Viagens Machu Picchu
Informações Gerais

Destinos mais visitados do Peru

Destinos mais visitados do Peru

Os destinos mais visitados do Peru recebem anualmente uma enorme quantidade de viajantes provenientes de todos os cantos do mundo. Devido a seu grande território e a uma geografia absolutamente diversificada oferece uma série de atrações, para todos os perfis e preferências. O Peru possui hoje uma infraestrutura turística absolutamente completa, preparada para receber muito bem a todos os interessados em suas paisagens, sua cultura, seus costumes, sua história, sua arqueologia, sua culinária e seus inúmeros mistérios. Não podemos deixar de mencionar a cordialidade de seu povo, sempre amável e sorridente, pronto para oferecer o melhor, com o compromisso de proporcionar a seus visitantes experiências inesquecíveis. A seguir nossas sugestões de melhores destinos do Peru, país dos Incas.

1 - Machu Picchu
Machu Picchu é sem dúvida o destino mais procurado do Peru. Declarado pela UNESCO como patrimônio cultural da humanidade nos anos 80 e há poucos anos como uma das sete maravilhas do mundo moderno, a cidadela perdida dos Incas atrai milhares de pessoas por dia, todos os dias do ano. Não somente sua paisagem ou sua história fascinam, mas uma energia única e muitas vezes sem explicação encanta a todos os que têm o privilégio de pisar seu solo sagrado. Você pode chegar a Machu Picchu partindo de Cusco, de trem ou a pé, pela famosa Trilha Inca.

2 - Cusco
Cusco é considerada a capital arqueológica da América do Sul, além de capital cultural e histórica do Peru. Foi a antiga capital, centro religioso e político do chamado Tawantinsuyo (o império dos quatro cantos do mundo, em tradução livre do idioma quéchua), nome dado à civilização Inca. Foi em Cusco também que os conquistadores espanhóis declararam vitória sobre os quéchuas cusquenhos. Como ponto estratégico na Cordilheira dos Andes, daqui se parte para os principais destinos localizados ao sul do Peru, como o Vale Sagrado dos Incas e Machu Picchu.

3 - Vale Sagrado dos Incas
O Vale Sagrado dos Incas está localizado a poucos quilômetros de Cusco e compreende uma região que abriga várias cidades, como Pisaq, Chinchero, Urubamba, Ollantaytambo, Moray, Maras, além de uma série de povoados e pequenas comunidades andinas que ainda mantêm costumes ancestrais. Cortado pelo rio Urubamba, o vale teve uma grande importância no passado e está habitado desde antes dos Incas, que dependiam de forma vital dos recursos e alimentos produzidos em toda sua extensão. Caminho obrigatório para quem vai a Machu Picchu o local apresenta paisagens incríveis, além de inumeráveis sítios arqueológicos.

4 - Puno
Puno está localizada na fronteira entre o Peru e a Bolívia. Exatamente aí se encontra o famoso Lago Titicaca, o lago navegável mais alto do mundo. Considerada a capital do folclore no Peru, Puno oferece uma série de atrações, além de enormes festas que atrai turistas do mundo todo, como a festa da Virgem da Candelária, por exemplo. No lago você poderá apreciar uma série de sítios arqueológicos, além de conhecer comunidades nativas que mantêm costumes e tradições seculares e que habitam ilhas artificiais, construídas com a famosa “totora”, uma planta abundante no local.

5 - Lima
Lima é a capital do Peru e está localizada ao norte do país, às margens do Oceano Pacífico. Construída pelos espanhóis e chamada de Cidade dos Reis, a atual Lima é uma metrópole moderna, com uma completa infraestrutura, grandes empresas e um comércio bastante desenvolvido. Todos os voos provenientes do Brasil têm escala obrigatória nesta cidade, pois o aeroporto de Cusco recebe somente voos internacionais provenientes da Colômbia e da Bolívia. Como uma cidade histórica apresenta também uma arquitetura deslumbrante, além de uma série de sítios arqueológicos de culturas que ocuparam a região em um passado absolutamente remoto, muito antes dos Incas.

6 - Nazca
Nazca abriga um dos locais mais enigmáticos do planeta. Talvez tão famosas quanto a cidadela perdida dos Incas, Machu Picchu, as Linhas de Nazca ocupam milhares de quilômetros quadrados do deserto de mesmo nome e apresentam figuras gigantescas que só podem ser apreciadas do alto, do céu. São formas geométricas, desenhos de animais e também aparece aí a forma humana, com o famoso “astronauta”, um ser humanoide que leva uma espécie de capacete. As Linhas de Nazca estão protegidas e são declaradas patrimônio cultural da humanidade pela UNESCO.

7 - Arequipa
Arequipa é uma agradável cidade do sudoeste do Peru, chamada de Cidade Branca, devido à arquitetura que utiliza em sua maioria uma espécie de pedra branca, abundante na região. Os Incas já conheciam o local há muitos séculos, mas nunca edificaram uma cidade aí. Tempos depois quando os espanhóis de passagem encontraram o lugar resolveram se estabelecer, pois gostaram muito do clima e das condições da paragem. Destaca-se na paisagem o famoso vulcão Misti, com seus mais de 5.000 metros de altitude em relação ao nível do mar.

8 - Paracas
Paracas está localizada na costa sul do Peru e abriga um verdadeiro paraíso na terra, com sua flora e fauna marinhas, que encantam os milhares de turistas do mundo todo que a visita todos os anos. Em uma das reservas naturais mais importantes do país, você poderá comtemplar lobos marinhos, pinguins e focas, além de uma infinidade de espécies de pássaros. Daí também provém a famosa cultura ancestral Paracas, famosa pelos crânios alongados e pelas controvertidas Pedras de Ica, pedras estas que apresentam desenhos que representam ideias e conceitos impossíveis para sua época.

Para mais informações e dicas de viagem continue lendo nosso Blog viagem Machu Picchu.