Viagens Machu Picchu
Dicas e recomendações

Mistura, Feira maior Gastronômica da America Latina, Peru

Feira Gastronômica Mistura | Festividades do Peru, Cusco, Lima

Onde é a Feira Mistura Peru?

A feira Mistura acontece em Lima, no Campo de Marte.

Quando é a Feira Mistura em Lima?

A Feira Mistura acontece todos os anos na primeira metade do mês de setembro.

Como é a Feira Mistura?

Uma das maiores feiras gastronômicas da América Latina, a Mistura, reflete a enorme diversidade na produção peruana de alimentos em todas as regiões do país, assim como a estreita relação do homem do campo com a sagrada Mãe Terra ou Pachamama. No Peru estão presentes 84 dos 104 ecossistemas existentes na Terra. A fartura e a grandiosidade desta festa confirmam a gratidão da mãe natureza frente ao grande respeito e tributos prestados pelo homem peruano desde tempos ancestrais. 

Nesta disputada feira são mais de 350 produtores de todo o país, mais de 50 restaurantes e uma infinidade de barracas que oferecem infinitas opções, para todos os gostos e bolsos, além de bebidas e sobremesas, uma excelente oportunidade para conhecer o melhor da cozinha peruana. 

Na Mistura você poderá degustar dos mais famosos pratos típicos do país, como o Ceviche, a Pachamanca, e o Ají de Galinha. A cozinha peruana apresenta não só a fusão da culinária espanhola com os costumes das antigas culturas indígenas do país, mas também deixa evidente as fortes influências africana, chinesa, italiana, árabe e japonesa em seus pratos. 

Além de produtos e pratos típicos na Mistura acontecem também concursos para a eleição dos melhores profissionais em diversas modalidades, além de apresentações de arte e música. Aí se encontram ainda delegações de diversos países, além de chefes de renome de diversas partes do mundo. 

História da Feira Gastronômica Mistura de Lima:

A primeira edição da Feira Gastronômica Mistura ocorreu no ano de 2008 através dos esforços que totalizaram mais de um ano de trabalho e resultaram na criação da Apega, a Sociedade Peruana de Gastronomia

Nesta primeira edição foram mais de trinta mil visitantes e depois disso a Mistura só cresceu até se transformar no que é hoje, o maior evento do gênero do país e um dos maiores do continente. Amada pelo público e muito respeitada pela mídia e pela crítica especializada, a feira apresenta hoje uma grande estrutura e grande organização, o que somente é possível através de parcerias estratégicas com produtores e sindicatos.

Veja nosso pacote de experiências gastronômicas no Peru, incluindo aulas com chefs de cozinha peruanos.

Festividade de Cruz Velacuy em Cusco

Onde é a Festa de Cruz Velacuy?

A Cruz Velacuy acontece na cidade de Cusco e demais cidades da região.

Quando é a Festa Cruz Velacuy em Cusco?

Esta festa acontece no dia 3 de maio.

Como é a Festa Cruz Velacuy no Peru?

A Cruz Velacuy ou Festa da Cruz tem início na noite do dia 2 de maio, onde os fiéis católicos trazem as cruzes instaladas no alto das montanhas para a celebração do dia seguinte. Nesta data estas cruzes são enfeitadas e colocadas em um lugar de destaque, em igrejas ou residências. 

Normalmente existe uma pessoa responsável por organizar um altar, assim como as atividades que serão realizadas neste dia, além de distribuir comidas e bebidas aos participantes. De acordo com o costume andino, esta pessoa atua como voluntária e custeia os gastos relacionados com recursos próprios. Missas são celebradas e no final do dia as cruzes são levadas a seus lugares de origem.

História da festividade:

A festividade assumiu as características atuais a partir do século XVIII. Anteriormente era realizada apenas no âmbito familiar. A cruz foi introduzida no Peru pelos missionários católicos na época da conquista e de certa forma foi bem assimilada pelos Incas pelo fato de significar algo positivo e possuir quatro pontas, algo que podiam associar facilmente devido ao conceito utilizado na organização do Império Inca (o Tawantinsuyo, ou o império dos quatro cantos do mundo, em tradução livre do idioma Quéchua). 

Após a invasão, os sacerdotes católicos substituíram os ídolos Incas pelo símbolo da cruz, inclusive instalando cruz no alto das montanhas, pois estas montanhas (apus) também eram objeto de adoração.