
Os Uros
Era uma nação que vivia nas ilhas flutuantes do Lago Titicaca, mas o último dos seus membros desapareceu por volta do século XX. A civilização que vivia nas Ilhas Uros, não tinha muitos meios de progredir nas condições que vivia. O turismo, naqueles tempos, não era uma atividade importante, por isso, eles se adequaram à cultura ocidental, indo para Puno, no Peru, ou para outras cidades que pudessem ter uma melhor condição de vida.
Normalmente eles falavam o aimará como língua materna, mas conheciam perfeitamente o quéchua, idioma que foi introduzido no tempo dos Incas. Utilizavam a totora, uma espécie de palha ou piaçaba, que cresce naturalmente no lago para fabricar ou tecer as ilhas flutuantes, que cavam amarradas a essas mesmas plantas debaixo d'água. De tempos em tempos, era necessário trocar a totora, já que ela ia cedendo até afundar por causa do sol e do uso diário. Eles se dedicavam à pesca, à caça de aves lacustres e, inclusive, faziam suas refeições na própria totora, assim como os novos uros fazem atualmente.

Taquile e Amantani.
Segundo relatos da tradição dos Andes, os fundadores do império Inca surgiram no Lago Titicaca, e talvez seja por isso que os quéchuas tenham morado nessas ilhas desde então.
Taquile é uma das ilhas naturais, do lado peruano do lago, localizada a 35 quilômetros da cidade de Puno. É onde moram aproximadamente 2.000 pessoas de origem, língua e costumes quéchuas, conservando as suas rígidas tradições e um estilo de vida que mantém distância da influência da cultura ocidental atual. O destaque está na organização social da ilha que, está estruturada no coletivismo comunitário.
Durante o período colonial a ilha passou para as mãos do conde espanhol Rodrigo de Taquila (de onde vem o seu nome), que obrigou seus habitantes a se vestirem como camponeses espanhóis, com o propósito de ser fornecedor e vendedor dessas vestimentas. Por isso, os atuais habitantes se vestem de forma diferente dos demais camponeses de outras partes dos Andes peruanos.
Conheça as histórias e costumes do Lago Titicaca em Puno, no Peru.