Viagens Machu Picchu

Rota do Sol: Puno - Cusco

Rota do Sol: Puno - Cusco

Se você está acompanhando nosso guia de viagem por Puno, já deve saber sobre os diferentes sítios arqueológicos espalhados pela região. Caso você não saiba, aqui vamos te mostrar um dos jeitos mais fáceis de visitar esses antigos locais no caminho para Cusco.

Nosso país tem um número extenso de patrimônios históricos que são datados de milhares de anos atrás, começando por uma das civilizações mais velhas das América, Caral. No entanto, a região do sul andino em nosso país foi o berço de muitas outras sociedades, incluindo os Incas.

Da mesma forma, estas identidades culturais marcaram sua jornada pelas terras peruanas, deixando um legado que tem prevalecido até os dias de hoje, até mesmo influenciando no desenvolvimento de outras sociedades sucessoras.

Há muito a aprender sobre Puno, mas, infelizmente, poucos operadores falam sobre isso. Nós queremos que você tenha opções para que você possa explorar o Peru de uma maneira muito mais íntima. Por isso, nossa equipe tem criado roteiros e guias informativos para te ajudar a organizar sua viagem.

A Ruta del Sol é a melhor forma de ir para Cusco partindo de Puno, já que ela te leva em uma viagem no tempo cruzando os cenários naturais mais belos da região. Continue lendo e aprenda tudo sobre isso!

Coisas para ver pelo caminho

Em nosso trajeto de Puno a Cusco, você irá conhecer diferentes assentamentos pertencentes a diferentes períodos importantes de nosso país. No entanto, isso não é tudo que você verá, já que os cenários naturais da região te deixarão sem fôlego.

Você se encontrará em uma pequena cidade chamada La Raya, localizada acima dos 4.000 metros de elevação, onde você poderá dar uma olhada nas imponentes montanhas nevadas de Chimboya. Da mesma forma, a Ruta del Sol te levará até uma autêntica cidade dentro do planalto andino, chamada Sicuani. A aventura continua por várias atrações, como:

1. Sítio Arqueológico de Pucara

Também conhecido como Kalisaya, este é um centro cerimonial e administrativo localizado a poucos quilômetros da cidade de Puno, próximo à cidade de Pucara. O local é uma estrutura pré-Inca construída pela antiga cultura Pucara, que data de 400 a.C. e 200 a.C.

Infelizmente, não há muitas informações sobre o local além do que pode ser deduzido através de seu estilo arquitetônico. Da mesma maneira, Kalisaya é composto de dois setores, um com funções predominantemente de cerimoniais, e outro com uma estrutura rudimentar que, acredita-se, serviu como uma área residencial.

Na área foram encontradas várias esculturas e monolíticos que pareciam ser objetos com propósitos cerimoniais. Aparentemente, a civilização Pucara costumava performar rituais de decapitação como as representadas nestas peças de arte, eles também se dedicavam à agricultura e outras atividades comerciais. Encontre mais informações sobre o assunto aqui.

2. Raqchi: O Templo Wiracocha

O Sítio Arqueológico de Raqchi é outro lugar sagrado da civilização Inca, já que, de acordo com historiadores, ele possuiu grande importância para a cosmovisão andina. Acredita-se que o local foi um centro de adoração ao Deus que “criou o universo”, razão pela qual este é comumente conhecido como Templo Wiracocha.

Entretanto, como muitas estruturas Incas, o lugar foi destruído pelos conquistadores espanhóis para a construção da área colonial de Cusco. Hoje em dia, apenas um enorme muro permanece junto das fundações de alguns pilares. O real propósito do local segue sendo um mistério, embora alguns arqueólogos afirmem que havia uma relação muito próxima entre seu uso como centro de adoração e a produção de objetos de cerâmica e tecido.

Se você quer aprender mais sobre a impressionante estrutura de Raqchi, recomendamos que você leia esta matéria que reúne todas as teorias sobre este famoso sítio arqueológico.

3. Andahuaylillas: Igreja de San Pedro

Embora não exista nenhum registro atual sobre a construção deste edifício religioso, acredita-se que ele foi construído no final do século XVI. Esta é uma das igrejas mais importantes dentro da região de Cusco, devido ao seu impressionante estilo barroco, além disso, esta é considerada a Capela Sistina da América.

A Igreja Apostólica de San Pedro reúne uma coleção de arte colonial, incluindo murais usados para educar os peruanos nativos sobre os princípios da religião católica durante a era da colonização. Ela também possui várias pinturas feitas pela Escola Cusquenha.

Aparentemente, o local foi construído no topo de uma estrutura Inca, que atualmente é desconhecida, já que não há documentos sobre isso. No entanto, a famosa igreja mantém parte das fundações da antiga estrutura Inca.

Roteiro do Tour

Nesta ocasião, você irá conhecer os melhores lugares dentro da Ruta del Sol. Queremos que você se sinta confortável, então preparamos um roteiro exclusivo, no qual você irá visitar cada um dos pontos com calma para poder aproveitar tudo ao máximo.

06h20 – 06h30 | Embarque no hotel – Transfer para o terminal de ônibus

Este é o momento em que nossa aventura começa! Nosso time irá te buscar em seu hotel e te levará para o terminal de ônibus, onde você receberá um resumo das atividades do dia.

09h15 – 10h45 | Mirante La Raya

Agora é hora de apreciar a exuberante natureza da região. La Raya está localizada a 4.335 metros acima do nível do mar e oferece uma vista fascinante do vale e da imponente montanha nevada de Chimboya. Aqui você também encontrará um mercado de artesanato autêntico com as melhores opções de souvenirs!

11h15 – 12h15 | Almoço buffet em Sicuani

Depois de uma manhã cheia de história e aventura, você certamente estará com fome! Sicuani é uma pequena cidade localizada no caminho para Cusco, onde você terá um almoço buffet e um merecido descanso antes de seguir para nossa próxima parada.

12h45 – 13h45 | Sítio Arqueológico de Raqchi

O conhecido Templo Wiracocha é uma das mais impressionantes estruturas ao longo da rota. Possuía um importante significado para o povo Inca e ocupou um grande território com muros que chegavam a alcançar os 10 metros de altura.

13h45 – 14h15 | Raqchi a Andahuaylillas

Finalizando o tour em Raqchi, você será levado até a Igreja San Pedro, um importante edifício religioso localizado a poucas horas de Cusco.

14h15 – 16h45 | Andahuaylillas & Igreja de San Pedro

A última parada de nossa excursão é em Andahuaylillas, uma pequena cidade cheia de história e com uma arquitetura colonial impressionante presente em suas ruas. A Igreja de San Pedro é a principal atração aqui, uma bela igreja estruturada com uma arquitetura barroca singular e belas pinturas e murais religiosos.

17h00 – 17h15 | Chegada em Cusco – Transfer para o hotel

Depois de um dia cheio de aventuras, agora é hora de seguirmos para nosso último destino. A cidade de Cusco, conhecida como Cidade Imperial dos Incas, irá te receber de braços abertos! Nossa equipe estará esperando por você no terminal de ônibus para te levar até sua acomodação.

Nota importante:

- Um dia antes, nossa equipe irá te fazer um resumo sobre como serão as atividades do tour, incluindo informações importantes sobre o que vestir ou levar.

- Este é um serviço de grupo que atende cerca de 40 pessoas.

- O guia irá falar em português e espanhol, já que será um grupo bilíngue.

- Você terá serviço de bordo durante todo o trajeto, tudo incluso em seu pacote de viagem.

Como reservar o tour?

A Rota do Sol com certeza é um dos melhores jeitos de viajar de Puno a Cusco, onde a combinação de história e maravilhas naturais te deixarão encantados e totalmente apaixonado pelas terras peruanas antes de chegar na famosa Cidade dos Incas.

Se você quer vivenciar esta experiência ao máximo, temos a aventura perfeita para você! Tenha em mente que você pode organizar sua viagem de acordo com seus interesses, estamos aqui para te ajudar com qualquer dúvida que você possa ter, inclusive, iremos auxiliar você durante todo o processo de planejamento da sua viagem.

A excursão pela Ruta del Sol está inclusa em nosso pacote Maravilhas do Peru, se você quiser incluí-la em seu roteiro de viagem customizado, entre em contato conosco. Nossa equipe de experts locais irá se certificar de otimizar seu tempo e experiência com um roteiro feito sob medida para você. 

Da mesma forma, nos preocupamos em oferecer a melhor experiência para todos os nossos passageiros, motivo pelo qual contamos com motoristas certificados, guias de turismo profissionais, e uma frota de veículos monitorada 24 horas por dia por GPS.

Informações Gerais

- Duração: Aproximadamente 11 horas.

- Entradas: Já inclusas no pacote.

- Incluso: transporte, ingressos, guia de turismo certificado em português, embarque/desembarque no seu hotel, almoço buffet. 

A Viagens Machu Picchu faz questão de providenciar tudo que você precisa para ter uma experiência autêntica no Peru. Confira nossas ofertas especiais na aba Pacotes e comece a planejar a vida da sua vida!