Viagens Machu Picchu

Outros Museus

Outros Museus

Como vemos ao pesquisar e nos aprofundar sobre a vida e a história no Peru, estas vastas terras possuem uma quantidade de surpresas que certamente não podem ser encontradas em um único lugar. 

Se você está buscando por arte internacional, contemporânea ou pré-hispânica, a mágica capital do Peru vai te deixar sem fôlego com sua expressão cultural e histórica.

Como você talvez saiba, existem muitos museus em Lima, sendo que alguns deles são reconhecidos no mundo todo. Por este motivo, listamos algumas das galerias mais significativas da capital peruana para que você possa planejar um roteiro especial para conhecer a extensa expressão artística do nosso país.

Sim, nós mesmos somos viajantes e estamos cientes de que nunca existe “tempo suficiente” quando estamos de férias, mas se você tiver a informação certa, talvez acabe com um roteiro de viagem completo, que atenda aos seus requisitos e te entretenha vários aspectos.

Continue lendo e descubra os museus imperdíveis em Lima, que você não pode deixar de visitar!

1. Museu de Arte Contemporânea (MAC)

Situado no coração do distrito mais boêmio de Lima, o bairro de Barranco, encontra-se um importante centro de arte. O Museu de Arte Contemporânea de Lima nasceu graças à iniciativa de apoio a artistas emergentes e estabelecidos da América Latina.

A famosa galeria foi inaugurada no início de 2013 e oferece uma incrível obra-prima arquitetônica desenhada pelo arquiteto peruano Frederic Cooper Llosa. O local é cercado por uma esplanada onde shows e eventos acontecem.

O museu é a única instituição dedicada à promoção, pesquisa e disseminação de práticas artísticas contemporâneas no Peru. Composto de três salas de exibição de 100, 200 e 1.000 m² usadas para expor arte moderna latino americana.

Endereço: Av. Grau 1511, Barranco, Lima.

2. Lugar de la Memoria

Para aqueles que estão buscando vivenciar a história peruana mais recente, aqui temos um museu que visa aumentar a conscientização sobre as diferentes pessoas que enfrentaram um momento trágico em nossos tempos contemporâneos.

Caso você não saiba, o Peru vivenciou um período violento que durou 20 anos, de 1980 a 2000, devido a ataques terroristas causados pelo “Sendero Luminoso” ou “Caminho Iluminado” durante estes anos.

Como um espaço de defesa dos direitos humanos, o Lugar da Memória, da Tolerância e da Inclusão Social (LUM) procura promover a compreensão das consequências causadas por estes tempos obscuros na região peruana.

O local oferece informação e testemunhos em vídeos daqueles que foram diretamente afetados por aquelas ações ultrajantes.

Endereço: Calle San Martín 151, Miraflores, Lima.

3. Museu de Arte Italiana

O Museu de Arte Italiana em Lima foi um presente da comunidade italiana do país em seu centésimo aniversário de independência. O local detém cerca de 300 peças de arte de 200 artistas italianos que datam dos séculos XIX e XX.

O museu está instalado em uma estrutura neorrenascentista, com design do arquiteto milanês Gaetano Moretti. A construção inteira é lindamente decorada com dois murais impressionantes onde personagens europeus são retratados, como Cristóbal Colón, Dante Allighieri, San Francisco de Assis, Leonardo da Vinci e Marco Polo.

A coleção é composta de várias pinturas, cerâmicas e esculturas que foram doadas por diferentes galerias dentro da Itália. Portanto, é considerado como o primeiro museu que exibe arte italiana fora de países europeus.

Endereço: Av Paseo de la República 250, Cercado de Lima.

4. Museu Amano

É um centro cultural fundado por Yoshitaro Amano, um importante engenheiro naval japonês que adquiriu um grande interesse pela arqueologia durante seu tempo no Peru. O museu oferece um vislumbre exclusivo de diferentes culturas que marcaram nosso país.

Da mesma forma, o museu é reconhecido por deter uma das coleções têxteis pré-colombianas mais importantes em toda nação. O Museu Amano foi inaugurado em 1964 com a iniciativa de preservar as diferentes peças deixadas para trás por saqueadores.

Atualmente, o museu é mais focado na conservação da expressão têxtil pré-colombiana daquele tempo, razão pela qual é agora chamado de Museu Têxtil Pré-colombiano Amano, sendo o único de sua classe.

Endereço: Retiro 160, Miraflores.

5. Museu de Arte de Lima – MALI

MALI é o principal museu de Lima, caracterizado por retratar a expressão artística do Peru desde os tempos pré-colombianos. O local tem uma extensão de 4.500 m² e é composto de várias salas que exibem coleções permanentes e temporais.

Ele nasceu graças à iniciativa do “Mecenato das Artes” em 1959. O Museu de Arte de Lima oferece a oportunidade de ficar completamente imerso na produção artística peruana.

A coleção do museu inclui arte em cerâmica e artigos cerâmicos pertencentes a várias culturas pré-hispânicas dos Andes, bem como móveis coloniais e culturas republicanas. Sua exibição permanente detém cerca de 3 mil anos de arte no Peru fazendo desta uma das mais importantes galerias de toda a região.

Endereço: Parque de la Exposición, Av 9 de Diciembre 125, Cercado de Lima.

6. Museu Pedro de Osma 

Localizado ao lado da Galeria MATE, a sede do Museu Pedro de Osma está situada em uma bela mansão cercada por jardins bem cuidados.

O museu oferece uma exibição da coleção privada de Pedro de Osma, que foi um colecionador de peças de arte da era do Vice-reino, traçados de entre os séculos XV e XVIII.

Aqui você encontrará pinturas de renomados artistas, como Bernardo Bitti e Luís de Riano, bem como muitos outros pintores anônimos da Escola Cusqueñan do século XVIII. Outras peças incluem decorações de altar, mobília, esculturas e ourivesarias.

Endereço: Pedro de Osma 421, Barranco, Lima.

7. Museu Banco Central de Lima

Também conhecido como Museu do Banco Central de Reserva do Peru, este é um museu nacional dedicado à preservação da arqueologia, numismática - ciência das moedas - e expressão artística do país.

Foi fundado em 1922 na primeira sede do Banco Central de Reserva do Peru. O museu é um espaço cultural que permite às pessoas interagirem com a arte e tradições milenares.

Lima é certamente o polo artístico e cultural do país, uma vez que lá existem muitos museus e galerias que detém a herança histórica distintiva das enigmáticas terras do Peru.

Endereço: Jirón Lampa 474, Cercado de Lima.

Para aqueles que amam história e arte assim como nós, recomendamos fortemente que você tire um tempo para visitar algum destes atrativos, especialmente se você tiver tempo extra na ocupada cidade de Lima.

Quer conhecer nosso país por completo? Ouse descobrir seus mistérios com o roteiro de viagem perfeito e se jogue em uma inesquecível aventura pelas vastas terras peruanas.

A Viagens Machu Picchu conta com uma equipe de experts locais que terá certeza de que você não perderá nada durante sua viagem ao Peru.