Viagens Machu Picchu
Informações Gerais

O que fazer no Peru: veja as principais atrações do país!

O que fazer no Peru: veja as principais atrações do país!

O Peru é um dos principais destinos turísticos da América do Sul, com sua história milenar, cultura única, gastronomia entre as melhores do mundo e paisagens de tirar o fôlego. Tudo isso somado ao fato de ser um país barato para viajar e com poucas burocracias. Ou seja, simplesmente perfeito.

Não importa o estilo de viagem que você prefira, aqui no país milenar dos incas existe opção para você: seja viagem de luxo, econômica, de aventura e de intenso contato com a natureza, com fins espirituais ou voltada para a gastronomia.

Geograficamente falando, o país é dividido em 3 principais partes, sendo a serra, a costa e a selva, cada uma com suas características, atrações, clima e particularidades. Por isso, entre tantas opções fica fácil se perder no planejamento e não saber o que fazer, por isso fizemos uma lista dos principais destinos no Peru, para que você possa escolher os seus preferidos e montar um roteiro à sua medida. Pegue caneta e papel para anotar essas dicas! 

Qual a melhor época para viajar para o Peru? 

Bem, consideramos que antes de você decidir o seu roteiro de viagem para o Peru, existem algumas outras informações que precisam ser levadas em consideração, como por exemplo, saber quais são os melhores meses para viajar.

Desta forma, a alta temporada de viagem no Peru acontece entre os meses de abril a novembro, que é a época seca no país, ou seja, as chances de chuvas são menores, apesar do clima ser mais frio. Os principais meses são junho, julho e agosto.

A baixa temporada ou a época das chuvas no Peru vai de dezembro a março, sendo que fevereiro é considerado o mês mais chuvoso. A única atração que fecha neste período é a famosa Trilha Inca para Machu Picchu, o restante funciona normalmente.

Em cada região podem ocorrer algumas variações, mas o país todo é dividido basicamente nestas duas estações: a seca e chuvosa. 

Quantos dias são necessários para viajar para o Peru? 

Esta é uma pergunta que pode ter muitas respostas, mas o mais recomendado é de 5 a 7 dias para aqueles que querem conhecer as principais atrações do país milenar dos incas. Claro que quanto mais longa for a sua viagem, mais completa será a experiência. Portanto, se você deseja conhecer ao máximo todas as regiões do país e passear pelos lugares mais diversos, é possível montar um roteiro personalizado, com quantos dias forem necessários.

Para que você tenha uma noção melhor das atrações e de como funciona a logística no caso dos pacotes de maior duração, deixamos aqui uma sugestão para você: Pacote de viagem para o Peru - Peru a sua Medida + Huaraz, de 16 dias e 15 noites, desbravando as paisagens mais lindas e vivendo uma verdadeira imersão na cultura e história local. 

O que fazer no Peru: veja as atrações de cada região!

Como falado acima, a geografia do Peru é dividida em 3 principais partes. Para te ajudar, vamos dividir também a lista dos pontos turísticos do país de acordo com a região que ela está localizada, assim é possível visualizar melhor seu roteiro e decidir quais partes do Peru você deseja incluir no pacote. 

As principais atrações da serra peruana: 

Começamos com a região mais visitada pelos turistas, a serra. Aqui é onde está localizada a Cordilheira dos Andes no Peru, com inúmeras montanhas, picos nevados, lagoas, glaciares, vales e muito mais, além claro, das ruínas de Machu Picchu e muitos outros sítios arqueológicos, o que explica porque este é o centro turístico do Peru. Enfim, vamos às atrações.

Machu Picchu: Machu Picchu é a cidade perdida dos Incas, uma das 7 Maravilhas do Mundo Moderno e se tornou, sem dúvidas, a principal atração turística peruana. Nas ruínas o visitante tem a chance de conhecer a fundo a cultura milenar dos incas e se surpreender com a sua sabedoria. É possível viajar de trem para Machu Picchu ou então percorrer trilhas que duram até 5 dias.

Para saber tudo sobre Machu Picchu, acesse a nossa página de dicas e informações.

Cidade de Cusco: também conhecida como a Capital do Império Inca, recebe milhões de turistas todos os anos por ter uma variedade incrível de atrações turísticas. Sítios arqueológicos, centro histórico, Plaza de Armas, museus, bares, restaurantes, natureza e muito mais.

Cusco é a cidade base para passeios como Machu Picchu, Vale Sagrado dos Incas, Laguna Humantay, Montanha Colorida e outros. Acesse aqui e veja o que fazer em Cusco.

Águas Calientes: este pequeno povoado em meio às montanhas dos andes é a porta de entrada para Machu Picchu, e não à toa ficou conhecido como Machu Picchu Pueblo. Apesar de pequeno, Aguas Calientes possui excelente infraestrutura turística com lojas, restaurantes, ótimos hotéis e atrações. Só é possível chegar aqui de trem ou por trilhas.

Lago Titicaca: Este é considerado o lago navegável mais alto do mundo, estando a quase 4 mil metros de altitude. Seu tamanho também impressiona, já que sua área ultrapassa os 8 mil km², tão grande que faz fronteira com dois países: o Peru e a Bolívia. A principal atração aqui são suas ilhas flutuantes feitas de totorara e a cultura ancestral, que se mantém viva até os dias de hoje. O Lago Titicaca está localizado na cidade de Puno.

Tem matéria no Blog da Viagens Machu Picchu sobre este destino incrível, leia e encante-se!

Vale Sagrado dos Incas: o incrível Vale Sagrado é um lugar tão místico e importante quanto a cidade de Machu Picchu. O vale é composto por inúmeros sítios arqueológicos construídos pela civilização inca. São templos, aquedutos, plataformas utilizadas na produção de alimentos e muito mais.

O vale está localizado na região de Cusco e é formado por vários pequenos povoados andinos, como Ollantaytambo e Pisac. Veja as principais atrações do Vale Sagrado dos Incas e encante-se.

Laguna Humantay: conhecida como Lagoa Azul do Peru, a Laguna Humantay é simplesmente uma das paisagens mais lindas do andes peruanos. Está localizada na região de Cusco, a mais de 4 mil metros acima do nível do mar e se forma com o degelo das montanhas em seu entorno. A caminhada até ela exige um pouco de preparo físico, mas garantimos que todo esforço vale a pena.

Montanha Colorida do Peru: chamada de Montanha Vinicunca, Montanha Arco-Íris ou Montanha 7 Cores, esta atração é uma das mais procuradas pelos turistas do mundo todo, já que oferece uma aventura incrível e uma paisagem diferente de tudo que você já viu.

Sim, esta é literalmente uma montanha colorida, que ganhou estas colorações devido aos minerais e outros componentes existentes no solo. Para chegar lá prepara-se: a caminhada é longa e de dificuldade média / alta e o tour na Montanha Colorida dura o dia todo.

Huaraz: a região de Huaraz está localizada na Cordilheira Branca, uma sub cordilheira da Cordilheira dos Andes. Aqui se encontram as montanhas mais altas do Peru, como o nevado Huascarán, com mais de 6.700 metros de altitude.

A região é conhecida como a “Suíça Peruana” por seus inúmeros nevados, glaciares e lagoas. Huaraz está localizado a pouco mais de 400 km da capital do Peru, Lima. 

As principais atrações da costa do Peru:

A costa peruana é composta por praias lindas do mar do Pacífico, clima agradável e gastronomia diferenciada. Se estende de norte a sul do país e agrada todos os estilos de viajantes, já que possui atrações culturais, históricas e naturais. Veja abaixo o que a costa reserva para você:

Lima, a capital peruana: todos os brasileiros que embarcam em um voo para o Peru tem como destino a cidade de Lima, então porque não estender a sua estadia e passar uns dias conhecendo o melhor da capital? Lima é composta por praias lindas, museus incríveis, praças e parques perfeitos para toda família, sítios arqueológicos e isso sem falar nos restaurantes, alguns deles presentes na lista dos melhores do mundo.

Ou seja, é uma cidade completa, com belezas naturais e muitas coisas para conhecer.

Paracas: essa cidade está localizada a aproximadamente 300 km da capital e é onde o mar encontra o deserto. A principal atração da região é a Reserva Nacional de Paracas, uma das mais importantes do país, com mais de 3.300 km², sendo abrigo de fauna marinha abundante e de várias espécies migratórias de pássaros.

Quem faz o tour em Paracas precisa conhecer também as Ilhas Ballestas e ter a oportunidade de observar animais como pinguins e leões marinhos em seu habitat natural.

Linhas de Nazca: outra atração na parte desértica do país são as linhas de Nasca. Estas linhas são misteriosos geoglifos, ou seja, desenhos enormes feitos no chão do deserto pela civilização Nazca há milhares de anos e que perduram até hoje.

Ninguém sabe ao certo para que foram feitas, mas uma das hipóteses é que as imagens serviram como um enorme calendário astronômico. Entre os desenhos mais famosos estão o macaco, o beija-flor e a aranha. Para conseguir observá-las melhor é necessário fazer um sobrevoo nas Linhas de Nazca.

Saiba mais sobre este misterioso destino lendo uma matéria completa sobre ele. Inclua as Linhas de Nazca no seu roteiro de viagem para o Peru!

Oásis de Huacachina: este é literalmente um oásis em meio às dunas do deserto do Peru. Este pequeno vilarejo está localizado a 300 km da cidade de Lima e se formou em torno da pequena lagoa de cor esverdeada de mesmo nome.

O turista encontra ali uma estrutura com lojas, agências de viagens, restaurantes e opções de hospedagem. Uma sugestão é fazer  tour de buggy pelas dunas ou então testar o equilíbrio praticando sandboard. Se tiver a oportunidade, aprecie o pôr-do-sol neste lugar, um dos mais lindos do Peru.

Trujillo: já ao norte do país está localizada a simpática cidade de Trujillo. A região é marcada pela presença das civilizações Chimu e Moche, da era pré- incaica. Ou seja, prepare-se para passeios cheios de história. Aqui está localizada a maior cidade de barro do mundo, chamada Chan Chan.

Outra atração da cidade de Trujillo é a gastronomia típica local, composta de muitos frutos do mar e de sabores únicos do Peru. 

Principais atrações da selva peruana

A selva peruana compreende grande parte do país e é onde se encontra a floresta Amazônica, ou seja, um lugar de beleza exuberante e natureza abundante. Estas dicas de destinos são ótimas para quem quer viajar para o Peru e sair da rota tradicional, explorando lugares ainda desconhecidos da maioria dos turistas e, consequentemente, viver experiências ainda mais intensas e imersivas.

Iquitos: a cidade é o principal destino da Amazônia peruana, já que é daqui que partem os barcos que levam para os hotéis de selva e para passeios nas regiões mais isoladas. Aqui o turista tem a chance de se conectar com povos indígenas e comunidades ribeirinhas, fazer tour guiado floresta adentro e conhecer a fauna e a flora única da região.

Entre as atividades realizadas aqui estão passeios de barco pelos imensos rios, trilhas na floresta, observação de pássaros e outros animais, aprendizagem sobre a flora local e estadia em lodges perfeitos em meio a vastidão da floresta amazônica.

Veja nosso pacote de viagem para Iquitos.

Chachapoyas: a cidade de Chachapoyas também faz parte da amazônia peruana e possui atrações imperdíveis além de uma biodiversidade impressionante. Entre os pontos turísticos de Chachapoyas estão a Catarata de Gocta, uma das mais altas do mundo, com 771 metros de queda e a Cidade Fortificada de Kuelap, um importante sítio arqueológico da época pré-incaica construído pela civilização Chachapoyas, que dá nome a cidade.

Veja um roteiro incluindo Chachapoyas.

Puerto Maldonado: com excelentes opções de atrações e hotéis de selva, a região de Puerto Maldonado vai conquistar você com as paisagens tropicais e biodiversidade abundante. Aqui se localiza a Reserva Nacional de Tambopata, local que abriga mais de 540 espécies de aves. É um lugar para se conectar intensamente com a natureza e aprender mais sobre ecoturismo.

Veja um roteiro incluindo Puerto Maldonado Peru.

Gostou? Entre em contato com a equipe de especialistas da Viagens Machu Picchu e peça seu orçamento personalizado de viagem para o Peru.