Viagens Machu Picchu

Cânion Colca

Cânion Colca

Permita-se ser cativado pela beleza imensurável do Cânion Colca, uma maravilha natural impressionante localizada dentro do Distrito Arequipa, conhecido como um dos cânions mais profundos do mundo. Esta localização remota no sul do Peru possui um cenário fascinante, complementado com a fauna e flora distintivos dos Andes.

O Cânion Colca tem sido a atração favorita de todos que visitam Arequipa se configurando como a terceira mais visitada do Peru. A região oferece o contexto perfeito para aqueles que estão buscando por uma conexão íntima com a natureza, seja por uma aventura cheia de adrenalinas ou apenas para distrair a mente por um tempo.

O local também é famoso por ser um mirante natural para observar a majestosa ave do planalto peruano, o Condor Andino. No entanto, existe muito mais para fazer aqui, que variam de experiências culturais até atividades de trekking ou até mesmo rafting.

O Cânion Colca é formado não apenas pela geografia impressionante que se aprofunda a mais de 4 mil metros na terra, mas também é cercado pelos vulcões Misti, Chachani e Pichu Pichu, além do próprio rio Colca.

Se você está disposto a viajar por caminhos pouco explorados e gostaria de vivenciar um outro lado do nosso país ao invés dos atrativos mais divulgados, então este é o caminho certo!

O Cânion Colca oferece um cenário com uma natureza deslumbrante, uma cultura vívida e fontes termais relaxantes. Aqui você pode desfrutar do turismo de experiência, assim como de esportes de aventura. Saiba tudo sobre isso com este guia de viagem feito para você!

Cânion Colca: Uma joia geológica e histórica

O famoso Cânion Colca está localizado a 160 quilômetros da cidade de Arequipa. Ele possui uma profundidade de 4.160 metros e é considerado o segundo cânion mais profundo do mundo, ultrapassando até mesmo o Grand Canyon, nos EUA. 

O Vale do Colca tem uma extensão de 100 km, e este trabalho extraordinário da natureza é lar de uma extensa biodiversidade que compreende cerca de 300 espécies de plantas e cerca de 231 espécies de animais.

O Cânion Colca foi habitado por civilizações que precederam os Incas, das quais muitas delas datam de entre 5.000 e 6.000 a.C. Evidências mostram que estes povos eram compostos de caçadores e coletores, mas foi milhões de anos mais tarde que eles realmente se estabeleceram neste local.

Entre os anos 200 e 600 d.C. eles finalmente domesticaram animais e plantas. Durante este período, criaram um sistema agronômico que consistia em terraços usados para exploração agrícola, e uma série de “Colcas”, que eram um reservatório de pedra posicionado em grande altitude para a preservação de grão e outras culturas, sendo, basicamente, uma geladeira natural.

Seguindo mais adiante na história, durante a colonização, os espanhóis conquistaram estas terras e fizeram os nativos trabalharem nas minas. As comunidades indígenas foram, mais tarde, divididas em 20 aldeias que têm resistido até os dias de hoje.

Atualmente, esta é uma das regiões mais visitadas do Peru, já que recebe cerca de 300.000 turistas por ano. Além disso, o Cânion Colca e seus arredores se configuram como um atrativo imperdível em Arequipa, não apenas por ser reconhecido como um dos cânions mais profundos da Terra, mas também por suas características geográficas e culturais extraordinárias.

Devido à atividade geotermal desta região, com os gêiseres (nascentes termais), fumarolas e fontes termais naturais, foi adicionado um grande valor turístico ao campo de Arequipa. Além disso, a UNESCO reconheceu o Cânion Colca como um Geoparque Global em 2019, graças à sua importância geológica e ao seu complexo histórico.

Clima no Cânion Colca

A região possui características climáticas da região do planalto andino, com um inverno seco e frio, e um verão mais úmido. Por este motivo, recomendamos que você saiba das condições do clima do Cânion Colca antes de se aventurar nesta maravilha natural.

- Temporada Chuvosa: Esta começa em Dezembro com um aumento drástico da precipitação pluvial entre os meses de Janeiro e Março. Temperaturas avançam entre 16ºC e 7ºC ao longo desta estação. É válido mencionar que durante os meses chuvosos, algumas trilhas para o Cânion Colca podem ser fechadas ou cancelas, devido às condições climáticas.

- Temporada Seca: Esta ocorre entre Maio e Novembro, estes são considerados os meses mais frios do ano, embora em algumas partes do Vale do Colca este tenda a ser mais quente, especialmente nas partes mais baixas do cânion expostas diretamente à luz do Sol. A precipitação é quase nula durante este período e as temperaturas variam entre 18ºC e 4ºC.

Para mais informações sobre o clima no Peru, certifique-se de ler nosso guia informativo e de fazer as malas de acordo com as condições do clima das regiões peruanas.

E sobre os sintomas da altitude?

É válido mencionar que devido à alta elevação deste local, alguns viajantes podem sofrer com sintomas da altitude. Isto pode ser bastante comum em altitudes que ultrapassam os 2.500 metros de altitude. No entanto, aqui estamos para dar algumas recomendações para te ensinar a se prevenir deles:

- Evite bebidas alcoólicas e fumar.

- Mantenha-se hidratado.

- Tire alguns dias de descanso em Arequipa antes de se comprometer com atividades fisicamente exigentes.

- Beba o chá ou mastigue folhas de Coca, pois isso ajuda com a aclimatação.

- Coma alimentos leves, mas calóricos.

Existem alguns remédios que ajudam a aliviar os sintomas da altitude, e você pode encontrá-los facilmente em qualquer farmácia no Peru. No entanto, recomendamos que você consulte um médico antes de tomar qualquer um deles.

Coisas para ver no Cânion Colca

1. Mirante Cruz del Condor

Este é um mirante natural localizado no pico mais alto do cânion, e é muito buscado por oferecer uma vista fascinante do Vale do Colca e, especialmente, do majestoso Condor andino, a terceira maior ave do mundo. 

O Condor Andino tem 3 metros de comprimento e mal bate as asas para voar, pois usa as correntes de ar quente para planar, um vôo suave que vale a pena assistir.

Além disso, para vivenciar este belo espetáculo, você deve visitar o mirante Cruz del Condor das 9h às 11h da manhã, horário em que os condores costumam sair para sobrevoar a área.

2. Chivay

Esta pequena cidade é o ponto de partida para todos os visitantes que vão ao Cânion Colca. Está localizado a 3.651 metros acima do nível do mar, situado nas margens do rio Colca. Esta linda cidade é reconhecida por sua expressão cultural, na qual a maioria dos habitantes têm mantido suas tradições ancestrais muito próximas ao intocável.

Deste local, você pode admirar o cenário fascinante da região, composta da natureza exuberante do Vale do Colca, dos campos de cultivo e dos antigos terraços agrícolas. 

3. Fontes Termais

Esteja você de passagem por um dia ou se hospedando por mais tempo no Vale Colca, um banho nessas fontes termais pode ser tudo que você precisa. As fontes termais mais próximas estão localizadas a 3 km da cidade de Chivay.

Aqui pode optar por piscinas interiores ou exteriores com vistas para a autêntica paisagem natural da região. A temperatura da água pode atingir até 38° C e acredita-se que tenha propriedades curativas.

Como chegar ao Cânion Colca?

Para visitar o Canyon do Colca é preciso estar em Arequipa. A chamada Cidade Branca é facilmente acessível por trem, ônibus ou avião. Para ajudá-lo a planejar sua viagem adequadamente, aqui estão algumas recomendações sobre as opções de transporte:

- De ônibus: As viagens de ônibus são a opção de transporte nº 1 no Peru. A maioria dos viajantes prefere se locomover por terra em vez de voar para certas cidades. No entanto, a viagem de ônibus é a escolha ideal para quem tem um itinerário flexível e muito tempo extra. Aprenda a explorar o Peru de ônibus de uma maneira real aqui!

- De avião: Se tiver um tempo mais apertado, os voos domésticos podem ser a opção mais adequada para você. Dessa forma, você economizará tempo para explorar os diferentes destinos que gostaria de visitar.

Arequipa também é acessível por meio de trem, esteja você saindo de Cusco ou Puno, você terá uma experiência exclusiva pelos Andes peruanos.

Agora que você já sabe chegar até Arequipa, planejar seu passeio para o Cânion Colca é tão fácil quanto encontrar o tour ideal para você. Existem diferentes excursões para visitar esta maravilha natural, você pode escolher entre fazer um passeio de um dia inteiro ou uma trilha de 4 dias, mas certifique-se de reservar com antecedência.

Nós, da Viagens Machu Picchu, sabemos o quão importante é otimizar o tempo e oferecer flexibilidade durante a viagem, motivo pelo qual temos duas formas de visitar o imponente Cânion Colca.

Seja seu roteiro de Puno para Arequipa ou de Arequipa para Puno, temos o plano de viagem perfeito para você, para que ainda possa vivenciar essas atrações enquanto visita o Cânion Colca. Entre em contato com nossos especialistas em viagens para obter mais detalhes.

Você gostaria de saber mais sobre o Peru? Aqui você encontrará todas as informações de que precisa para sua viagem. Nossa equipe de especialistas locais preparou os guias informativos mais completos para você! Além disso, se você deseja conhecer nosso país ao máximo, consulte nossos pacotes de viagens e viva uma experiência autêntica com a Viagens Machu Picchu.