Viagens Machu Picchu
Dicas e recomendações

Festa do Senhor de Qoyllority | Festividades do Peru, Cusco

Festividade do padroeiro Senhor de Qoyllority | Festividades do Peru

Onde é a Festa do Senhor de Qoyllority Peru?

A festa do Senhor de Quyllurit'i acontece na província de Quispicanchis, distrito de Ocongate.

Quando acontece essa festa típica peruana?

Esta festividade ocorre em uma data móvel, entre os meses de maio e junho anualmente.

Como é a festa do Senhor de Qoyllority?

Considerada uma das maiores peregrinações do continente a festa do Senhor de Quyllurit'i atrai milhares de pessoas todos os anos. De caráter religioso cristão o evento apresenta um grande sincretismo, na fusão da fé católica e dos antigos costumes indígenas ancestrais. A festividade consiste em uma caminhada em procissão até o pé do Nevado Ausangate, a 4.700 metros sobre o nível do mar. As temperaturas são negativas neste local. 

Acompanham esta procissão fogos de artifício, músicos, bailarinos e uma série de pessoas fantasiadas de personagens míticos, como os Chauchos, Qollas, Pabluchas e Ukukus. Estes mesmos personagens bailarinos são responsáveis pela organização e ordem durante a festa, um costume comum entre os povos andinos. No dia principal da festividade os camponeses partem rumo ao cume da montanha (6.362 metros sobre o nível do mar) em busca da chamada “estrela da neve”. 

Na volta carregam pesados blocos de gelo nas costas até seus povoados de origem com o objetivo de regar suas lavouras de forma simbólica com a água tida como sagrada proveniente do Ausangate.

História desta celebração:

A festa tem origem em uma lenda que conta que um pequeno garoto chamado Marianito, filho de pastores, se encontrou com o Menino Jesus e tornou-se seu amigo. Marianito então apareceu com vestimentas luxuosas, fato este que despertou a desconfiança de seus pais que pediram ajuda ao padre. Na tentativa de capturar o estranho amigo do garoto, Marianito falece e em uma pedra aparece a imagem de Jesus. 

Apesar do contexto cristão a festividade reúne uma simbologia tipicamente andina, como a adoração às montanhas (apus), à mãe terra (pachamama), à fertilidade e às forças da natureza.

A cerimônia de Warachikuy

Onde acontece a festa de Warachikuy Cusco?

O Warachicuy acontece nas megalíticas ruínas de Sacsayhuaman, na cidade de Cusco.

Quando é a festa de Warachikuy?

A festividade é realizada anualmente no terceiro domingo do mês de setembro.

Como é esta celebração?

A encenação do Warachicuy, realizada atualmente com mais de 1500 atores, tem origem no período Inca. A cerimônia tinha por objetivo colocar à prova as habilidades e destrezas dos jovens cusquenhos, na passagem da adolescência para a idade adulta. Participavam somente os homens, de 18 a 20 anos de idade.

A palavra Warachicuy, poderia ser traduzida de forma livre do Quéchua como “cueca” ou “calça”. A celebração atual foi estruturada e roteirizada por diversos especialistas e está a cargo do Colégio Nacional de Ciências de Cusco desde o ano de 1969. A festa se divide em três partes: a primeira como parte ritual, de adoração e oferenda às divindades Incas; a segunda traz as competições propriamente ditas, com provas e combates; e a terceira apresenta as músicas e danças guerreiras Incas.

História desta festa tradicional peruana:

Na época Inca o ritual era executado com algumas diferenças: hoje consiste em uma encenação, uma representação simbólica. No passado o Warachicuy acontecia juntamente com o Cápac Raymi, nas comemorações do ano novo andino, juntamente com o solstício de verão nos dias 21 ou 22 de dezembro. 

Era de estrema importância para as questões militares, pois era uma forma eficiente de selecionar soldados ao exército Inca. O ritual ocorria na atual Plaza de Armas onde se sacrificavam cem lhamas. Posteriormente estes animais eram queimados e suas cinzas jogadas em rios para que, em caminho ao mar voltassem ao criador supremo, o deus Viracocha.

Confira as nossas informações sobre Matchu Picchu.