Viagens Machu Picchu

Outros Museus de Arequipa

Outros Museus de Arequipa

Arequipa é a cidade mais significativamente importante no Peru, além de seu cenário impressionante cercado por vulcões, suas ruas de paralelepípedo e mansões coloniais ainda possuem o poder de contar histórias do nosso país. Por este motivo, a cidade detém uma variedade de museus e centros culturais que valem a pena visitar!

A chamada Cidade Branca foi um dos principais assentamentos durante a era colonial, e por isso todo o centro velho detém características daquele tempo. Cada construção colonial no Centro Histórico de Arequipa possui uma história por trás de seus propósitos atuais, fazendo este ser historicamente importante para toda a região.

O centro da cidade é composto por cerca de 600 monumentos históricos e foi declarado um Patrimônio Mundial pela UNESCO em 2000. Da mesma forma, o museu busca preservar todo o patrimônio adquirido com a conquista espanhola e a fusão com civilizações pré-colombianas.

Portanto, se você está empolgado para conhecer outro lado da história peruana, você definitivamente deveria visitar Arequipa. Algumas atrações históricas como o Monastério Santa Catalina ou a mansão colonial Casa del Moral são relíquias vivas deste período de transição do nosso passado.

Caso você ainda não esteja convencido, listamos os 4 museus mais importantes em Arequipa que você não pode deixar de visitar. Continue lendo e aprenda tudo sobre estes atrativos para que você comece a planejar seu roteiro histórico pelo Peru!

1. Museo de Arte Contemporáneo

Este importante museu está localizado na vizinhança mais antiga dentro da cidade de Arequipa, em uma mansão colonial que data da fundação da cidade. O MAC Arequipa nasceu de uma iniciativa para preservar e retratar o patrimônio artístico de Arequipa.

O Museu de Arte Contemporânea tem uma extensa coleção de pinturas, esculturas e muito mais que são traçados de até 1900 anos antes da data atual. Dessa forma, o museu busca estudar as diferentes expressões artísticas e a evolução destas ao longo dos anos. Este polo de arte é composto de três galerias:

- Sala 1: Mestres das Pinturas

O Peru contou com importantes artistas cujos trabalhos enriqueceram a renovação da pintura nacional na primeira metade do século XX. Esta exibição busca retratar as diferentes tendências, estilos e técnicas pictóricas de renomados pintores como: Carlos Baca Flor, Jorge Vinatea Reinoso, Teodoro Nuñez Ureta, Camila Blas, Teresa Carballo, entre outros.

- Sala 2: Fotografia em Arequipa, os irmãos Vargas

A fotografia peruana tem alcançado e apresentado um papel predominante no desenvolvimento artístico, onde cada uma pode experienciar uma íntima relação com a história, sociedade e arquitetura por meio de seus inúmeros registros.

Esta galeria busca exibir o trabalho dos irmãos Vargas, que fizeram um importante estudo fotográfico que marcou uma era para este desenvolvimento artístico em 1911.

- Sala temporária

Esta sala busca exibir a expressão cultural e artística nacional em constante evolução no Peru, com trabalhos de arte de renomados artistas Arequipenhos e Limenhos. Cada qual é reconhecido por suas técnicas autênticas em pinturas e esculturas.

2. Museu de Arte Virreinal de Santa Teresa

O Museu de Arte Virreinal de Santa Teresa possui a coleção de arte mais velha do Peru, que data dos séculos XVI ao XIX. Esta galeria exibe centenas de peças, como esculturas, pinturas, mobília e outros objetos de diferentes épocas, origens e estilos artísticos.

O museu é parte de uma estrutura religiosa de 310 anos, chamada Monastério de las Carmelitas Descalzas de San José, também conhecida como Santa Teresa, fundado em 1710. A extensa coleção foi parte das peças de decoração que estavam neste antigo mosteiro, reunidas durante os últimos 300 anos.

No entanto, o local era um mistério para muitos, já que foi somente em 2005 que suas portas foram abertas ao público, mostrando apenas uma parte do mosteiro e deixando o restante somente sob os olhos das freiras devotas que ainda vivem neste lugar.

O famoso museu vivo é um dos exemplos perfeitos de arquitetura colonial, uma vez que manteve a usabilidade dos cômodos, bem como eles estavam há 300 anos. Ao meio meia, o convento fecha alguns espaços para que as freiras possam soar o sinal para iniciar suas cerimônias diárias, uma experiência incrível que só pode ser ouvida do lado de fora.

3. Museu de la Catedral de Arequipa

Se você está acompanhando o guia de viagem de Arequipa, você já deve conhecer o templo mais importante da Cidade Branca, a Catedral de Arequipa. Esta construção religiosa é a primeira da cidade, já que foi construída no século XVII, 4 anos depois da fundação de Arequipa.

Apesar disso, a catedral sofreu muitos danos ao longo dos anos, embora tenha sido reconstruída quase que imediatamente. Hoje em dia, esta é uma das construções religiosas mais importantes graças ao seu estilo arquitetônico neorrenascentista com toque gótico.

Da mesma forma, esta famosa construção também possui uma das coleções mais antigas de arte católica, sendo esta também do século XVII. O museu foi fundado com a missão de educar e informar sobre o desenvolvimento religioso na região, bem como retratar os 400 anos de história na cidade construída sob a fé católica.

O Museo de la Catedral de Arequipa possui cerca de 250 peças, além do segundo maior órgão da América do Sul. Se você deseja saber mais sobre o lado religioso de nosso país, já sabe por onde começar!

4. Museo de la Recoleta

O Museu La Recoleta é outra construção católica que data de 1648, embora tenha permanecido fechada para o público até o século XX, fundando também um dos museus mais importantes de Arequipa.

O museu possui uma extensa coleção exibida em 5 galerias temáticas, onde duas destas são totalmente dedicadas à bacia amazônica, por isso também é conhecido como “Museu Amazônico”. Outras duas são dedicadas às civilizações pré-colombianas, como as culturas Chancay, Inca Chimú, Mochia, Churajón, entre outras.

A última galeria é chamada de “Museu de Arte Religiosa” que, como o nome indica, detém uma grande coleção de trabalhos artísticos religiosos junto de outras peças de arte pertencentes às escolas Cusquenha e Arequipenha. Assim, o museu também possui uma das bibliotecas mais relevantes, com cerca de 25.000 livros que datam até os séculos XVI e XVIII.

Estes são apenas alguns dos museus mais populares de Arequipa. Se você deseja mais informações sobre outras galerias e exibições, então confira o nosso guia informativo de Arequipa, feito especialmente para você!

Planejar uma viagem pode ser ainda mais fácil com as informações certas. Se você quer visitar Arequipa ou qualquer outra região do Peru, então entre em contato com nossos especialistas, que certamente irão te ajudar com qualquer questão que você tenha. Ouse desvendar os segredos de nossas terras de forma única com a Viagens Machu Picchu