Viagens Machu Picchu

O Lago Titicaca é considerado o lago navegável mais alto do mundo, com 8.562 quilômetros quadrados. É também, o segundo maior lago da América do Sul. Traduzido, seu nome para o português tem o seguinte significado: “Titi”, quer dizer Puma e “Caca” significa pedra, ou seja, o Lago dos Pumas de Pedra. Puma era um dos animais considerados sagrados pela civilização inca, que habitou a região. 

Onde fica o Lago Titicaca? 

Está localizado na cidade de Puno, entre o altiplano peruano-boliviano à 3.800 metros acima do nível do mar, com uma área de aproximadamente 8.372km²  e com uma profundidade máxima estimada de 281 metros. A distância de Cusco até o Lago Titicaca é de cerca de 388km. 

O que fazer no Lago Titicaca? 

Existem inúmeras atrações no Lago Titicaca, além da culinária com suas deliciosas trutas, suas grandes embarcações nativas feitas de junco (ou totora), que também são a matéria prima das principais atrações do local: as ilhas flutuantes do Lago Titicaca, feitas a mão pela população. As festividades religiosas em homenagem à Virgem de Copacabana e à Virgem da Candelária também são uma atração à parte.

Há ainda, uma incomparável fauna e flora composta de animais, como o pato andino, peixes, como a truta, o suche, o pejerrey e outras espécies. Há ainda a rã gigante, sendo este lago, seu único habitat.  Nas ribeiras se destacam as vicuñas, alpacas, llamas, o cuy andino, entre outras espécies. Já na flora, destacamos a totora, a yana, a lenteja de água e a purima, todas são espécies de junco.

Mais de trinta ilhas povoadas fazem parte desta maravilha natural. Entre as mais conhecidas do lado peruano estão a ilha Taquile, a mais importante de todas, onde seus habitantes herdaram a arte têxtil e cultivam até hoje. Além disso, tem a ilha Soto, Anapia e Amantani.

Clima no Lago Titicaca:

A temperatura da região varia entre 7°C e 11°C. A melhor época para viajar para Puno no Peru é entre os meses de abril a outubro, período com menos chances de chuvas por lá. O Peru possui duas principais estações: a seca e a chuvosa, e as viagens para o país milenar dos incas são sempre recomendadas no período seco, apesar de ser o mais frio. 

Como chegar no Lago Titicaca?

O lago está localizado na cidade de Puno, que é um lugar acessível de ônibus, avião ou trem. Tudo depende de quanto tempo você tem e qual é o seu perfil de viajante. Veja algumas dicas:

- Ônibus para o Lago Titicaca: é possível viajar para Puno de ônibus de quase todas as regiões do Peru, mas a rota mais conhecida é a que começa em Cusco, chamada Rota do Sol, com paisagens incríveis e muita história.

- Voos para Puno: a cidade de Puno não tem aeroporto, mas é possível desembarcar na cidade de Juliaca, que fica próxima. É a opção mais cara, porém mais rápida e confortável.

- Viagem de trem para Puno: esta é uma viagem para quem gosta de luxo, a bordo do trem Belmond Andean Explorer que percorre o trecho Cusco, Puno e Arequipa.