Viagens Machu Picchu

Huaraz, que também é conhecida como a “Suíça Peruana”, possui nevados, glaciares, lagoas, vales, praias, fauna e flora singulares. Localizada no distrito de Ancash, possui uma geografia que impressiona por seus elevados picos, como o nevado Huascarán, com seus 6.768 metros de altitude, centenas de lagoas, fascinantes vales, como o Callejón de Huaylas e trilhas rodeadas de eucaliptos, atravessando a Cordilheira dos Andes e chegando aos restos arqueológico de Chavín de Huántar. Esses lugares em Huaraz são um pequeno exemplo da grandeza cultural do turismo no Peru, destino que lhe proporcionará muitas emoções.

A melhor forma de chegar a Huaraz, no Peru, é de ônibus, partindo da cidade de Lima, em uma viagem que demora, aproximadamente, 8 horas, e por isso os turistas optam por fazê-la a noite. A melhor época para fazer trekkings em Huaraz é entre abril e outubro, quando o clima é mais estável.

Não esqueça que é importante fazer aclimatação, pois a Cordilheira Branca, onde se encontram os principais pontos turísticos de Ancash e região, é a cordilheira tropical mais alta do mundo, e isso pode fazer com que você tenha alguns sintomas do mal da altitude.

Tempo recomendado de estadia em Huaraz

Para que você conheça as principais atrações de Huaraz, como alguns lugares históricos e ainda queira fazer os passeios imperdíveis da região, como o nevado e as lagoas, recomendamos que fique de 3 a 4 dias na cidade.

Veja abaixo os pontos turísticos a serem visitados em Huaraz.

PRINCIPAIS ATRAÇÕES

Ancash e Huaraz | Guia de viagem | Laguna 69, Peru

Parque Nacional Huascarán.

Esse certamente é o lugar que atrai a maioria dos visitantes para Huaraz. E o motivo é fácil de compreender: o parque possui   uma beleza de tirar o fôlego, e pode ser considerado facilmente como um dos lugares mais lindos do Peru. Se você desejar encher os pulmões de ar puro e gosta de aventuras em meio a natureza, esse é o destino perfeito. Formado pela primorosa combinação da Cordilheira Branca com as belíssimas lagunas azuis, o parque é uma atração imperdível de Huaraz. Tem impressionantes 340 mil hectares de área e abriga cerca de 660 geleiras, 300 lagoas de origem glacial e biodiversidade exuberante. Números tão exorbitantes quanto a beleza da região. Para os que estão ansiosos para conhecer as principais atrações do Parque Nacional Huascarán, terão a oportunidade de realizar caminhadas leves, trekkings, escaladas e atividades de montanhismo em geral.

Foi criado em 1975 e declarado Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco em 1985.

Ancash e Huaraz | Guia de viagem | Laguna 69, Peru

Nevado Pastoruri.

Pesquisadores dizem que este impressionante glaciar está derretendo por conta do aquecimento global. A projeção é que em cerca de 15 a 20 anos, suas geleiras estejam totalmente derretidas, deixando à mostra as pedras que o formam. E, por conta disso, hoje não é mais permitido subir e caminhar sobre ele.

Esse glaciar está a 5.000 metros de altitude e é rodeado por outras montanhas e picos. Para chegar nele, é necessária uma caminhada de três quilômetros, o que também é uma atração espetacular. Trata-se de um passeio especial. Durante o trajeto você ficará encantado com a energia da região e toda sua beleza e imponência.

Ancash e Huaraz | Guia de viagem | Laguna 69, Peru

Laguna 69.

Uma das mais impressionantes lagoas de Huaraz e, por isso, a mais origem procurada. Por sua origem glacial, o tom de seu azul é único e profundo, apresentando uma beleza esmerada, que é uma verdadeira obra prima. Apostamos que as me viagem serão realizadas por lá.

Para presenciar essa formosa lagoa, é necessário passar por uma trilha um tanto quanto desafiadora. Porém com esforço, paciência e boa vontade, durante a caminhada será recompensado com uma vista inesquecível. Fora aquela sensação de superação e dever cumprido. Essa combinação de sensações tem feito muito sucesso entre os visitantes brasileiros, que esbanjam energia.

Veja aqui em nosso Blog Viagens Machu Picchu dicas para fazer trilhas no Peru.

.

Ancash e Huaraz | Guia de viagem | Laguna 69, Peru

Laguna Llanganuco.

Aos pés do monte de Huascarán, são duas lagoas que se formam, conferindo ainda mais graciosidade ao lugar. A lagoa que se tem acesso é a Chinancocha, também considerada a mais bonita. Também de origem glacial, suas águas exibem um azul esverdeado radiante. Esse é um passeio clássico para quem visita o parque. E é possível ainda realizar passeios de barquinho a remo - uma excelente pedida para quem quer criar um clima mais romântico e tornar a viagem memorável.

Huaraz é mais uma joia que o Peru oferece aos seus visitantes. Muitas vezes, pode acabar não sendo considerada no roteiro, devido à divulgação de lugares mais famosos como Cusco, Lima e Machu Picchu... Mas, como apaixonados pelo Peru e apaixonados em proporcionar a melhor experiência para brasileiros no país dos Incas, a Viagens Machu Picchu assume um compromisso com você, de te apresentar todos os cantinhos dessa terra tão especial e te inspirar a viver grandes aventuras!

Ancash e Huaraz | Guia de viagem | Laguna 69, Peru

Calle José Olaya.

Esta rua mantém sua estrutura típica e acolhedora, uma vez que não foi afetada pelo terremoto de 1970. Aos domingos a partir do meio dia se realiza um festival gastronómico imperdível para os amantes da culinária.

Nevado Huascarán.

O monte Huascarán é o mais alto do Peru, possuindo dois picos: o pico norte com 6.655 metros, e o pico sul com 6.768 metros de altura. Sua formação é uma bela configuração entre as pedras do monte e as duas lagunas Llanganuco, ostentando uma magnífica paisagem natural.

Apenas como curiosidade, alpinistas e montanhistas do mundo todo têm o gosto de enfrentar as rotas desafiadoras para escalá-lo. Muitas expedições são realizadas subindo por diferentes paredes, ou rotas, para chegar ao cume - a principal conquista ao subir uma montanha.

Ancash e Huaraz | Guia de viagem | Laguna 69, Peru

Cañón del Pato (Huaylas).

O desfiladeiro está entre 1.400 e 1.850 metros de altitude, tem 15 metros de largura e 1000 metros de profundidade. É formado pelo rio Santa em sua passagem pelo Callejón de Huaylas, onde as Cordilheiras Blanca e Negra estão mais próximas uma da outra. Aí foi construída a central hidroelétrica do desfiladeiro do Pato, que abastece norte e centro do Peru.

Cidade de Chacas.

Está localizada na área dos Conchucos, que são reconhecidos por seus telhados de madeira e pela religiosidade de seus moradores. Tem como atrações de destaque a cidade em si, seu belo Santuário de Mama Ashu, sua Cooperativa Don Bosco e seu Museu. Este lugar convence para passar pelo menos um final de semana, para ser apreciado com calma.

Veja algumas opções de pacotes para o Peru, Machu Picchu solicite já seu orçamento.

Ancash e Huaraz | Guia de viagem | Laguna 69, Peru

Museu Arqueológico de Ancash.

Conta com uma importante coleção de esculturas de pedra, pertencente a cultura Recuay e com peças de cerâmica e têxtis que pertenceram às culturas pré-incas, como Chavín, Huaraz, Mochica, Wari e Chimú.

Santuário do “Senhor da Solidão”.

O templo guarda a imagem do padroeiro da cidade de Huaraz, o Senhor da Solidão, que inclusive possui uma festa em sua homenagem. Sua imagem data da época da fundação da cidade, no século XVI. O templo foi construído depois do terremoto de 1970.

Horário de atendimento: De segunda a domingo das 8h00 às 13h00 e das 15h00 às 18h00. Localização: Plazuela del Señor de la Soledad – Ancash

Ancash e Huaraz | Guia de viagem | Laguna 69, Peru

Banhos Termais de Monterrey.

Suas piscinas contam com temperaturas da água que se aproximam a 50 graus, quase igual às águas termais de Águas Calientes. Muito recomendada para alívio das condições reumática e nervosa, também para o relaxamento muscular. O lugar conta com um hotel, restaurantes, piscinas individuais e familiares.

Sítios Arqueológicos de Willcahuain e Ichic Willcahuain.

Um pequeno exemplo da arquitetura Wari, que se desenvolveu no atual “Horizonte Médio” (de 700 d.C. a 1100 d.C. aproximadamente). Apresenta uma rede de corredores em seu interior que já foram usados como espaços para oferendas.

Horário de atendimento: De segunda a domingo e feriados das 9h00 às 16h15. Aos domingos das 9h00 às 14h00.

Localização: A 7 Km a nordeste de Huaraz - Ancash.

Ancash e Huaraz | Guia de viagem | Laguna 69, Peru

Callejón de Huaylas.

Está situado ao norte de Lima entre o Oceano Pacíco e o Rio Marrañón. Um extenso vale que se estende entre a Cordilheira Blanca e a Cordilheira Negra. Céu azul, sol, clima ameno, picos nevados, lagoas cristalinas e aguas termais fazem com que este lugar seja uma linda paisagem para relaxar e tentadora para a prática de um turismo voltado para esportes e atividades radicais, como mountain bike, parapente, escalada em paredes rochosas, canoagem e trilhas.

Cordilheira Huayhuash (Povoado de Chiquián).

Como possui dezenas de picos, é muito propício para o trekking. Com opções de trajetos desde 8 dias até 14 dias, atravessando caminhos a mais de 4.700 metros de altitude. Bem afastado das grandes zonas urbanas, conta com paisagens conservadas e uma fauna silvestre. Nesta cordilheira, os pagamentos para os prestadores de serviços como tropeiros, carregadores, cozinheiros e guardas de acampamento são direcionados diretamente para as comunidades que fazem parte do trajeto, ou seja, é uma forma de exercer turismo comunitário no Peru.

Horário de atendimento: Durante o dia nos meses de maio a setembro.

Localização: A 50 km ao sul da Cordillera Blanca e 111 Km de Huaraz - Ancash.

Ancash e Huaraz | Guia de viagem | Laguna 69, Peru

Playa Tortugas.

Esta bela praia forma parte de uma enseada demarcada pela prolongação da Colina Grande, na parte do Norte, e Colina Tortuga (tartaruga), na parte do sul. Lugar perfeito para a prática de esportes aquáticos devido a tranquilidade do mar. Ao explorar esta praia, pode-se observar algumas formações curiosas que foram moldadas a partir de erosões.

Balneario de Tuquillo (Huarmey).

Essa porção de mar e areia tem em seu nome, sua descrição que significa “o mais belo” ou “o mais charmoso". Se destaca por seu formato que lembra duas letras “U”, uma do lado da outra. Rumo ao norte, podemos encontrar a praia Tuquillo Norte e nesse lugar temos contato com águas mais calmas, assim é possível praticar pesca e caça submarina.

Ancash e Huaraz | Guia de viagem | Laguna 69, Peru

Gastronomia de Ancash.

- Picante de Cuy

Cuy é o porquinho ou coelhinho da índia, que neste prato é assado à lenha e temperado com ají (pimenta típica do Peru que é encontrada em diferentes cores). As cores variam junto com a cor específica de cada receita). Possui também sua variável que é o caldo ou sopa de Cuy.

- Pachamanca

Esta comida é composta de três carnes: galinha, cordeiro e carne de porco. Tmabém é acompanhada de tamal (semelhante a pamonha, porém salgada e mais sequinha), humita dulce (semelhante a pamonha, porém mais sequinha), habas (da mesma família do feijão), oca (um tipo de tubérculo dos andes), batata doce, batata, rocoto (semelhante ao pimentão, porém muito picante) com huacatay (erva para tempero) e queijo. Para que a receita tenha seu sabor típico, deve-se obedecer a maneira tradicional de prepara-la: todos os ingredientes são envolvidos em papel alumínio, se cava um buraco na terra para posicionar tudo e se cobre com pedaços de terra (como terra compactada) que foram aquecidas previamente em uma pequena fogueira, e por cima de tudo, para manter o calor, se cobre com terra.

- Ceviche de Pato Casmeño.

Pato curtido em suco de laranja e limão, onde a acidez das frutas cítricas são os responsáveis por “cozinhar” muito levemente a carne. Não há nenhum preparo que envolva “fogo” quando se trata de Ceviche.

- Ceviche de Chocho (Tarwi)

Chocho acompanhado de cebola, limão e tomate, com milho tostado (conhecido como canchita). Uma boa opção também para os vegetarianos que gostariam de provar o que é o ceviche.

- Tamales

Massa de milho seco com um recheio de carne e coberta por folhas de achira para apresentação (se assemelha bastante a nossa pamonha, tanto em apresentação como no sabor, porém salgada e mais sequinhas). Sua versão doce é recheada com uva passa.

- Humitas

Doces ou salgadas. A humita se diferencia do tamal por ser preparada com milho fresco que lhe dá um sabor diferente. A doce se prepara com a base de milho descascado com recheio de uva passa, enquanto a salgada leva recheio de queijo. Se cobre com folhas de milho para apresentação.

Ancash e Huaraz | Guia de viagem | Laguna 69, Peru

Datas comemorativas em Huaraz.

 - Festiverano Huarmey.

Acontece em Ancash, do dia 7 de março a 8 de março. São realizadas atividades turísticas e esportivas junto ao mar.

- Semana Santa em Huaraz.

Acontece em Ancash, de 2 de abril até 5 de abril, e é celebrada de maneira bem tradicional, com procissões e apresentações. Nessa época também ocorre a feira gastronômica de peixes e mariscos.

- Corpus Christi em Huaraz

Acontece em Ancash, no dia 30 de maio. Com tapetes coloridos e procissão, os fies se reúnem na cidade para demonstrar devoção.

- Virgem da Assunção “Mama Ashu”

Acontece em Ancash, de 13 de agosto até 22 de agosto. São realizadas atividades litúrgicas, sociais, culturais e esportivas. Em Huaraz, esta é a comemoração mais importante.

Veja aqui mais informações sobre datas comemorativas no Peru.

Onde fica

Sugestões de Pacotes