Viagens Machu Picchu

Museu Santuários Andinos

Museu Santuários Andinos

Todo o território peruano possui um patrimônio histórico e cultural bastante extenso, e se você ama história tanto quanto nós, então certamente não vai querer perder a chance de visitar esse museu, já que ele guarda uma das maiores descobertas do país.

O Museu Santuários Andinos nasceu depois de uma expedição nas montanhas do sul do Peru, que fazia parte do projeto Santuarios de Altura del Sur Andino, liderado por Johan Reinhard e José Chávez em 1995. 

Estes famosos arqueólogos descobriram 14 múmias no Peru e outras 4 na Argentina junto de seus pertences, o que tornou o projeto muito bem-sucedido, pois além de encontrar as múmias que foram sacrificadas, os pesquisadores ainda encontraram itens como tecidos, ceramicas e muito mais, que faziam parte de todo o ritual.

Uma destas múmias era Juanita, uma pequena menina Inca encontrada congelada no vulcão Ampato, que foi sacrificada em honra a Apus, durante os tempos Inca. O corpo foi encontrado em condições perfeitas, uma vez que o inóspito ambiente gelado o manteve a salvo de qualquer deterioração.

No entanto, isto não é tudo que o museu tem a oferecer, já que possui uma grande coleção de artefatos pré-colombianos que foram traçados até a cultura mais poderosa dos Andes, os Incas, onde tecidos, cerâmicas e objetos feitos de metais preciosos são exibidos.

Além disso, também existem outras peças que pertenceram a várias outras culturas no Peru, que chegam a atingir os 550 anos de antiguidade. Ficou instigado e quer saber tudo sobre isso? Aqui nós te mostramos os aspectos mais importantes do museu.

O Museu Santuários Andinos pelo tempo

Como mencionamos anteriormente, o museu nasceu de uma iniciativa de expedição realizada em 1995. O Museu Santuários Andinos foi fundado um ano após a descoberta de Juanita, em 5 de dezembro de 1996 para ser exato.

Este é um dos museus mais importantes no Peru, elogiado por sua impressionante coleção de objetos arqueológicos pré-Inca e Inca e, acima de tudo, pela múmia de Juanita.  Entretanto, o museu não pretende se assegurar apenas exibindo esta famosa personagem da história, mas também objetivo mostrar um lado mais cultural e religioso das civilizações ancestrais.

Levando em conta as cerimônias mais importantes que aconteciam na região, sendo que a maioria era em honra a Apus e aos espíritos das montanhas. O Museu Santuários Andinos tem ganhado popularidade ao longo dos anos graças à sua proximidade com a cultura Inca.

Quem foi Juanita, a menina de Ampato?

Juanita foi uma criança Inca encontrada em uma cratera do extinto vulcão Ampato em 1995. Esta foi a maior descoberta do século, já que seu corpo foi totalmente preservado graças às baixas temperaturas do vulcão coberto de neve.

Juanita tinha cerca de 14 anos quando morreu, entre 1440 e 1450, aparentemente durante o reinado do Inca Pachacutec. Ela possuía 1,58m e tinha ótima saúde.

A menina foi selecionada antes de seu aniversário para ser sacrificada em honra aos deuses ou Apus, a causa de sua morte está relacionada a uma forte pancada na cabeça, que causou uma hemorragia interna. Esta era uma técnica comumente usada para sacrificar crianças durante aquele tempo.

Hoje em dia, o corpo de Juanita descansa nas instalações do Museu Santuários Andinos, enclausurado em uma caixa de cristal que mantém o corpo em temperaturas abaixo de -19º C para preservá-lo durante os próximos anos.

Como Visitar o Museu?

O Museu Santuários Andinos está localizado no Centro Histórico de Arequipa, ao lado da Casa de la Cultura da Universidad Católica de Santa María, e fica a alguns blocos da Plaza de Armas. O local se configura como uma atração turística gratuita e, naturalmente, atrai milhares de visitantes por ano.

Recomendamos fortemente que a visita seja feita com um tour guiado, assim você não perde nenhum detalhe deste atrativo. Se você deseja conhecer a velha cidade de Arequipa ao máximo, nós temos o tour perfeito para você!

O nosso Arequipa City Tour te levará pelos cenários mais fascinantes do Peru, enquanto você visita as atrações mais procuradas da cidade pelo caminho. Caso você ainda não saiba sobre nossos tours em Arequipa, temos uma seção especial falando de cada um deles em nosso guia informativo sobre o destino. Vale a pena acompanhar!

Portanto, se você deseja ficar por dentro de todos os detalhes da história andina, inclua esta excursão em seu roteiro de viagem e comece a explorar a cidade como um expert local! Entre em contato com nossos especialistas para mais informações.

Quer saber mais sobre o Peru? Explore nossa aba Destinos e comece a viajar pelo Peru antes mesmo de sair de casa! Aqui é possível encontrar todos os detalhes sobre os lugares que você quer conhecer, dos atrativos históricos e naturais aos conselhos de primeira viagem. 

A Viagens Machu Picchu faz questão de providenciar tudo que você precisa para ter uma experiência autêntica por nosso país. Confira nossas ofertas especiais na aba Pacotes e comece a planejar a viagem da sua vida!