Viagens Machu Picchu
Informações Gerais

Museu do Inca | Museus na cidade de Cusco

Museu do Inca | Museus da cidade de Cusco | Historia e Arte

Como complemento visual para tudo o que o turista no Peru, irá ouvir sobre a história, a cultura, a arquitetura e a religiosidade da civilização Inca, o Museu Inca é um dos melhores lugares, na cidade de Cusco, para representar. 
 
A começar pelo prédio que abriga o museu, uma construção do século XVII, feita em estilo colonial sobre pedras Incas, que foi residência de um almirante chamado Francisco Aldrete Maldonado, que viveu na casa até sua morte, em 1643. A casa foi reconstruída duas vezes, devido aos terremotos de 1650 e 1950. 
 
Nesta última vez, a restauração se deu por conta da Universidad Nacional de San Antonio Abad del Cusco, instituição que hoje é a responsável pelo museu. A propriedade é hoje conhecida por Casa del Almirante, e sua graciosidade arquitetônica é marcada pelo estilo plateresco. 
 
Seu pátio amplo, possui simétricas arcadas, onde é passagem para as diversas salas de exposições. Varandas ficam expostas com vistas para o pátio, sustentadas por formosos pilares; e ao centro, pequena fonte enfeita o ambiente externo. 
 
É neste espaço onde, pela manhã, artesãos expõem seus produtos, músicos tocam instrumentos e tecelãs produzem seus tecidos coloridos, típicos do Peru. E é neste mesmo lugar onde os turistas podem aproveitar para fotografar o local, pois dentro do prédio, é proibido registrar imagens do acervo. 
 
As exposições do museu reúnem amplas e consideráveis coleções, que são apresentadas em inglês e em espanhol, sobre a história da civilização Inca, com peças e objetos do cotidiano e estilo de vida desse povo, além de apresentar também, elementos de civilizações pré-incaicas, como por exemplo os Wari, os Chimu, os Nazca, os Chancay e outras. 
 
Objetos arqueológicos, têxteis, cerâmicas, vestimentas, ferramentas, armas de guerreiros Incas, acessórios, utensílios, artesanatos, tapeçarias e peças em ouro e prata maciços, é uma admirável seleção de culturas datadas de até 7 mil anos antes de Cristo. 
 
Por estar na cidade de Cusco, o museu conta em suas exposições, a origem desta cidade de grande importância para os Incas, assim como histórias da sociedade de eras antigas, como contos 

religiosos, sua arquitetura característica sempre com o uso de pedras, a produção da cerâmica e o cultivo da folha de coca e da agricultura, geralmente realizada por plataformas ou terraços. 
 
Amostras mais impressionantes também fazem parte das apresentações do museu, como por exemplo, um espaço onde ficam crânios e múmias de ancestrais, os quais ainda estão preservadas indumentárias, joias e armas. Tumbas dos antepassados ficam expostas para essa amostragem valiosa. 
 
Outro atrativo do museu são as fiéis maquetes de alguns sítios arqueológicos que existem próximos à Cusco, talvez as mais idênticas são a da cidade perdida de Machu Picchu e a de Moray, local com perfeitas plataformas circulares concêntricas. 
 
É um impressionante lugar vale visitar quando estiver em Cusco. 
Endereço: Cuesta el Almirante, 103 - Centro - Cusco 
Horário de funcionamento:

- segunda a sexta - 8h às 18h 

- sábados e domingos - 9h às 16h 

Veja mais museus de Cusco aqui em nosso site!