diferentes partes do globo.

Apenas empresas certificadas têm permissão de operar este serviço, portanto, guias, carregadores e cozinheiros são experts na rota e oferecem um trabalho de alta qualidade.

No entanto, a experiência geral na Trilha Inca está muito relacionada ao seu condicionamento físico e aclimatização, já que o trajeto passa por altitudes muito elevadas e trechos bastante íngremes e estreitos. Por este motivo, recomendamos fortemente que você tire um tempo para se preparar para o desafio que enfrentará no trajeto e também para se acostumar com a altitude assim que chegar em Cusco.

Se você se sente preparado para entrar nesta aventura, então certamente vai topar o desafio. Para reforçar, lembramos que não queremos te assustar! Nosso papel aqui é te ajudar a esclarecer qualquer possível dúvida sem subestimar esta jornada histórica.

Além de muitos sítios arqueológicos com os quais você irá encontrar no caminho antes de chegar a Machu Picchu, a flora e fauna da Trilha Inca te deixarão fascinado com sua singularidade e beleza, assim como cada cenário inspirador pelo qual irá passar dia após dia. Podemos afirmar que a Trilha Inca recompensa todo o esforço!

Sítios Arqueológicos ao longo da rota

1. Patallacta

Este sítio arqueológico está localizado a nordeste de Machu Picchu. Foi construído no topo dos terraços agrícolas e compreende uma dúzia de edifícios e pequenas casas. Este sítio arqueológico é o primeiro local que dá vistas a Machu Picchu dentro da Trilha Inca.

De acordo com muitos arqueólogos, Patallacta era um posto de controle para aqueles que queriam entrar na famosa Cidadela. No entanto, Manca Inca Yupanqui queimou esta estrutura para desencorajar a perseguição espanhola. Felizmente, devido a esta estratégia para escapar dos conquistadores espanhóis, a trilha para Machu Picchu nunca foi descoberta.

2. Runkurakay

Este sítio arqueológico está localizado a 3.800 metros acima do nível do mar, dentro da Trilha Inca para Machu Picchu. Esta construção está situada em uma montanha, oferecendo uma visão impressionante da cadeia de montanhas andina.

É composto por uma estrutura semi-circular cujo propósito segue sendo um mistério. Alguns arqueólogos apontam que este era um posto de controle e descanso, enquanto outros enfatizam sobre o local ter inclinações para as funções de ritual, devido à proximidade com as montanhas.

3. Sayacmarca

Está localizada no limite de um penhasco, a 3.600 metros acima do nível do mar, e serviu como um centro cerimonial e residencial. Embora esta estrutura extraordinária esteja localizada dentro da Trilha Inca para Machu Picchu, acredita-se que não tenha sido inteiramente construída pelos Incas, mas, ao invés disso, os Incas melhoraram as condições do local adicionando ao mesmo vários terraços agrícolas ao seu redor.

4. Phuyupatamarca

Este é um dos muitos assentamentos Inca localizados dentro da Trilha Inca. É conhecido como “O Lugar acima das Nuvens” devido à sua localização remota na parte mais íngreme de uma montanha, oferecendo uma vista fascinante da paisagem montanhosa da região.

De acordo com sua estrutura e distribuição, este sítio arqueológico pode ter funcionado como centro religioso e administrativo. Ele é composto de 15 edifícios, 2 praças, pontes, escadarias, canais de água e 6 áreas de banho cerimonial.

5. Intipata

Este é um centro agrícola localizado entre os sítios arqueológicos de Phuyupatamarca e Wiñay Wayna. Intipata compreende um grupo de terraços e canais de irrigação criados com o objetivo de cultivar diferentes culturas.

O local é reconhecido por ser um lugar harmonicamente encontrado na encosta de uma montanha, adaptando-se à paisagem natural sem perpetuá-la. Intipata permitia uma produção agrícola em massa, provavelmente, para os habitantes de Machu Picchu.

6. Wiñay Wayna

Etimologicamente, Wiñay Wayna significa “Eternamente Jovem” em Quechua. O sítio arqueológico está localizado entre as estruturas de Phuyupatamarca e Inti Punku. Esta é uma das construções Inca mais preservadas dentro da Trilha Inca.

Wiñay Wayna é composto por várias construções cercadas por terraços agrícolas. A arquitetura deste local é a mesma usada em Machu Picchu.

7. Chachabamba

Este é um pequeno assentamento Inca localizado no meio da selva, próximo ao Sítio Arqueológico de Wiñay Wayna. De acordo com pesquisas anteriores, Chachabamba funcionava como um centro religioso e militar, possivelmente para segurança e controle de acesso à cidadela Machu Picchu.

8. Portal do Sol (Inti Punku)

Mais conhecido como “Puerta del Sol” em espanhol, está localizado no pico mais alto do complexo de Machu Picchu e foi usado como entrada principal para o santuário histórico durante os tempos Inca. Inti Punku é o ponto de entrada para aqueles que chegam pela Trilha Inca.

Esta construção foi cuidadosamente desenhada para permitir a entrada de raios de Sol durante o solstício de verão. Os Incas possuíam grande conhecimento astronômico, que foi representado em suas estruturas religiosas.

A Trilha Inca vale a pena?

Sim, em todos os sentidos! A Trilha Inca é um dos atrativos turísticos que oferece a experiência mais completa em Cusco e, certamente, é a melhor forma de chegar a Machu Picchu. Esta atividade te levará em uma viagem no tempo, na qual você poderá vivenciar um pouco da história e da natureza como se estivesse em um museu vivo. Consegue imaginar isso?

Se você está animado para saber mais sobre a cultura Inca, esta é a melhor forma de começar, mas caso você não queira perder as belezas naturais da região, esta também é a opção mais adequada para fazer.

A Trilha Inca não poderia misturar natureza, cultura e história de um jeito melhor! Além disso, é a atividade perfeita para fugir dos atrativos cheios de turistas que se encontram na área. Aqui você irá se conectar com companheiros de viagem de todo o mundo, que têm o mesmo propósito que você, e mergulhará na própria natureza, enquanto também compreende mais sobre o passado histórico e dos passos do povo Inca.

Então, se você quer dar um toque emocionante à sua aventura pelo Peru, a Trilha Inca precisa estar na sua lista de prioridades. O que está esperando para entrar em contato conosco e reservar esta atividade?

Quer saber mais sobre o Peru? Nossa equipe preparou os melhores guias sobre os destinos para você! Viaje com uma empresa especializada e tenha todo o conforto com atividades especiais e roteiros feitos sob medida para suas próximas férias.

A Viagens Machu Picchu faz questão de providenciar tudo que você precisa para uma experiência autêntica, segura e divertida pelo Caminho Inca e por todo o Peru. Confira nossas ofertas especiais na aba Pacotes e comece a planejar a viagem da sua vida!