Viagens Machu Picchu

Centro Histórico de Lima

Centro Histórico de Lima

O Centro Histórico de Lima, também conhecido como Centro Colonial, é a área mais significativa da cidade devido ao seu valor histórico e cultural. Foi aqui onde os conquistadores espanhóis estabeleceram e construíram o primeiro assentamento colonial na região.

No entanto, Lima já estava ocupada muito antes da chegada dos espanhóis. A região foi desenvolvida por muitas civilizações pré-Inca que também abriram caminho para novos costumes e tradições durante aquela era.

Como é representado pelo Templo Pachacamac, um importante centro cerimonial localizado a poucos quilômetros da cidade; pela famosa Huaca Pucllana dentro do distrito de Miraflores e a Huaca Huallamarca, situada no coração da nobre vizinhança de San Isidro.

No entanto, com a conquista espanhola, muitos destes locais já estavam abandonados e a expansão da cidade começou tão logo o Império Inca foi derrotado. A cidade foi dividida como um tabuleiro de xadrez, onde cada bloco foi perfeitamente enquadrado com ângulos 90º e distribuídos próximos à praça principal, a Plaza Mayor.  

A cidade mais velha de Lima oferece um vislumbre de como a vida foi durante os tempos coloniais já que a maioria das estruturas têm sido preservadas até hoje, fornecendo um contraste autêntico de duas eras fortemente marcadas.

O Centro Histórico de Lima reúne cerca de 600 monumentos históricos, motivo pelo qual foi declarado um Patrimônio Mundial da UNESCO em 1991. Não há comparação, o valor cultural de Lima é sem igual. Então venha e ouse viajar no tempo enquanto visita este tão aclamado atrativo turístico e mergulhe na singularidade da Cidade dos Reis.

Uma passagem pela história.

No início do período colonial, a cidade ficou conhecida por “Cidade dos Reis”, nome designado pelo conquistador espanhol Francisco Pizarro, em 1535. No entanto, a região era comumente conhecida por Lima pelas comunidades nativas que habitavam estas terras, e com o tempo este nome foi sendo cada vez mais usado até se fazer permanente.

Lima era a capital do Vice-Reino do Peru devido à sua localização estratégica próxima ao mar em comparação à Jauja, que poderia ter sido a capital da monarquia hispânica. A chamada Cidade dos Reis era a mais importante cidade da América do Sul, assim como a maior capital do continente durante aquela época.

Infelizmente, Lima era vítima constante de violentos terremotos entre 1586 e 1687, o que forçou a reconstrução de toda a capital, incluindo de seus principais assentamentos políticos e religiosos.

Além disso, devido à sua proximidade da costa, a cidade era ameaçada por ataques piratas vindos do oceano Pacífico, o que motivou a construção de muros de defesa que cercaram a cidade.

Mais à frente em sua história, o país alcançou a independência em 1821, se tornando a flamejante República do Peru, graças a uma expedição realizada por independentistas argentinos e chilenos liderados pelo general Don José de San Martin.

10 dicas para o que fazer no Centro Histórico de Lima

Como já mencionado, Lima detém cerca de 600 monumentos históricos dentro de sua velha cidade. Atualmente a área tem sido cuidadosamente preservada e tem mantido uma ótima parte de sua herança cultural e histórica.

No entanto, Lima enfrentou uma fase de modernização em meados do século XX que colocou seu centro histórico em grande risco. Com sorte, depois que a UNESCO declarou a Igreja e o Convento de San Francisco como Patrimônio Mundial em 1988, o governo começou a recuar e a manter as estruturas dentro da antiga cidade.

Hoje em dia, o Centro Histórico de Lima é um dos atrativos mais procurados de Lima. Todo o local foi declarado Patrimônio Mundial da UNESCO em 1991, adicionando um grande valor histórico à área.

Se você quer conhecer e admirar de perto este local que inspira história a cada passo, nós listamos algumas estruturas imperdíveis para visitar no Centro Histórico:

1. Plaza Mayor: A principal praça de Lima

Também conhecida como “Plaza de Armas”, ela está localizada no coração do Centro Histórico de Lima. Ao redor da praça onde fica o Palácio do Governo, a Catedral de Lima, o Palácio Municipal, o Palácio do Arcebispo de Lima e o Palácio da União.

Durante a era colonial, a Plaza Mayor serviu como palco de guerra, mercado e o local onde estava a forca da cidade. No entanto, este também foi o local onde Jose de San Martin proclamou a independência do Peru. Atualmente, ela permanece listada como Patrimônio Mundial da UNESCO desde 1991.

Endereço: Plaza Central de Lima, Cercado de Lima.

2. Palácio do Governo:

Também conhecida como Casa Pizarro, é a atual sede da Procuradoria do Peru e a residência oficial do Presidente do Peru. O palácio foi construído em 1535 e tem mantido o mesmo propósito até hoje.

Porém, devido às atividades sísmicas na cidade de Lima, o local foi destruído várias vezes e eventualmente saqueado em 1541. O local é composto de vários quartos, jardins, pátios e salões dedicados a figuras notáveis da história peruana.

Endereço: Jirón de la Unión s/n, Cercado de Lima.

3. Palácio Municipal de Lima:

É uma das estruturas localizadas nos arredores da Plaza Mayor ou Plaza de Armas em Lima. O local oferece um estilo arquitetônico neocolonial com imponentes varandas da época do vice-reino.

O Palácio Municipal de Lima foi construído entre 1943 e 1944 durante o governo de Mariscal Oscar R. Benavides. O local tem vários quartos, uma biblioteca municipal especializada na história do Peru e uma galeria de arte peruana que data do século XIX ao XX.

Endereço: Jirón de la Unión, 300, Cercado de Lima.

4. Palácio do Arcebispo:

Também próximo ao belo Palácio de Armas de Lima, o Palácio Arquiepiscopal é um dos exemplos perfeitos da arquitetura neocolonial. A estrutura também compreende traços barrocos, neobarrocos e o neo-plateresco em sua fachada.

O local tem sofrido várias modificações desde 1535. Pope Paul III nomeou Lima como sede episcopal em 1541 e designou o palácio como a principal sede da igreja na cidade. No entanto, depois de anos de reconstrução, o local foi finalmente inaugurado em 1924.

Endereço: Jirón Carabaya, Cercado de Lima.

5. Catedral de Lima:

A famosa Catedral de Lima foi construída em 1535, embora tenha sofrido várias renovações devido aos terremotos que atingiram a cidade entre 1609 e 1974. No entanto, os arquitetos que realizaram estas reconstruções estavam abertos a manter seu estilo colonial original.

Esta é uma das mais belas catedrais do continente, pois foi baseada na Catedral de Sevilha, na Espanha, de acordo com o desejo dos conquistadores espanhóis. A construção religiosa é composta de 3 portas frontais, 14 portas laterais e 2 portas dos fundos; cada uma decorada e com nome de santo.

Endereço: Jirón Carabaya, Cercado de Lima.

6. Basílica e Convento de São Francisco:

Este atrativo está localizado a um bloco da praça principal de Lima, a Plaza Mayor, e tem permanecido como um dos mais importantes monumentos históricos dentro do centro de Lima. Dessa forma, o Mosteiro de São Francisco é conhecido por deter a mais velha biblioteca no Peru com alguns exemplares tão antigos que somente os monges franciscanos podem manusear, são cerca de 25 mil livros relacionados à religião. E ela também esconde um segredo bem conhecido por baixo de sua estrutura.

Essa construção colonial é famosa por ter uma série de catacumbas onde cerca de 25.000 pessoas foram enterradas. Este famoso local de enterro foi descoberto em 1943. Surpreendentemente, resistiu bem aos vários terremotos que ameaçaram essas terras. Atualmente, este local é um atrativo turístico pago e a presença de um guia profissional é mandatória.

Endereço: Jirón Lampa, Cercado de Lima

7. Mosteiro de Santa Rosa de Lima:

O Mosteiro foi construído entre o século XVII e o século XVIII, situado ao lado da casa onde ficava Santa Rosa de Lima, padroeira de Lima, da América e Filipinas. Embora o local possua uma menor escala em comparação com outros de sua época, possui uma decoração impressionante que agrega um grande valor cultural à estrutura.

Endereço: Jirón Santa Rosa 605, Cercado de Lima.

8. Igreja e Convento de Santo Domingo:

Este é considerado um exemplo perfeito da arquitetura colonial dentro da antiga cidade de Lima. Foi construído em 1578, apesar da construção ter levado cerca de 50 anos para se completar. No entanto, devido aos vários terremotos que atingiram a cidade, algumas partes da estrutura tiveram de ser reconstruídas.

A Igreja e o Convento de Santo Domingo abrigam os restos mortais dos santos peruanos mais importantes: Santa Rosa de Lima e San Martin de Porres, o primeiro santo negro da América do Sul.

Endereço: Jirón Camaná 170, Cercado de Lima.

9. Igreja de La Merced:

O local foi construído no século XVIII em honra à patrona das Armas da Nação, a Virgem de Mercedes. A igreja é conhecida por seu estilo arquitetônico autêntico e por deter inúmeras obras de arte, incluindo um belo altar em seu interior.

Endereço: Jirón de la Unión 321, Cercado de Lima.

10. Plaza San Martin:

Bem na famosa Avenida Nicolás de Piérola fica um espaço público considerado como uma das mais representativas localizações da cidade de Lima. A Avenida de San Martin foi construída em honra ao General Jose de San Martín, o general que liderou o movimento de independência peruano.

Foi inaugurada em 1921 pelo Presidente Augusto Leguía, o local conta com um monumento ao General San Martín inteiramente de bronze, rodeado de jardins floridos e quatro fontes de água.

Endereço: Avenida Nicolás de Piérola, Cercado de Lima.

Como visitar o Centro Histórico de Lima?

A antiga cidade de Lima está localizada no coração da cidade, é a maior área turística da região. Se você quer visitar o enigmático Centro Histórico de Lima, pode se juntar a um tour guiado ou pode fazer isso por conta própria.

No entanto, não é tão aconselhável explorar estas atrações sem um expert, já que existem muitos detalhes para serem descobertos e você, com certeza, não pode perder nenhum!

Os atrativos mencionados acima são encontrados a uma curta distância uns dos outros, razão pela qual muitos operadores de turismo oferecem diferentes opções para visitá-los. Vale a pena mencionar que o Centro Colonial está localizado distante do distrito turístico de Lima, Miraflores.

Com sorte, a Viagens Machu Picchu tem um city tour exclusivo para você, que te leva pela Lima Moderna & Colonial passando pelos melhores atrativos da área!

Nota Importante:

Alguns destes atrativos estão abertos em dias específicos e podem exigir uma taxa de entrada. Além disso, outros não estão abertos ao público, mas você pode apreciá-los pelo lado de fora.

A Viagens Machu Picchu faz questão de fornecer tudo que você precisa para ter uma aventura autêntica por nosso país. Conheça todas as ofertas especiais que temos na aba Pacotes e comece a planejar a viagem da sua vida!