Viagens Machu Picchu

Principais Atrações

Principais Atrações

10 Atrações de Machu Picchu: conheça todos os detalhes!

Machu Picchu, a principal atração turística do Peru e uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno, foi um importante complexo na época do Império Inca. Assim como vários outros centros construídos por essa antiga civilização, Machu Picchu também tinha funções dentro da sociedade. 

Muitos centros urbanos da era inca eram utilizados com fins religiosos, militares, administrativos, para culto, entre outras funções. A maioria deles está localizada na região de Cusco, conhecida como a Capital do Império Inca. E assim também é com a cidade perdida de Machu Picchu.

Desta forma, acredita-se que a cidade era usada como um centro religioso, administrativo e com funções militares, servindo para proteger os moradores de ataque de inimigos, devido a sua localização privilegiada. Por estes motivos, ainda hoje é possível diferenciar diferentes recintos dentro de Machu Picchu, cada um com suas características e funções na antiga cidade. 

Agora, vamos te levar para viajar sem sair de casa, e depois, esperamos te apresentar pessoalmente todos os encantos deste e de outros pontos turísticos do Peru. Nossos guias locais e fluentes em português estão ansiosos para te contar tudo sobre a história e cultura inca. Até lá, continue lendo e conheça a fundo todos os detalhes de Machu Picchu!

Neste blog vamos te apresentar as principais atrações dentro de Machu Picchu e todos os seus detalhes. Você vai descobrir todos os mistérios da cidade perdida dos incas e conhecer o lugar como um verdadeiro especialista. 
 

Templo del Condor.

O Condor Andino é uma das maiores aves do mundo, com uma envergadura que pode chegar até 4 metros de comprimento. Para os incas, ela era uma animal sagrado, tido como símbolo da fertilidade e poder. A civilização acreditava que o Condor ia até as nuvens e ajudavam a produzir chuva, fertilizando a terra. Além disso, a ave tinha como missão ser conexão entre deuses e mortais.

Desta forma, não é de surpreender que dentro de Machu Picchu exista um recinto com o formato dessa ave tão importante. O Templo do Condor em Machu Picchu, é um perfeito exemplo de como a arquitetura inca se integrava aos elementos da natureza. Segundo estudiosos, o lugar era usado para castigos e sacrifícios já que ali foi encontrado uma espécie de calabouço.
 

Palacio Real y Acllawasi.

Este palácio é a maior estrutura e está localizado no setor residencial de Machu Picchu, em um lugar privilegiado dentro da cidadela. Por estes motivos e também por suas técnicas de construção utilizando alvenaria fina e estilo arquitetônico rebuscado, acredita-se que era uma residência real, possivelmente era casa do governante Pachacutec.

Na mesma região está o recinto chamado Acllahuasi, uma estrutura que teria sido construída para abrigar as virgens que se dedicavam à religião. 
 

Templo do Sol.

Este recinto possui características semelhantes à Qoricancha, o Templo do Sol situado em Cusco e por este motivo deduz-se que também tenha sido um local de adoração ao Deus Sol, principal divindade inca.

O Templo do Sol em Machu Picchu foi erguido sob uma caverna de pedra natural e possui três janelas: duas delas permite a entrada de luz solar durante o solstício de inverno e verão e a terceira possui várias perfurações no seu entorno, onde provavelmente ficavam pedras preciosas. Esta terceira janela ficou conhecida como “Janela da Cobra”.
 

Praça Sagrada.

A praça é rodeada pelas principais construções de Machu Picchu, como templos e residências. Ela separa o setor residencial do setor funcional da cidade perdida dos incas. Historiadores teorizam que o lugar tenha sido utilizado como um centro de culto.
 

Intihuatana.

Este é o ponto mais alto da cidade de Machu Picchu, é uma pedra esculpida considerada uma espécie de relógio solar, já que a luz do sol coincide na pedra em todas as estações do ano. 

Acredita-se que os incas utilizavam Intihuatana no dia mais curto do ano, no solstício de inverno, para implorar ao Deus Sol para não os abandonarem e ali faziam sacrifícios e oferendas. 
 

Templo das Três Janelas.

Este seria um importante templo na era inca, pois simbolizava os mundos Hanan Pacha, Kay Pacha e Ukju Pacha. Escavações aqui realizadas permitiram encontrar artefatos religiosos em seu interior, o que mostra ainda mais a sua importância. 
 

Tumba Real.

Apesar de ser uma tumba e de ter sido feita com pedras perfeitamente esculpidas, nenhum corpo foi encontrado no local, mesmo acreditando se tratar de uma tumba onde ficavam múmias hierárquicas de Machu Picchu. 

O edifício conta com um grande altar com dois níveis e uma escada talhada em rocha natural. 
 

A Pedra Sagrada.

Este pedra tem formato de uma das montanhas localizadas nos arredores de Machu Picchu, a Montanha Putucusi, que fica logo atrás dela. Os incas adoravam as montanhas, assim como outros elementos da natureza, acreditando que elas eram espíritos chamados Apus. 

A utilização dessa estrutura ainda segue um mistério, já que especialistas não a  decifraram. A teoria é que talvez tenha servido para fins cerimoniais.
 

A Cabana do Vigia.

Esta pequena construção tem vista estratégica para toda a cidade de Machu Picchu e está localizada ao lado do cemitério. Pode ter sido utilizado para controlar o acesso ao santuário Inca, como um centro administrativo. 
 

 A Ponte Inca.

Uma pequena e simples plataforma de madeira que provavelmente era utilizada para entrar em Machu Picchu para quem estava na Trilha Inca. É uma ponte levadiça inca que está a 300 metros acima do vale. O visitante tem a chance de vê-la a partir de um mirante, pois não é permitido ir até ela. 

Incrível, não é?! Machu Picchu, ainda nos dias de hoje, segue sendo um mistério em muitos aspectos. Ela guarda muitos segredos e histórias da era inca e nos permite decifrar e imaginar como era a vida neste período tão distante e diferente. Sua energia é única, não dá para negar, todo visitante consegue sentir. 

Estas são apenas algumas atrações dentro de Machu Picchu, pois todo o complexo conta com mais de 200 estruturas, que apesar de terem sido abandonadas, resistem ao tempo e permanecem quase intactas. 

Nós, da Viagens Machu Picchu, como especialistas em destinos no Peru, queremos te apresentar estas e outras belezas históricas peruanas e por isso preparamos roteiros de viagens simplesmente imperdíveis. Nossa equipe também está à sua disposição para preparar uma viagem inteiramente personalizada para você. Entre em contato e começa a planejar a sua viagem para o Peru. 
 

Sugestões de Pacotes