Viagens Machu Picchu

Centro Histórico de Arequipa

Centro Histórico de Arequipa

Se você está planejando uma viagem ao Peru, certamente já deve ter ouvido sobre a famosa Cidade Branca de Arequipa ou até sobre o Cânion Colca, um dos cânions mais profundos do mundo. Caso contrário, aqui você irá aprender sobre este autêntico destino turístico.

Arequipa é uma cidade localizada no planalto peruano, um lugar místico cercado por imponentes maravilhas naturais, com grandes patrimônios históricos e culturais. Esta é a segunda maior cidade no Peru e uma das mais importantes desde os tempos coloniais.

A influência espanhola pode ser notada em cada canto da cidade, onde imponentes construções religiosas e ruas de paralelepípedos harmonizam com os vulcões dos arredores que guardam a chamada Cidade Branca.

Para te contextualizar, os espanhóis conseguiram usar uma rocha vulcânica chamada silhar branco para realizar construções na cidade. Estas pedras esculpidas fazem parte de quase todo o centro histórico de Arequipa, motivo pelo qual ficou conhecida como Cidade Branca de Arequipa.

Portanto, o centro velho por si só é um autêntico cenário urbano, um dos mais surpreendentes no país, sem deixar Cusco para trás. Se você estiver visitando o Peru e gostaria de ver de perto um lugar cheio de singularidade, então Arequipa deve ser sua opção número 1.

O Centro Histórico de Arequipa detém cerca de 500 monumentos históricos com grande estilo arquitetônico, dos quais alguns datam do século XVIII. Por este motivo, esta famosa parte velha da cidade foi declarada um Patrimônio Mundial da UNESCO em 2000.

Quer saber mais sobre isso? Aqui listamos algumas das atrações mais importantes dentro do centro da cidade de Arequipa.

Atrações na Cidade Velha de Arequipa

1. Plaza de Armas de Arequipa

A praça principal de Arequipa define o coração da velha cidade, é cercada por três grandes portais feitos inteiramente de granito, como também pela Catedral de Arequipa, a igreja La Compañia de Jesus, e a igreja de Nuestra Señora de la Merced.

A cidade de Arequipa foi fundada em 1540, e assim que os conquistadores espanhóis começaram a construção da cidade, a praça principal foi uma das primeiras estruturas. Assim como muitos centros coloniais no Peru, a cidade foi cuidadosamente distribuída nos arredores da praça, já que este era o principal espaço público da área.

Somando-se às construções de silhar que estão em seus arredores, a Plaza de Armas possui uma fonte de água central feita inteiramente de bronze. Esta bela obra de arte tem uma estátua de um gnomo segurando um trompete chamado “Tuturutu”, que acredita-se que represente um soldado do século XVI, embora algumas outras teorias indiquem que este era um mensageiro oficial durante os tempos Inca.

2. Catedral de Arequipa

Esta é a principal igreja da cidade e um dos primeiros monumentos religiosos em Arequipa. A construção levou cerca de 15 anos, e foi concluída em 1656.

A Catedral de Arequipa é um dos exemplares do trabalho em silhar branco, toda sua estrutura é feita inteiramente deste material e apresenta estilo neorrenascentista com algumas influências do Gótico.

No entanto, como Arequipa está situada em uma região de muita atividade sísmica, a Catedral tem sido atingida por muitos terremotos desde então. Por sorte, a estrutura permaneceu intacta, mas algumas partes foram extremamente danificadas e, eventualmente, reconstruídas.

Este monumento histórico e religioso é, certamente, o mais bonito da região, graças ao seu estilo arquitetônico autêntico, caracterizado por sua fachada de 60 colunas, portais e arcos laterais.

3. Museu de Arte Virreinal Santa Teresa

O Mosteiro de São José e Santa Teresa das Irmãs Carmelitas Descalças possui uma coleção de pinturas, esculturas, mobília, entre muitos outros objetos que datam de 300 anos atrás.

E foi apenas em 2005 que abriram as portas deste mosteiro para o público, oferecendo um vislumbre da extensa história do convento e do desenvolvimento cultural da região durante os tempos virreinais.

O museu é organizado por muitas galerias, enquanto alguns quartos mantém sua disposição original, da exata forma que costumavam ficar durante aqueles tempos. Além disso, o local por si só pode ser comparado a um museu vivo, já que muitos ambientes estão praticamente intactos e servem ao mesmo propósito para o qual foram construídos há 3 séculos.

O Museu de Arte Virreinal Santa Teresa exibe cerca de 300 peças e é uma das coisas mais importantes para visitar em Arequipa. Se você está ansioso para conhecer outro lado de nossa história, então certamente este é o caminho a seguir!

4. Mosteiro de Santa Catalina

Este atrativo turístico religioso é considerado uma obra de arte da Era Colonial. Ele data do século XVI e possui uma extensão de 20.000 km². O mosteiro permaneceu como um convento de clausura que abrigava cerca de 300 freiras até 1970, quando finalmente abriu suas portas ao público.

O Mosteiro e Convento de Santa Catalina é conhecido como "a cidade dentro da cidade" devido à sua extensão gigante. No entanto, parte desta construção é fechada para o acesso do público, uma vez que algumas freiras ainda vivem no norte do complexo.

O local permanece como um atrativo turístico pago, e fica aberto de Segunda-feira a Domingo. Está localizado a uma pequena distância da praça principal de Arequipa, a Plaza de Armas. Gostaria de saber mais sobre esta jóia colonial? Confira este guia sobre o Monastério de Santa Catalina que fizemos para você!

5. Mirante Yanahuara

Este mirante oferece uma vista inacreditável da cidade e seus arredores, incluindo os vulcões Misti e Chachani, dois dos três montes que guardam a Cidade Branca.

Está localizado a 17 quilômetros da praça principal, no bairro de Yanahuara, um dos subúrbios mais antigos de Arequipa e é um Patrimônio Cultural Nacional desde 1972. O Mirante Yanahuara é composto por uma série de portais feitos inteiramente de silhar branco.

O famoso Mirante Yanahuara em Arequipa foi fundado em 1750, bem próximo à igreja de San Juan de Yanahuara. Se você estiver visitando esta atração a partir da praça principal, você ficará cativado por suas ruas de paralelepípedo e casas de silhar. Certifique-se de visitá-lo ao anoitecer, a vista o deixará encantado com sua magia.

Como visitar o Centro Histórico de Arequipa?

Para aqueles ansiosos para conhecer o belo cenário colonial de Arequipa, recomendamos fortemente que você faça um tour guiado por seus atrativos. Assim você não perderá nenhum detalhe sobre esta surpreendente cidade velha.

Felizmente, temos um city tour especial que te levará aos mais belos monumentos históricos da cidade. Além disso, este seria o jeito perfeito de conhecer a parte turística da cidade, perfeito para depois poder andar por aí por conta própria.

O Arequipa City Tour te levará para vivenciar a cidade de uma forma mais íntima, passando pela linda Plaza de Armas, a Catedral de Arequipa e até mesmo o Mosteiro de Santa Catalina, sem esquecer do Mirante Yanahuara e outras importantes atrações.

Se você gostaria de se juntar a esta experiência, entre em contato com nossos especialistas, pois eles irão te ajudar com qualquer dúvida ou pedido que você possa ter, assim como irão te ajudar a organizar o melhor roteiro para você.

Quer saber mais sobre o Peru? Aqui você encontrará todas as informações que você precisa para a sua viagem. Nossa equipe de experts locais tem preparado os guias informativos mais completos para você! Além disso, se você está animado para conhecer nosso país ao máximo, confira nossos Pacotes.

A Viagens Machu Picchu faz questão de providenciar tudo que você precisa para ter uma experiência autêntica em nosso país, então comece a planejar a viagem da sua vida conosco!