Viagens Machu Picchu

Ilhas Flutuantes de Uros

Ilhas Flutuantes de Uros

O Lago Titicaca possui muitos segredos e um desses segredos ficou praticamente desconhecido para muitos ao longo da história... é a existência de um grupo de ilhas artificiais bem no coração do Lago Navegável Mais Alto do Mundo.

As Ilhas Flutuantes de Uros são a principal atração do lado peruano do Lago Titicaca, onde cerca de 1.800 povos indígenas fizeram suas casas inteiramente de junco de totora, uma planta aquática que cresce no lago.

Estas ilhas artificiais possuem uma grande expressão cultural, já que seus habitantes têm uma história de cerca de 3.000 anos de idade, fazendo desta uma das civilizações mais importantes da América do Sul. O povo uros é responsável por esta obra-prima da engenharia e aqui vamos falar tudo sobre isso!

Se você está organizando sua viagem ao Peru com os atrativos mais autênticos do país, então as Ilhas Flutuantes de Uros deveriam, definitivamente, estar em sua lista. Assim que você estiver no barco, você ficará maravilhado com a beleza natural do lugar e, mais tarde, ficará fascinado com a expressão cultural do povo local.

História do povo uros

A origem dos habitantes destas famosas ilhas flutuantes se dá a milhões de anos atrás, muito antes dos Incas. No entanto, não há uma documentação exata que indique a natureza desta civilização, embora acredite-se que sejam descendentes das primeiras culturas do planalto andino.

O povo uros costumava viver nas margens do Lago Titicaca e, mais tarde, migraram para estas ilhas artificiais devido às incertezas políticas daquele tempo, a centenas de anos atrás. Desde então, eles têm vivido nestas maravilhosas ilhas de totora, tentando evitar qualquer contato com os inimigos.

Os uros falavam um idioma diferente, que foi perdido devido à integração das culturas Inca e Aymara. Hoje em dia, alguns deles falam aymara e outros quéchua. Durante os tempos pré-colombianos, eles costumavam viver da colheita do junco de totora para a manutenção das ilhas, da pesca e da caça de aves.

Atualmente, existem cerca de 100 ilhas de junco de totora no Lago Titicaca e cerca de 1.800 pessoas vivem nelas. As Ilhas Uros possuem um ambiente cultural muito rico, onde a maioria de suas tradições tem sido preservadas por centenas de anos.

As Ilhas Flutuantes ao longo do tempo

Estima-se que os uros habitam estas terras desde 3.700 anos atrás, como mencionamos antes, eles construíram uma cidade flutuante móvel para escapar de seus inimigos. No entanto, os Incas descobriram, mais tarde, sobre este segredo de longa data do Lago Titicaca e forçaram muitos à escravidão, assim como os espanhóis também fizeram.

Como você já sabe, estas ilhas artificiais estão localizadas no lado peruano do Lago Titicaca, a poucos quilômetros da cidade de Puno. No entanto, esta utopia flutuante inicialmente era localizada próximo ao centro do lago, mas devido à uma tempestade devastadora em 1986, eles tiveram de se mudar para mais próximo da margem.

A totora é uma planta endêmica do lago usada para muitos propósitos. Além de ser o principal elemento da construção das ilhas, pois os uros conseguiram implementar este material natural para a construção de suas casas e barcos.

Embora os ilhados costumassem viver uma vida simples baseada em recursos naturais do lago e de seus arredores, hoje em dia eles têm se adaptado a um estilo de vida mais moderno, embora mantenham suas tradições profundamente enraizadas em várias gerações.

As Ilhas Flutuantes de Uros se configuram como uma importante atração turística nos dias de hoje, uma iniciativa que começou no início do século XXI. Atualmente, a principal fonte de renda do povo uros é o turismo, um movimento que também melhorou suas instalações sanitárias e os permitiu abraçar tecnologias modernas.

Como as Ilhas Flutuantes Uros foram construídas?

De fato, estas ilhas feitas de junco de totora, certamente, são uma obra-prima da engenharia, especialmente considerando há quanto tempo as construções originais foram feitas. Cerca de 7 famílias vivem nessas ilhas artificiais e cada uma delas está encarregada da construção e da manutenção das mesmas.

Para fazer uma ilha, eles criam uma camada base feita de raízes de totora, que cresce em abundância ao longo do lago. O povo uros está imbuído de colher a planta para, mais tarde, amarrá-las e empilhar várias camadas desta rede no topo da base de raiz de totora.

Estas ilhas flutuantes estão ancoradas no fundo do lago com cordas e estacas de eucalipto. A base tem cerca de dois metros de espessura, razão pela qual exige muito esforço e tempo para ser construída.

No entanto, estas ilhas precisam passar por manutenção semanal ou mensalmente dependendo da estação do ano, já que os juncos de totora começam a apodrecer e, eventualmente, se desintegrar. Cada ilha pode durar até 30 anos se feitas as manutenções constantes, adicionando novas camadas do junco de totora uma vez por semana durante as estações chuvosas e uma vez ao mês durante os períodos de seca.  

Como visitar as Ilhas Flutuantes de Uros

Para aqueles que estão se perguntando como visitar as Ilhas Flutuantes de Uros, existem diferentes formas para fazê-lo. Dependendo do tipo de experiência que você gostaria de ter ou da sua disponibilidade de tempo, você pode visitar estas ilhas artificiais com estas opções:

1. Tour de meio período pelo Lago Titicaca

Caso você tenha um tempo limitado, mas ainda queira ver o melhor do Lago Titicaca durante sua curta estadia, aqui está uma opção que pode te ajudar com isso.

O Tour de Meio Período pelo Lago Titicaca te levará pelas vastas águas azuis do lago navegável mais alto do mundo, permitindo que você explore as ilhas de Uros e Taquile.

A experiência pode ser organizada para a manhã ou tarde, te dando tempo para explorar a cidade e duas das principais atrações no lago em um dia.

2. Tour Completo de 1 dia pelo Lago Titicaca

Para aqueles com um pouco mais de tempo em Puno, aqui temos um tour de barco que te levará para conhecer toda a expressão cultural do Lago Titicaca em um dia.

Este Tour de 1 dia pelo Lago Titicaca irá te permitir mergulhar nesta maravilha natural e seus atrativos sem perder nenhum detalhe. Nesta ocasião, você poderá conhecer o renomado artesanato da Ilha Taquile, as impressionantes Ilhas Flutuantes de Uros e uma das maiores ilhas do lago, a Amantani.

3. Hospede-se nas comunidades do Lago Titicaca

Esta é a forma mais íntima de mergulhar na expressão cultural do Lago Titicaca. Neste contexto, você poderá se hospedar em uma das ilhas e aprender sobre suas rotinas diárias.

Na experiência de se hospedar no Lago Titicaca, você poderá explorar Amantani, Taquile e as ilhas Uros. Você aprenderá sobre as tradições e costumes locais, assim como fará parte das atividades rotineiras como pescar, colher junco de totora e muito mais.

Gostaria de vivenciar as Ilhas Flutuantes de Uros? Entre em contato com nossos especialistas e venha conhecer o vasto Lago Titicaca como um expert local.

A Viagens Machu Picchu faz questão de providenciar tudo que você precisa para uma experiência autêntica no Peru. Se você está animado para saber o que mais fazer no antigo país dos Incas, então confira nossos pacotes e comece a planejar a viagem da sua vida!