Viagens Machu Picchu

Laguna Paron

Laguna Paron

Para aqueles que já conhecem o Parque Nacional Huascarán, talvez saibam que toda a região é composta por enormes montanhas nevadas e lagos turquesa de outro mundo. No entanto, existe um lugar mágico e não tão turístico, que é tão fascinante (para não dizer que é ainda mais) quanto a famosa Laguna 69.

Laguna Paron é o maior lago do Parque Nacional Huascarán, e é certamente uma das trilhas mais fáceis que você pode fazer durante seu período em Huaraz. O local oferece vistas espetaculares desde quando você pega a estrada, até chegar ao destino principal!

Além disso, a melhor coisa sobre esta experiência é que a caminhada leva apenas 45 minutos até chegar ao lago. No entanto, a altitude é um fator que você não pode subestimar, sem sombra de dúvidas, então é melhor estar completamente aclimatado antes de se comprometer com qualquer atividade que demande muito esforço físico na região, incluindo esta de que estamos tratando.

Nós, como viajantes, sabemos o quão importante é sentir uma conexão com tudo enquanto estamos viajando para o exterior. A natureza no Peru cura e renova sua energia de muitas maneiras inexplicáveis.

A essência natural dentro de nosso país é incomparável, e não poderíamos ter mais orgulho em mostrar tudo sobre isso. Para aqueles que amariam explorar as vastas terras peruanas, este pode ser um jeito de começar. Continue lendo e saiba tudo a respeito!

Sobre a Laguna Paron

 Este lindo corpo d’água é considerado a maior lagoa de água doce da Cordilheira Branca e de toda a região de Ancash, já que possui uma extensão de 1.408.489 m². Está localizado a 32 km da cidade de Huaraz e tem uma altitude de 4.185 metros acima do nível do mar.

Laguna Paron esteve no meio de um conflito socioambiental em 2008, já que a concessionária hidroelétrica de Cañón del Pato estava explorando seus recursos naturais e afetando a irrigação dos canais que forneciam água aos campos de cultivos locais.

Portanto, um acordo foi alcançado e então o local foi considerado Patrimônio Nacional em 2010 para proteger o autêntico cenário.

A partir desta localização é possível visualizar as imponentes montanhas nevadas de Pirâmide, Huandoy, Pisco, Chacraraju, Paria e Artesonraju. Para aqueles que não sabiam, a Artesonraju é a montanha apresentada no logo da Paramount Pictures.

O que fazer em Laguna Paron?

A lagoa está situada em local estratégico para aqueles que desejam aumentar sua aventura pela Cordilheira Branca. Aqui nós listamos algumas das caminhadas mais procuradas para fazer depois da Laguna Paron nessa mesma área:

1. Domine os arredores no mirante Laguna Paron

Alguns passeios te levarão a este ponto especial para apreciar completamente o visual fascinante da região. Leva apenas 30 a 40 minutos para chegar até lá. No entanto, a trilha pode se tornar um pouco desafiadora se você não está totalmente acostumado com a altitude.

Por este motivo, recomendamos fortemente que você verifique com se sente ao chegar na Laguna Paron antes de fazer esta trilha. Se você está disposto a viver essa aventura, então nos deixe contar que todo este trabalho duro será recompensado.

Uma vez no mirante, você poderá vivenciar a Laguna Paron de cima e a montanha nevada Pirámide de Garcilaso em seus arredores, uma oportunidade imperdível para fotografar!

2. Aventure-se na água

Embora a Laguna Paron possa ser considerada um atração não-turística, o local com certeza tem muito a oferecer, até mesmo passeios de barco e caiaque pelo lago. Estes podem durar de 10 a 15 minutos e o preço atinge cerca de 10 e 20 soles.

Atravessar o majestoso lago de água turquesa pode ser realmente excitante, no entanto, é necessário que você verifique as condições do clima quando estiver lá, já que tende a ventar muito e fazer muito frio por lá. Além disso, se você estiver na atividade de caiaque, remar pode ser um pouco difícil quando os ventos gelados soprarem contra você.

3. Mostre suas habilidades de camping na Laguna Paron

Se você tem o que é necessário para resistir a temperaturas abaixo de 0°C e fazer a trilha por conta própria, então você definitivamente deveria fazer isso!

No entanto, vale a pena mencionar que o transporte no local é limitado para veículos particulares e turísticos, motivo pelo qual seria mais sustentável para você providenciar um táxi com antecedência. Se você precisa de mais tempo para vivenciar o cenário, também há um abrigo com dormitórios básicos.

Existem outros esportes de aventura para fazer na região, já que o local oferece a configuração perfeita para escalar pedras e fazer montanhismo. Da mesma forma, gostaríamos de destacar que estas trilhas são muito extenuantes e são feitas apenas por trekkers experientes.

Dica rápida: Planejando sua viagem ao Peru, mas não sabe por onde começar? Entre em contato com nossos especialistas, eles podem te dar toda a assistência para organizar o roteiro de viagem perfeito de acordo com seus interesses e perfil. Não perca esta chance e viva uma experiência autêntica no Peru!

Como chegar no atrativo?

Como mencionamos anteriormente, a Laguna Paron é facilmente acessível partindo da cidade de Huaraz. Se você gostaria de fazê-la por conta própria, você precisa saber que o táxi privado talvez te cobre até mais do que o preço regular ou do que um operador de passeio cobraria.

Além disso, estamos falando sobre um local que ultrapassa os 4.000 metros de elevação, o que poderia causar algum inconveniente a qualquer pessoa (não generalizando) que não esteja acostumada com essa elevação. Tendo isso em mente, recomendamos fortemente que você vá com um especialista que pode te assistir e auxiliar de qualquer forma.

O Tour Laguna Paron geralmente parte de manhã cedo e te leva em uma jornada mágica pelos lindos cenários naturais da Cordilheira Branca e do Callejón de Huaylas. Certifique-se de saber tudo sobre este tour!

Dicas para viajantes

Já que a Laguna Paron está localizada em uma elevação alta, é comum ver viajantes sofrendo com tonturas, cansaço, dores de cabeça e falta de ar na chegada, ainda mais se estes vêm de destinos que estão em baixas altitudes. Certifique-se de seguir estas recomendações, que certamente irão te ajudar a evitar e lidar melhor com os males causados pela altitude:

- Mantenha-se hidratado. Água é o melhor aliado para lutar e prevenir esta condição. 

- Evite álcool e fumar a todo custo. Bebidas alcóolicas desidratam, e fumar pode piorar ou encurtar a respiração.

- Coma alimentos leves, mas calóricos. Altas altitudes aumentam a necessidade de combustível, pois você fica desidratado e queima carboidratos mais rápido.

- Beba o chá ou mastigue folhas de Coca. Esta é uma planta medicinal dos Andes, conhecida por ajudar a aliviar qualquer sintoma causado pela altitude e melhorar a aclimatização.

- Vá com calma. Não se comprometa com uma atividade fisicamente exigente nos primeiros 2-3 dias após a chegada. E lembre-se de exercitar a contemplação pelo caminho, pois há muito para se ver além do nosso destino de chegada.

Existem alguns remédios que podem te ajudar com qualquer sintoma dos males de altitude. Você pode encontrar Diamox ou Soroche em quase toda farmácia no Peru, apesar disso, recomendamos fortemente que você consulte um médico antes de tomar qualquer uma destas medicações.

Você gostaria de viajar por caminhos além do óbvio? Nós te ajudamos! Acesse nossa aba Destinos e comece a desvendar nosso país antes mesmo de sair de casa. Conheça as aventuras, histórias e culturas de nossas terras, prepare sua lista de desejos e explore o Peru de uma forma singular conosco!

A Viagens Machu Picchu faz questão de providenciar tudo que você precisa para ter uma experiência autêntica em nosso lindo país. Confira nossas ofertas especiais na aba Pacotes e comece a planejar a viagem da sua vida.