Telefone viagens machupicchu+55 (21) 4042-6227

Whatsapp viagens machupicchu+51 993024550

Alimentação e restaurantes na cidade de Cusco

Alimentação e restaurantes na cidade de Cusco

 

Alimentação, gastronomia e restaurantes na cidade de Cusco

O Peru tem uma gastronomia absolutamente variada, uma das melhores do mundo, com uma grande quantidade de pratos típicos. Os preços dos pratos dependem muito do tipo de restaurante onde você vai almoçar ou jantar. Como no Brasil, você poderá encontrar basicamente restaurantes que têm preços muitos altos e também bem econômicos. Em Cusco são muitas as opções de restaurantes. Viagens Machu Picchu lhe recomenda alguns dos melhores, pela qualidade de seus pratos e pelo tipo de atendimento:

- La Cicciolina: Pratos internacionais e peruanos.
- Inka Grill: Pratos típicos da região.
- El Limo: Gastronomia peruana.
- El Incanto: Pratos a base de carne (parrilhas, bisteck e outros).
- El Pachapapa: Pratos típicos regionais.
- La Chicha: Pratos locais e gastronomia peruana.
- El Map Café: Pratos internacionais e peruanos.
- El Tunupa: Pratos peruanos e regionais.
- Don Tomas: Comida leve e pratos peruanos.
- El Marengo: Ótimo lugar para comer pizzas.
- La Cusqueñita: Restaurante popular com música e dança típica.

Em Águas Calientes, povoado que fica a poucos quilômetros da cidadela inca de Machu Picchu, recomendamos comer no restaurante Índio Feliz, por ser de excelente qualidade e com preços acessíveis. Já na cidadela Inca o único restaurante existente é o do hotel Sanctuary Lodge, que serve um excelente almoço buffet diariamente. De uma forma geral, no Peru, não recomendamos comer em mercados populares ou nas ruas, principalmente por questões de higiene. Não ocorreria nada grave, porém algum tipo de problema intestinal já seria suficiente para estragar seu passeio. O melhor é evitar.

Na sua chegada a Cusco recomendamos que faça refeições leves. A cidade de Cusco está localizada na Cordilheira dos Andes a mais de 3.500 metros de altitude e a digestão pode ser um pouco difícil nestas condições. Evite carne e outros alimentos com muita gordura. Tome bastante água e também o famoso chá de folhas de Coca. A Coca ajuda a regular a pressão arterial e o intestino. Evite bebidas alcoólicas e cigarro e tente descansar por algumas horas. O ideal é dormir um pouco. A aclimatação é rápida, no segundo dia você já se acostumará, se sentirá bem e estará preparado para disfrutar da excelente gastronomia cusquenha.

Entre os pratos mais famosos do Peru, temos: o “Ceviche”, que pode ser preparado com uma infinidade de peixes, onde a carne cortada em cubinhos é “cozida” no suco do limão. É servido com cebola, batata doce e milho torrado. Geralmente é um prato picante, mas você pode escolher a quantidade de “ají” (pimenta peruana) no momento de pedi-lo. Peça uma cerveja negra para acompanhar. Outro prato famoso é o “Lomo Saltado”, que é servido com arroz branco, cebola, tomate, batata frita e carne em tirinhas. É um prato muito popular no Peru.

Algo que você não deve deixar de provar é o memorável “Pollo a la Brasa”, que nada mais é que um frango assado na brasa, mas que tem um sabor absolutamente peculiar e é uma verdadeira mania nacional, servido em todo o país. No Peru existe até mesmo o dia do “pollo a la brasa”, comemorado anualmente. Este frango é temperado de uma forma especial, com cerveja e vinagre, o que lhe dá o sabor singular. É assado num forno a lenha e servido com generosas porções de batata frita e saladas variadas. Você pode pedir este prato como 1/4 (um quarto), ou seja, uma parte de um frango cortado em quatro e como 1/8 (um oitavo), uma parte de um frango cortado em oito. No momento do pedido você pode escolher a parte que mais lhe agrada: peito, asa, coxa ou sobrecoxa.

Em relação às bebidas, não deixe de provar o Pisco, a bebida nacional do Peru. Diferente do vinho que é obtido por fermentação da uva o Pisco é elaborado por destilação das sementes desta fruta, como uma espécie de aguardente. Com esta bebida é preparado o Pisco Sour, a caipirinha peruana, com limão, açúcar e gelo. O país também fabrica excelentes vinhos. Outra tradição peruana, que precede à época Inca, é a Chicha de Jora, uma espécie de cerveja de milho, de sabor forte. E não podemos deixar de citar a Chicha Morada, uma espécie de suco feito do milho roxo, doce e não alcóolica.

Algo muito interessante que existe no Peru e não existe no Brasil é o chamado “Menu”. Aqui você verá muitos restaurantes com letreiros deste tipo. O “Menu” seria uma forma de servir as refeições, almoço ou jantar, que consiste em uma pequena entrada, uma sopa e o chamado “segundo”, que seria o prato principal. Normalmente os restaurantes oferecem de três a quatro opções de “segundo”, onde você deverá escolher um deles. O “Menu” muitas vezes inclui uma sobremesa e um copo do chamado “refresco”, que pode ser um suco de frutas ou da famosa “chica morada” (o suco do milho roxo) e até mesmo um chá. Os restaurantes vendem seus “Menus” a um preço fixo.

Se lhe interessa o assunto, não deixe de conferir nosso Tour Gastronômico.

 

Blog

  • Política de Privacidade - Site e Blog Viagens Machu Picchu
  • City Tour Arqueológico em Cusco, Passeios e tours
  • Novas regras 2017 para a visita de Machu Picchu | Ingresso Machu Picchu

FaceBook

DirceturProm PeruPeruMinisterio de Cultura