Viagens Machu Picchu

Puno é a capital do estado que leva o mesmo nome e é bastante conhecida graças à proximidade com o lago navegável mais alto do mundo: o Lago Titicaca. A cidade e o lago estão a 3.827 metros de altitude e os habitantes desta região adaptaram-se bem às condições geográficas e climáticas da área. Sua pele cor de cobre resiste à inclemência da geada noturna e ao calor do forte sol diurno.

O lago, felizmente, proporciona um microclima ao seu redor, já que o sol esquenta as suas águas durante o dia e, à noite, esse calor armazenado consegue amenizar as baixas temperaturas, criando uma pequena zona propícia para a agricultura. Além disso, o Lago Titicaca proporciona um alimento barato e de fácil acesso a seus habitantes: o peixe.

A geografia de Puno é bastante diferente das demais regiões dos Andes. Grande parte do seu território encontra-se numa planície quase uniforme que varia entre 3.850 e 4.000 metros de altitude. O altiplano e o lago são compartilhados com a Bolívia, assim como a língua e o grupo étnico originário da região, os aimarás.

Nas frias pampas de Puno cresce somente o ichu, pasto que nasce acima dos 3.000 metros de altitude, nos Andes, e que serve para pastagem dos camelídeos sul-americanos, principalmente lhamas e alpacas, que são símbolo do Peru.

Porém, os rios que desembocam no lago Titicaca, em Puno, também geram uma série de microclimas que permitem o cultivo de certos produtos agrícolas como a cevada, a aveia e o feijão. O gado também é favorecido por estes microclimas e é possível fazer crescer pastagens para alimentá-los.

Os Incas (quéchuas) chamavam a região do Titicaca de “Collasuyu”, o lugar de onde se originaram os Colla. Os Incas, durante o reinado de Pachacútec, invadiram e conquistaram a região do Colla e derrotaram a autoridade mais importante, a de Hatuncolla, liderada por Colla Cápac. O seu poder se estendia até Arequipa, e, até a parte norte do litoral do Chile. Os Incas foram sanguinários com esta localidade para poderem persuadir os demais reinos a se renderem ao poder de seu império.

Temos várias opções de pacotes para o Peru, incluindo o passeio em Machu Picchu e várias atrações do Lago Titicaca. Veja nossos roteiros de viagem para o Peru.