Viagens Machu Picchu

Centro de Puno

Centro de Puno

Muitos viajantes tendem a olhar superficialmente a cidade de Puno enquanto estão viajando pelos planaltos peruanos, e aqui nós estamos para te dizer os motivos pelos quais você deveria considerar explorar a cidade caso você esteja passando por ela antes de ir para o Lago Titicaca. A cidade por si só possui mágica e história em cada canto, e é por isso que trouxemos essa seção para você.

Como talvez você saiba, Puno está localizada no sul do Peru, dentro do Collao Plateau para ser exato. A cidade foi fundada em 1668 sob o nome de San Juan Bautista de Puno, embora tenha mudado para San Carlos de Puno em honra ao Rei Charles II da Espanha.

A região foi declarada um Patrimônio Mundial pela UNESCO, uma vez que o local detém uma extensa expressão cultural, representada todos os anos durante o festival Virgen de la Candelaria, uma celebração católica combinada com a religiosidade andina.

Puno também é conhecida como a Capital Folclórica do Peru, já que a cidade possui cerca de 350 danças e uma grande variedade de músicas, roupas típicas e costumes que retratam o rico folclore puneño.

Quando se trata da cidade, existem inúmeros monumentos históricos importantes para destacar, sendo a Catedral de Puno uma das mais importantes da área. Se você quer conhecer mais sobre as melhores coisas para fazer na cidade, aqui nós listamos os atrativos turísticos de Puno que você precisa conhecer para dar uma chance a este belo e rico destino. Continue lendo! 

1. Catedral de Puno

Localizado no coração da cidade, a Catedral possui um estilo arquitetônico misto, onde a influência vice reinal é combinada com a expressão artística andina da região. O edifício religioso data do século XVIII, embora sua construção tenha levado cerca de 80 anos para se completar.

Como muitas das estruturas daquele tempo, a Catedral de Puno tem um estilo barroco espanhol, com belas ornamentos gravados em sua fachada e interior, e é guardada por duas torres de sino, que se elevam até os 30 metros de altura.

Seu interior é cuidadosamente decorado com uma série de peças de arte religiosa e mobílias com um valor inestimável, onde o santuário principal – feito inteiramente de mármore – é um dos ornamentos mais bonitos. O local também possui uma coleção de pinturas feitas por peruanos nativos e mestiços. Este monumento histórico e religioso foi declarado um Patrimônio Nacional em 1965.

Endereço: Jr. Ayacucho 416, Puno.

2. Casa del Corregidor

Esta é a mansão colonial mais antiga na cidade, a Casa del Corregidor foi construída no século XVII. Embora não exista nenhuma documentação atual sobre a casa, um contrato de aluguel foi recuperado, e revelou que a casa foi alugada por Don José Salcedo em 1707.

No entanto, sabe-se também que Silvestre de Valdés ordenou a construção da casa. Este personagem da era colonial também estava no comando da construção da Catedral de Puno.

O nome “Casa del Corregidor” foi incorporado depois que Don Joaquín de Orellana possuiu a casa. Joaquín de Orellana foi o Corregidor de Puno, um título espanhol para juiz, governador e coletor de impostos em um só.

Hoje em dia, a Casa del Corregidor tem como função ser centro cultural, cafeteria, restaurante e bar. Suas instalações foram acomodadas para oferecer uma experiência íntima entre arte, comida e história. A mansão colonial oferece a configuração perfeita para um café no meio da manhã, um ótimo almoço ou apenas para desfrutar uma noite de diversão.

Endereço: Jr. Deustua 576, Puno.

3. Plaza de Armas de Puno

Cada cidade principal no Peru possui uma distribuição bastante diferenciada e emblemática, onde a praça principal fica situada no coração da cidade junto dos principais edifícios religiosos e administrativos ao seu redor.

No entanto, a Plaza de Armas de Puno foi construída muito após a sua fundação, em 1901 para ser exato. Assim, o lote já estava estabelecido para a construção de um espaço público. A praça principal possui uma linda distribuição, onde todos os seus corredores levam ao monumento de Francisco Bolognesi.

Apesar disso, quando ela foi inaugurada, o monumento de Francisco Bolognesi ainda não existia, mas a praça possuía uma linda fonte de água em bronze, similar à que está no centro da cidade de Arequipa.

Endereço: Jr. Deustua 458, Puno.

4. Parque Pino

Está localizado no centro da cidade, a poucos minutos de distância da Plaza de Armas. Este é um espaço público dedicado ao herói da Guerra do Pacífico, Dr. Manuel Pino. O local foi fundado em 1901 pelo Governo de Puno.

O parque é cercado pela Escola Nacional San Carlos, fundada por Simon Bolívar em 1825 e pelo Santuario Virgen de la Candelaria. Ele oferece o contexto perfeito para relaxar observando seus arredores pitorescos e também para tirar belas fotos graças aos seus cenários.

Endereço: Puno 21001.

Estas são as principais atrações turísticas no centro da cidade de Puno. Esta é uma cidade muito rica em cultura, história e cenários, que vale a pena conhecer. Lembre-se que há muito mais para ver por lá, especialmente se você for visitar o Lago Titicaca. 

O lago navegável mais alto do mundo espera para ser descoberto, não perca esta chance de visitar as Ilhas Flutuantes de Uros e ainda mais em um dia de passeio pelo lago! Se você está planejando uma viagem a Puno, certifique-se de conferir nossos Pacotes.

A Viagens Machu Picchu faz questão de providenciar tudo que você precisa para ter uma experiência autêntica por nosso país. Prepare sua lista de desejos e venha planejar a viagem da sua vida conosco!