Viagens Machu Picchu

Outros Sítios Arqueológicos

Outros Sítios Arqueológicos

Como já mencionamos em várias publicações, não poderíamos ser mais orgulhosos de nossa herança cultural e histórica. Nossos ancestrais trabalharam muito e marcaram nosso país com uma bagagem extraordinária e cheia de surpresas.

Existem tantos detalhes escondidos em nossas terras que muitas vezes mal conseguimos acompanhar todos eles. Mas como estamos aqui para sempre te orientar, resolvemos trazer o que já sabemos para te convidar a descobrir mais conosco!

Entre tantas coisas, o Peru foi o centro de desenvolvimento de muitas civilizações ancestrais que, de alguma forma, por menos conhecidas que sejam, conseguiram influenciar fortemente a evolução de muitas outras sociedades sucessoras em inúmeros aspectos.

Como já vimos em outros contextos, a política, religião, cultura, arte, arquitetura são apenas alguns dos fatores que congregam características de diversas sociedades que surgiram por aqui. 

Se você ainda não sabe do que estamos falando, acesse nossa aba Destinos e comece a explorar o Peru antes mesmo de sair para viajar!

A região de Huaraz é reconhecida como a Capital de Trekking do Peru, devido ao seu patrimônio natural próspero e, praticamente, de outro mundo, especialmente porque está localizado próximo ao Parque Nacional Huascaran.

Este parque concentra grande parte dos atrativos naturais mais encantadores da região, como a Laguna 69, Lago Llanganuco, a Laguna Paron e por conceder vistas incríveis da Cordilheira Branca.

No entanto, a chamada Suíça peruana também possui uma grande parte de nossa história pré-hispânica, na qual lugares como o Sítio Arqueológico Chavín de Huantar tem cativado todas as pessoas que passam por lá, assim como ocorre com outras várias atrações.

Somando-se aos diferentes assentamentos pré-colombianos próximos a Huaraz – Peru, existem ainda mais atrativos para visitar além dessa região. Se você ama história assim como nós, então você ficará feliz em saber tudo sobre estes 3 lugares singulares que darão um toque extraordinário em sua viagem.

1. Sítio Arqueológico Las Aldas

Para aqueles que ainda não sabem, existe uma pequena cidade localizada no norte do Peru cercada por diferentes assentamentos pré-hispânicos. A região de Casma foi o centro de muitas culturas que deixaram incontáveis enigmas a serem solucionados.

Um destes exemplos é o Sítio Arqueológico Las Aldas, um assentamento pré-colombiano que data de 1800 a 1500 a.C. No entanto, escavações importantes no local têm revelado que este foi ocupado desde cerca de 2500 a.C. com construções de diferentes períodos, que remontam a 1000 a.C. e 500 a.C.

Las Aldas está localizado na costa norte do Peru, a cerca de 345 km da rodovia Panamericana Norte. O sítio arqueológico certamente é único, devido ao seu valor arquitetônico e localização estratégica, que garante uma vista fascinante da costa do Pacífico e do resto da baía.

A estrutura é feita de rochas e argila, situado em uma elevação rochosa cercado por um deserto de pampa. Além disso, arqueólogos ainda continuam impressionados sobre como eles conseguiam água doce, já que as fontes mais próximas estão localizadas a 16 km do assentamento.

Las Aldas foi um importante centro cerimonial, religioso e administrativo entre a costa norte e as montanhas. Aparentemente, os habitantes destas terras tiravam vantagem dos recursos marinhos e os negociavam com as comunidades ao redor da bacia Casma.

2. Sítio Arqueológico Chankillo

Se você está familiarizado com o culto do Sol no Peru pré-hispânico, você ficará surpreso ao saber que ele não se iniciou apenas com a ascensão do Tahuantinsyo, já que remonta até dois milênios antes do reconhecido Deus Inti do Império Inca.

Chankillo é um dos mais bem preservados observatórios astronômicos das Américas, elogiado por sua extrema precisão que cobre todo o ciclo anual do Sol. De acordo com arqueólogos, o local foi ocupado entre 500 e 200 a.C., cerca de 2.200 anos atrás, aproximadamente.

O sítio arqueológico é composto por 13 torres, cada qual com 2 a 6 metros de altura, cuidadosamente alinhados de norte a sul no topo de uma colina, permitindo os habitantes a acompanhar o tempo com uma variação de dois a três dias.

Além disso, duas destas torres marcam precisamente os dois solstícios anuais. Outra questão é que alguns especialistas pensam que poderiam ter existido outras 13 torres no local, embora isto permaneça um mistério já que a maioria das estruturas foram perdidas em batalhas.

Portanto, também é incerto saber qual cultura foi responsável por esta magnífica estrutura, devido ao seu estilo arquitetônico autêntico que não pode ser rastreado a nenhuma das sociedades pré-Inca já conhecidas daquele período.

Estudos importantes têm mostrado que o local foi atacado por cultos rivais ao Chankillo. Por este motivo, o templo principal do atual sítio arqueológico foi completamente destruído e enterrado e, mais tarde, foi abruptamente abandonado por seus habitantes.

Atualmente, muitos arqueólogos têm lutado para fazer deste observatório astronômico um Patrimônio Mundial da UNESCO, devido à sua importância histórica e cultural, certamente um local que você não pode deixar de visitar durante sua viagem.

3. Sítio Arqueológico Waullac

O Complexo Arqueológico Waullac está localizado dentro do distrito de Nepeña, na província de Santa, a 2 km de Huaraz, dentro da região Ancash. Waullac teria sido originado, aproximadamente, em 600 d.C. e estaria ligado à cultura pré-Inca Recuay, com influência ou superposição da arquitetura Wari.

Waullac teria sido criado para propósitos funerários. Neste local podemos observar a presença de 5 estruturas feitas de pedras roladas com cavidades elevadas, semelhantes a pequenos nichos, que dão a impressão de que eram chullpas, também chamadas de “cutimbos” eram torres funerárias originalmente criadas para guardas pessoas nobres, ou então eram adaptação de chullpas feitas pelos Wari durante seu assentamento no território dos Recuay.

As estruturas funerárias dos Recuay foram caracterizadas por estarem localizadas em territórios que possuíam vantagens sobre as depressões do solo ou rochas fragmentadas; este uso da terra ainda pode ser visto em várias estruturas do Complexo Arqueológico Waullac.

Para aqueles que amam história e arte assim como nós, recomendamos fortemente tirar um tempo para visitar alguma destas atrações, especialmente se você tiver tempo livre extra na cidade de Huaraz.

Gostaria de conhecer ao máximo nosso país? Ouse descobrir seus mistérios com o roteiro de viagem perfeito e embarque em uma aventura inesquecível pelas vastas terras peruanas. A Viagens Machu Picchu conta com uma equipe de experts locais que farão tudo para que você não perca nenhum detalhe durante sua viagem ao Peru.

Entre em contato com nossos especialistas para saber mais informações!

A Viagens Machu Picchu faz questão de providenciar tudo que você precisa para ter uma experiência autêntica em nosso país. Conheça as nossas ofertas especiais na aba Pacotes e comece a planejar a viagem da sua vida!