Onde acontece a Festa Santuranticuy no Peru?
Ocorre na histórica Plaza de Armas de Cusco, o coração da sagrada capital do chamado Tawantinsuyo (o império dos quatro cantos do mundo em tradução livre do idioma Quéchua), centro político, religioso e cultural da civilização Inca.
Quando é a Santuranticuy no Peru?
O Santuranticuy é realizado todos os anos na véspera de Natal, no dia 24 de dezembro.
Como é a celebração Santuranticuy no Peru?
Como uma das representações mais autênticas e singulares da cultura andina, a feira natalina de Santuranticuy realizada todos os anos na véspera de Natal na praça principal da cidade de Cusco expõe o trabalho de artesãos de toda a região. O Santuranticuy (venda de santos ou imagens na tradução livre) oferece uma enorme gama de produtos em madeira, pedra, couro e prata, esculturas e pinturas relacionadas à data em questão, além dos famosos Menino Jesus (ou Niño Manuelito), objeto este que assume uma posição central no evento.
História da Santuranticuy Peru:
A origem do Santuranticuy é de data incerta, porém não é uma festa que se origina na época Inca, mas sim na colônia. Alguns documentos ou crônicas do século XVII fazem referência ao costume espanhol e às práticas utilizadas pelos europeus na evangelização e catecismo onde introduzem as ideias sobre o Natal e sobre o Menino Jesus. Desde então o sincretismo marca este importante evento cusquenho, que ainda mantém uma série de costumes e tradições andinas autênticas. Um espetáculo imperdível.
Onde acontece a festa do Senhor dos Tremores Peru?
A festa do Senhor dos Tremores é celebrada na cidade de Cusco.
Quando é a Festa do Senhor dos Tremores Cusco?
Esta festividade ocorre anualmente entre a segunda quinzena de março e primeira quinzena de abril.
Como é a celebração do Senhor dos Tremores?
A festa cristã mais importante da cidade de Cusco Machu Picchu, o dia do padroeiro da cidade, o Senhor dos Tremores ou Senhor dos Terremotos, o “Taytacha Temblores” como é chamado pelos cusquenhos reúne uma verdadeira multidão na Plaza de Armas e proximidades.
Uma vez ao ano a imagem sai da catedral para percorrer as principais ruas do centro histórico, fazendo paradas nos diversos altares montados durante o trajeto. Participam representantes de todas as instituições da cidade e autoridades. A procissão culmina com a bênção do Cristo Negro a todos os fiéis. Ao contrário do que se pensa, a escultura adquiriu uma tonalidade escura devido à exposição por séculos à fumaça das velas que queimaram noite e dia bem próximas à imagem.
História do Señor de los Temblores:
A imagem do Senhor dos Tremores é uma escultura de grandes proporções do Cristo da Boa Morte, um Jesus crucificado e teria sido um presente do Rei Carlos V da Espanha ao povo cusquenho. Existem outras versões, porém não são confirmadas.
Esta imagem sempre ocupou uma pequena capela lateral na catedral de Cusco, sem muito protagonismo, até que durante o grande terremoto do ano de 1650 que destruiu praticamente toda a cidade a imagem foi retirada da igreja que estava desmoronando e, segundo contam os moradores, ao levá-la ao centro da Plaza de Armas o terremoto se deteve. Desde este episódio a imagem é considerada milagrosa e acredita-se que protege a cidade dos terremotos.
Veja as nossas informações de Machu Picchu Curiosidades