Viagens Machu Picchu
Dicas e recomendações

O que conhecer na cidade de Cusco?

O que conhecer na cidade de Cusco?

Se você está planejando conhecer Machu Picchu, com  certeza já ouviu falar que primeiro se chegará a cidade de Cusco, e não só isso, como possivelmente já te disseram também que é importante ficar alguns dias em Cusco para se aclimatar a altitude, não é mesmo? 

Porém, nós preparamos muitos outros motivos para que você fique em Cusco não apenas para se aclimatar mas também para mergulhar em suas riquezas culturais e históricas, cheias de encanto. 

A capital do império Inca

Acredita-se que a cidade de Cusco tenha sido fundada pelo primeiro imperador inca Manco Cápac, no século XIII. Segunda a lenda, Manco Cápac foi enviado pelos deuses para procurar um lugar perfeito para estabelecer um império e encontrou o lugar que hoje conhecemos como Cusco. 

Cusco é a cidade mais icônica do país, esse lugar mágico foi nada mais e nada menos do que a capital do império Inca, de onde os principais Incas governaram todo o Tawantinsuyo. 

Cusco e seus arredores, está cheia de construções Incas, que gravaram nesta cidade parte de sua história e grandiosidade. 

A cidade era fortificada, os Incas desenvolveram caminhos para chegar e sair da cidade, por isso aqueles que queriam chegar a Cusco desde o Antisuyo passava por um centro de controle chamado Puca Pucara. 

O Tawantinsuyo era divido em quatro regiões, o Antisuyo, o Chinchaysuyo, Contisuyo e Collasuyo, essas regiões estavam dividas entre os países que são hoje: Bolívia, Chile, Equador, Argentina e Colômbia. Sendo Cusco o centro deste impressionante império. 

Como chegar em Cusco? 

Primeiramente, saiba que não há voos diretos para a cidade de Cusco, isso porque o controle migratório está no aeroporto de Lima, então mesmo que você compre um voo “direto” para Cusco sempre haverá uma escala em Lima, mas não se preocupe, pois o voo de Lima a Cusco tem a duração de uma hora.

 Mesmo que a distância entre Cusco não seja tão grande, não é recomendado realizar esse trajeto em ônibus, isso porque a viagem pode durar mais de 22 horas. 

As companhias aéreas que realizam o trajeto Brasil - Lima - Cusco, são: 

  • Latam (geralmente com escala em Lima)

  • Avianca (pode ter escala na Colômbia e em Lima)

  • Sky Airlines (Com escala em Lima)

  • Copa Airlines (com escala no Panamá e em Lima

  •  Aerolíneas Argentinas (com escala na Argentina e em Lima)

  • BOA - Boliviana de Aviación (com escala na Bolívia e em Lima)

Atenção, antes de contratar voos com qualquer uma dessas companhias aéreas, verifique com antecipação de onde saem esses voos, horários e países em que serão as escalas. 

Os lugares imperdíveis para conhecer em Cusco  

  1. Plaza de Armas - Além de sua importância histórica, a praça central da cidade de Cusco é um dos mais importantes pontos turísticos da cidade. É daqui que sai praticamente todos os tours, é próximo a praça também que se localiza os melhores hotéis e restaurantes da cidade. Esse lugar foi o palco do apogeu da civilização Inca e também de sua queda com a morte do último Inca, Túpac Amaru II em 1781 nesse mesmo lugar, além disso, acontece nesse lugar umas das representações culturais mais importantes, o festival Inti Raymi, a festa do sol. 

  2. O centro histórico de Cusco - Considerado também uma zona monumental na cidade, foi também declarado em 1983 como patrimônio cultural da humanidade pela UNESCO. O centro histórico inclui as ruas de pedras Incas, muros incas que seguem incrivelmente de pé após centenas de anos e terremotos, bairros únicos, igrejas coloniais e conventos, os museus e muitas representações culturais. Passear pelas ruas do centro histórico pode ser uma surpresa encantadora, as igrejas, restaurantes, arquiteturas coloniais, harmonizam entre si e gera uma atmosfera única e inesquecível para todos os visitantes da cidade imperial. 

  3. Qoricancha, o templo do sol - Com certeza, esse é um dos lugares mais imponentes da cidade de Cusco, esse lugar era dedicado pelos Incas ao deus mais importante de sua cultura, Inti, o deus Sol. O complexo desempenhava um papel importante nas celebrações religiosas e em festivais Incas como o Inti Raymi, uma das principais festas religiosas desse povo. Acredita-se que as paredes do templo eram revestidas com placas de ouro maciço, e o interior do templo abrigava uma abundância de artefatos e objetos sagrados, incluindo estátuas, joias e oferendas de ouro e prata. A arquitetura do templo do sol, é impressionante e demonstra a habilidade e dos Incas. O templo foi construído com grandes blocos de pedras, e era o mais rico em quanto a trabalhos em ouro e prata. Hoje esse é um dos principais pontos turísticos de Cusco. 

  1. Convento de Santo Domingo - Provavelmente o santuário sagrado mais importante do império Inca foi o templo do sol que falamos acima, com a conquista, esse templo foi saqueado e teve partes destruídas. Sobre o que sobrou do templo, os espanhóis construíram a igreja e convento de Santo Domingo. Praticamente todos os templos católicos da cidade de Cusco, estão construídos sobre templos incaicos que eram importantes para os povos indígenas. O templo de Santo Domingo, foi o primeiro convento Dominico no Peru, podemos observar claramente como os muros incas e a construção colonial estão amalgamadas. Hoje o lugar recebe centenas de turistas por dia, pois abriga uma grande parte da história, além de ser um museu, ainda desempenha o seu papel de convento e igreja. 

  2. Bairro San Blás - Hoje, esse é o bairro mais famoso de Cusco! Não deixe de conhecer esse bairro durante a sua visita à cidade, pois além de oferecer uma vista privilegiada da cidade oferece também restaurantes únicos, e muita história. O bairro também é o berço das famílias artesãs desde a época inca e até hoje! Ao visitar esse bairro, você verá as incríveis obras de artes dos famosos artesões locais, uma verdadeira representação da cultura local, além disso, encontraram os restos mortais do inca Pachacútec, o inca que ordenou a construção de Machu Picchu. Por isso, historiadores creem que esse lugar era muito importante para a elite inca. 

  3. O arco de santa Ana - Essa construção colonial hoje é um verdadeiro marco do que os povos nativos viveram com a colonização! O arco separava o Cusco espanhol do Cusco nativo, pela paróquia indígena de Santa Ana, ainda hoje de pé, e pelo bairro que antes se chamava Carmenca. Além de ser um marco histórico, esse lugar oferece uma vista privilegiada de Cusco, se tornando um dos pontos mais procurados por turistas de todas as partes. 

  4. Catedral de Cusco - A catedral, é uma das construções mais significativas da época colonial! Foi construída em cima do antigo palácio do Huiracocha, principal deus Inca. Foi preciso mais de 100 anos para que a construção desse lugar fosse finalmente concluída. A importância cultural e religiosa desse lugar é única! Não deixe de visitá-la durante sua estadia em Cusco e se surpreenda. 

  5. Fortaleza de Sacsayhuaman - Essa é uma das construções arquitetônicas inca mais impressionante, a fortaleza possui três muros grandes, construídos em forma de zigue zague. Cada muro está formado por grandes blocos de pedras trabalhados para estarem encaixados perfeitamente. O fim dessa construção, segue sendo um grande mistério, mas historiadores especulam que foi construída para proteger a cidade de Cusco dos inimigos que poderiam tentar invadir. Mais que isso, essa fortaleza é o símbolo da resistência do povo andino contra os espanhóis. Isso porque, o povo indígena lutou durante vários meses contra o exército espanhol nesse lugar. Hoje a fortaleza é visitada por centenas de turistas, é considerada Patrimônio cultural da humanidade pela UNESCO. 

  6.  A pedra dos 12 ângulos - Localizada na rua Hatun Rumiyoc, a pedra de 12 ângulos é o grande exemplo da complexidade da engenharia inca. Essas construções com pedras perfeitamente encaixadas sem o uso do cimento, seguem de pé até hoje, após séculos.

  7.  O mercado de San Pedro - Esse é o mercado mais tradicional de Cusco. É o lugar perfeito para ter experiências com os locais, além de conhecer mais sobre a gastronomia e as variedades de alimentos, como pães, frutas, batatas, verduras e muitos outros.

 Separamos alguns dos mais incríveis lugares na cidade, para aqueles que não sabem o que fazer em Cusco, Peru. 

A cidade é incrível e guarda uma das maravilhas do mundo moderno, a cidade perdida dos Incas Machu Picchu, porém não é somente isso que irá te encantar nessa região. 

Centenas de sítios arqueológicos, atrações culturais, povos carismáticos e comida típica, estão esperando por você! 

O que preciso saber antes de conhecer os principais pontos da cidade? 

Cusco fica a mais de 3.300 metros acima nível do mar, lembre-se de tirar um ou dois dias para se aclimatar. 

Não é somente esses os sítios arqueológicos na cidade de Cusco, todos eles são tão incríveis quanto os que foram mencionados. 

Para conhecer a maioria dos sítios arqueológicos em Cusco, se necessita um boleto turístico que dá acesso a estes, apenas apresentando. 

No city tour oferecido pela Operadora Viagens Machu Picchu está incluso a maioria dos locais mencionados e outros mais, além disso, cada cliente recebe o seu boleto turístico de Cusco no início do tour. É uma oportunidade única de conhecer a maioria dos locais mais icônicos da cidade. 

Cusco é uma cidade fascinante, oferece uma combinação de história, cultura e paisagens deslumbrantes. Hoje, é um destino turístico popular e atrai milhares de visitantes todos os anos, não deixe de tirar um tempo para conhecer essa mágica cidade. Entre em contato conosco, tire as suas dúvidas e programe já um itinerário junto aos nossos agentes de viagens especializados.