Viagens Machu Picchu

Trilha Inca Clássica 4D/3N

Trilha Inca Clássica 4D/3N

Se você é do tipo viajante aventureiro, então certamente já ouviu falar sobre a Trilha Inca Clássica até Machu Picchu, uma antiga estrada que conectava Machu Picchu a muitos outros assentamentos Inca por todo o Império Tahuantinsuyo.

Também conhecida como Qhapaq Ñan, esta foi uma grande rede de trilhas que se espalhou por cerca de 30.000 quilômetros, atravessando países como a Colômbia, Equador, Brasil, Peru, Bolívia, Chile e Argentina. Atualmente, somente uma pequena parte deste extenso caminho permaneceu intacta, já que esteve escondida (felizmente!) entre a exuberante natureza dos Andes e a floresta de nuvens.

Devido a isso, a maior parte deste trajeto da trilha está bem preservado ainda nos dias de hoje, permitindo que milhares de turistas caminhem pela mesma passagem secreta que, um dia, foi usada pelos Incas para chegar até a enigmática Cidadela Inca.

A Trilha Inca Clássica é um trekking de 4 dias que te levará pelos cenários naturais mais impressionantes das montanhas peruanas, além de te fazer mergulhar na exuberante natureza da floresta de nuvens, sem esquecer (é claro!) das fascinantes construções Incas que podem ser encontradas pelo caminho.

Depois de saber tudo isso, você está dentro desta aventura? Então não pare por aqui, continue lendo para ter mais informações sobre o Caminho Inca com este guia completo e saiba o que é necessário para ter esta experiência única na vida.

Roteiro da Trilha Inca Clássica

A Trilha Inca, ou Caminho Inca, para Machu Picchu possui uma extensão de 43 quilômetros e, embora pareça uma curta distância, a trilha com certeza não é para iniciantes, já que alcança os 4.200 metros de elevação por um trajeto bastante inclinado.

Recomendamos fortemente que você esteja propriamente aclimatado em Cusco antes de se comprometer com esta aventura. A trilha pode ficar bastante desafiadora em algumas partes, mas acredite em nós, todo esse esforço é recompensado a cada dia! Aqui nós te apresentamos o que você pode esperar deste roteiro pela Trilha Inca Clássica:

Dia 1 | Cusco – Km 82 – Ayapata

Como talvez você saiba, o ponto de partida para a Trilha Inca está localizado a poucos minutos de distância da cidade de Ollantaytambo, no km 82 para ser exato. O começo realmente não é difícil, na verdade, pode ser entendido como um “dia de treinamento” para os próximos desafios que virão pela frente!

Assim que chegarmos ao km 82, é hora de nos prepararmos, então não se esqueça de passar protetor solar, repelente de inseto, aproveite para usar o banheiro e tudo mais. Os carregadores irão tomar conta de boa parte de sua bagagem, você só precisará levar as coisas essenciais em sua mochila!

O início da trilha é tão empolgante quanto você pode imaginar, começando com a ponte que cruza o estrondoso rio Vilcanota, seguido por uma paisagem montanhosa incrível. Nós iremos fazer algumas paradas no caminho para que você possa apreciar a Apu Veronica, uma imponente montanha nevada que se eleva até os 5.860 metros acima do nível do mar.

Nós também veremos o primeiro sítio arqueológico Inca ao longo da rota, provavelmente um ponto de controle que dava acesso à trilha para Machu Picchu chamado Llactapata. Seguindo o itinerário, nós faremos uma parada para o almoço e então continuaremos por mais algumas horas até chegarmos ao nosso primeiro acampamento, o Wuayllabamba.

- Dificuldade: Fácil – Moderada

- Distância: aproximadamente 12 km.

- Altitude máxima: 3.000 metros acima do nível do mar.

Dia 2 | Wayllabamba – Passagem da Mulher Morta – Pacaymayo

Começaremos nosso dia pela manhã, com um copo quente de chá de coca para ficarmos aquecidos e dispostos para a aventura do dia. Esta será a parte mais desafiadora da trilha, já que é quando alcançaremos o topo da Passagem da Mulher Morta, mas não deixe o título te assustar, pois o local ganhou este nome devido ao formato das montanhas que ficam ao seu redor.

No entanto, o cume da Passagem da Mulher Morta alcança os 4.200 metros de altitude, uma trilha bastante íngreme para a qual você deve estar mental e fisicamente preparado. Nossos guias irão se certificar de manter um passo consistente e fazer algumas paradas para que você recupere o fôlego para superarmos este desafio.

Quando chegarmos ao topo, teremos uma visão ampla do vale e das montanhas que o cercam, uma paisagem maravilhosa que certamente será uma ótima recompensa pelo trabalho duro! Depois de nossa pequena parada, seguiremos para Pacaymayo, nosso acampamento por esta noite, onde você terá um merecido almoço.

- Dificuldade: Moderada - Desafiadora

- Distância: aproximadamente 16 km.

- Altitude máxima: 4.200 metros acima do nível do mar.

Dia 3 | Pacaymayo – Phuyupatamarca – Wiñay Wayna

Assim como no dia anterior, começaremos este dia bem cedo com um copo quente de chá de coca e um delicioso café-da-manhã para que fiquemos energizados para nossa próxima aventura e uma das partes mais bonitas da trilha.

No caminho, você verá outro local Inca chamado Runcuracay, que parece ser outro ponto de controle e de descanso, embora arqueólogos tratem sobre o local falando de suas funções ritualísticas e cerimoniais.

Mais tarde, desceremos em direção à Sayacmarca, uma pequena vila localizada a 3.600 metros acima do nível do mar, onde teremos um tempo para descansar e almoçar. Acompanhando o roteiro, passaremos por mais um sítio arqueológico, conhecido como Phuyupatamarca, que significa “Lugar acima das nuvens”. Não se esqueça de preparar sua câmera! As paisagens que este local proporciona são incríveis.

Depois de uma rápida parada, vamos mergulhar na exuberante floresta de nuvens. Conforme formos nos aprofundando cada vez mais na selva, passaremos por outro local Inca, chamado Intipata, que compreende um sistema de terraços agrícolas ao lado das montanhas. Após tantas emoções, chegaremos ao acampamento Wiñay Wayna, localizado a poucos minutos do sítio arqueológico de mesmo nome.

- Dificuldade: Moderada.

- Distância: aproximadamente 10 km.

- Altitude máxima: 3.680 metros acima do nível do mar.

Dia 4 | Wiñay Wayna – Machu Picchu – Cusco

Vamos acordar bem cedo, antes mesmo do Sol aparecer, para que possamos recebê-lo na entrada principal da Cidadela de Machu Picchu. Nossa aventura começará antes do café-da-manhã, às 4h, e é neste momento em que nos despediremos da equipe que trabalhou duro e nos acompanhou por toda esta jornada, enquanto seguimos para Inti Punku.

Chegaremos ao muito conhecido Portal do Sol por volta das 6h30, a tempo de pegar os primeiros raios de Sol que iluminam Machu Picchu. O Portal do Sol oferece uma ampla visão da Cidadela Inca e seus arredores, mas conforme vamos entrando por estes cenários, as paisagens vão ficando ainda melhores.

Assim que chegarmos ao santuário histórico, você terá um tour guiado de 2 horas por diferentes setores de Machu Picchu. Nosso guia irá te contar tudo sobre a história e os mistérios que cercam esta maravilha do mundo. Mais tarde, você terá tempo para explorar a cidade ou escalar a imponente Montanha Huayna Picchu (precisa ser solicitado com antecedência).

Depois de sua estada em Machu Picchu, você pegará um ônibus para Aguas Calientes. À depender do horário de partida do seu trem, você terá tempo de conhecer Aguas Calientes, comprar alguns souvenirs e tirar algumas fotos desta cidade cênica.

Há duas opções de volta para Cusco, você também pode pegar o trem para Poroy, que esta a 30 minutos de Cusco, ou para Ollantaytambo, uma linda cidade dentro do Vale Sagrado dos Incas. Tenha em mente que qualquer uma destas opções precisa ser organizada mediante reserva.

- Dificuldade: Fácil.

- Altitude máxima: 2.780 metros acima do nível do mar.

Nota Importante: A Montanha Huayna Picchu é a caminhada opcional mais procurada na Cidadela Inca, por isso você precisa reservar ingressos com grande antecedência para sua viagem. Entre em contato com nossos especialistas para mais informações!

O que trazer? 

- Bastões de trilha. Para caminhadas longas e difíceis, certifique-se de trazer este equipamento com você. 

- Mochila resistente a água. Este item poderá ser mais útil durante a estação chuvosa.

- Capa de chuva ou Poncho. Um item indispensável em toda mochila de trilheiros. 

- Proteção do Sol. Certifique-se de trazer um protetor solar forte, chapéu e óculos de Sol com você para esta aventura. 

- Garrafa d’água reutilizável. Mantenha-se hidratado ao longo da trilha. Algumas trilhas, como a Salkantay, podem chegar a altitudes de cerca de 4.000 metros, então beba água o suficiente para combater os sintomas da altitude. 

- Roupas quentes. Especialmente para as noites frias, já que você irá acampar nas montanhas.

- Passaporte. Sempre leve sua identificação pessoal com você!

- Repelente de insetos e pomadas para picadas. Estes itens e a proteção solar serão seus melhores amigos durante o trajeto. 

- Remédio para os males da altitude. Certifique-se de trazer pílulas de diamox ou soroche para prevenir.

- Câmera. Por favor, não se esqueça deste item! E gostaríamos de ressaltar que câmeras profissionais precisam de uma permissão especial para uso no sítio arqueológico. Para saber mais, consulte seu agente de viagem.

Operadores do tour incluem camping e equipamentos de cozinha em seus pacotes. Os carregadores tomarão conta disso, bem como de suas mochilas, para que você possa viajar mais leve, com pouco peso, carregando apenas o essencial.

Dica rápida: Há tanto que você precisa saber antes de entrar nessa aventura, e por isso indicamos a matéria O que levar para Machu Picchu para te manter inteirado de tudo.

Como reservar a Trilha Inca? 

Para aqueles que querem fazer a Trilha Inca, há algumas coisas para ter em mente enquanto organizam esta viagem. Como já mencionado, para reduzir o impacto humano na trilha, o governo peruano implementou um sistema para regular a entrada de visitantes neste antigo caminho. 

Portanto, para ter esta experiência na famosa trilha para Machu Picchu é necessário adquirir um ingresso especial que só está disponível para empresas de turismo certificadas pelo governo. As licenças da Trilha Inca são limitadas a 500 pessoas por dia, incluindo visitantes, cozinheiros, guias e carregadores. 

No entanto, se você está pensando em fazer a trilha por conta própria, informamos que isto não é possível, já que é obrigatório o acompanhamento de um guia de turismo profissional. Há muitos operadores de turismo que oferecem esta experiência, o que significa que você encontrará diferentes faixas de preços. 

Além disso, queremos ser muito honestos com você, ir com a opção mais barata pode não ser a melhor escolha. Lembre-se que você terá acesso ao serviço pelo qual pagou, nada menos e nada mais. Da mesma forma, sentir-se satisfeito é a principal meta aqui. Tenha em mente que você irá atravessar uma trilha que supera os 4.000 metros de altitude pelos locais mais remotos. 

Com base nisso, recomendamos que você realize uma boa pesquisa para encontrar uma empresa que passe credibilidade, confiança e conforto. E nós sabemos que, entre o mar de opções de operadores de turismo, esta atividade pode ser um tanto quanto tediosa, mas você não precisa fazer isso sozinho, já que contratar e contar com o apoio de uma agência de viagem local pode te aliviar esse estresse!

A Trilha Inca Clássica irá te levar em uma viagem no tempo, onde história e maravilhas naturais irão preencher o caminho até a cidadela de Machu Picchu, não perca esta oportunidade única. 

A Viagens Machu Picchu faz questão de providenciar tudo que você precisa para uma experiência autêntica, segura e divertida pelo Caminho Inca e por todo o Peru. Confira nossas ofertas especiais na aba Pacotes e comece a planejar a viagem da sua vida!