Viagens Machu Picchu

Você já ouviu falar deste destino? Afinal, o que são Linhas de Nazca? Em resumo, são figuras gigantes, chamadas geoglifos, desenhadas a centenas de anos atrás pela antiga civilização Nazca, no chão do deserto que leva o mesmo nome. Os desenhos das Linhas de Nazca no Peru, incluem peixes, aves, entre eles beija-flores,, plantas, seres antropomórficos, animais amazônicos, andinos e costeiros, como macaco, aranha e outros,

Em 1926 iniciaram-se pesquisas e se publicaram informações arqueológicas sobre estas linhas, chamadas até então de "caminhos Incas", porém obteve-se grande notoriedade apenas em 1941, quando o professor norte-americano Paul Kosok anunciou sua "descoberta": o maior calendário astronômico do mundo. Maria Reiche, uma pesquisadora alemã, começou um estudo detalhado e mensuração desses geoglifos. Assim, ela se tornou a estudiosa mais dedicada e focada destes Pampas peruanos, descobrindo muitas novas formas e linhas.

Cultura Nazca:

Esta cultura se fez famosa pelos renomados geoglifos de Nazca, no entanto, também possui uma das mais belas cerâmicas e produções têxteis do antigo Peru. Também destaca-se por sua arte com plumas, seus aquedutos subterrâneos e as tenebrosas cabeças de troféu.

Seu declínio e desaparecimento subsequente é, provavelmente, devido à seca permanente causada pelo fenômeno El Niño, que atingia a costa peruana e também por invasões e guerras com outros grupos étnicos. 

Onde ficam as Linhas de Nazca?

A maior concentração de linhas, conhecidas como Linhas de Nazca estão ao sul do Peru, nos Pampas de San José, a 440 quilômetros ao sul de Lima, no Vale do Engenho, embora existam muitos outros na área de Palpa (norte de Nazca).

Qual o significado das Linhas de Nazca? 

Acreditam que as linhas eram caminhos sagrados que deveriam ter sido percorridos em rotas de peregrinação, enquanto os trapézios formavam praças cerimoniais. Paul Kosok e Maria Reiche levantaram estas hipóteses de que as linhas estariam relacionadas com as constelações, os solstícios e os equinócios, e que o seu objetivo era o de servir como um enorme calendário astronômico

Outros pesquisadores sinalizam que as figuras descrevem danças coreografadas de caráter sagrado ou que são imagens alucinadas por xamãs locais, também como parte de um ritual para invocar divindades para atrair as águas das chuvas, e assim, a fertilidade.

Como chegar nas Linhas de Nazca? 

Estão localizadas na região de Ica, porém para chegar até lá é necessário pegar um ônibus em Lima, em uma viagem que dura aproximadamente 6 horas. 

Como ver as Linhas de Nazca?

É possível visualizar as linhas por um mirante, que fica na rodovia Panamericana ou, para ver melhor, realizando um sobrevoo nas Linhas de Nazca. O avião decola do aeroporto de Nazca, e os valores dos sobrevoos dependem da empresa contratada, variando entre US$ 90 e US$ 100 (dólares americanos) por um voo de 30 a 45 minutos. O melhor horário é entre 8h e 10h30, porém com possibilidades de neblina no início da manhã.

As linhas, desenhadas no deserto de Nazca, foram declaradas Patrimônio Mundial da Unesco em 1994. 

Como é o clima em Nazca?

É uma região de clima mais estável, por ser um dos lugares mais áridos da América do Sul e, sendo assim, quase nunca chove. As temperaturas variam de 20ºC a 35ºC durante o verão e podem chegar a 5ºC durante o inverno.