
Ritual no Valle Sagrado.
Há diversos rituais que são realizados no Valle Sagrado dos Incas, praticamente um em cada atração turística. Nesse Valle, por haver locais considerados sagrados para essa civilização tão marcante no Peru, são comuns práticas espirituais e de meditação.
Os roteiros ao Valle Sagrado, muitas vezes com duração de 5 a 6 dias, passam por diversos desses lugares, cada qual com uma atividade de contemplação interna. A cada dia, em cada local sagrado ou templo, haverá uma atividade esotérica.
Sendo assim, você terá a chance de praticar meditações específicas para entrar em contato com os elementares da água, havendo, segundo os guias esotéricos, contato físico e etéreo com a mãe água - Mama Uno. Outra meditação profunda se dá, em Puka Pukara, para entrar em contato com elementares do ar.
Nos Templos visitados, como por exemplo, o Templo da Lua, são realizados rituais para sentir a energia espiritual guardada nesses lugares tão remotos. Também ocorrerá meditações para contato com elementares da terra no Templo da Luz e da Sombra. Há ainda o ritual do fogo, mais detalhado à frente.

Ritual do Fogo.
Considerado um ritual de despacho, o Ritual do Fogo, no Peru, é uma tradicional cerimônia xamânica de cura. Os antepassados peruanos usavam o fogo para celebrar e se conectar com o espírito, por meio de orações sob a fumaça, para dar graças e libertar tudo que estava preso, através desse elemento natural.
Normalmente, a cerimônia se dá em um ambiente natural a céu aberto, onde é feita uma roda com o fogo no centro. Então são feitas orações aos céus, ao cosmos e à Pachamama (Mãe Terra), com canções, instrumentos musicais como tambores, sinos e chocalhos. É neste momento que se oferece gratidão por libertar maus pensamentos, impressões, sentimentos e energias no fogo.
O fogo é usado pelo seu poder de transformar energia densa, neste caso, representada pela madeira, em calor e luz, trazendo leveza ao ser espiritual. Com isso, os medos pessoais são libertados, havendo assim, uma conexão com o “eu interior” de cada viajante, participante do ritual. Há assim, uma comunhão da vida, com maior alinhamento e equilíbrio internos.

Ritual Ayahuasca.
Este é um ritual com uma cerimônia de limpeza e purificação física e espiritual. Esta será uma experiência única, em ambientes tranquilos, próprios para meditação e harmonização interna de cada ser.
Com técnicas tradicionais que utilizam a planta da ayahuasca e do arbusto chacrona, o guia esotérico fará uma porção líquida da mistura das duas plantas e dará início a cerimônia à noite, colocando todos sentados em um círculo. No centro da roda, o esotérico fará suaves assobios, falando também palavras aleatórias como uma oração.
Ele também irá soprar rapé puro ao ar, fumando um cachimbo de madeira a fim de que atraia espíritos benignos para o ajudarem no ritual, fazendo também longa oração de proteção, seguida da distribuição da bebida feita das plantas, aos participantes.
Com canções, o ritual pode ter um longo período de duração com cerca de 3 horas, buscando a purificação do ser e do espírito. Sendo assim, podem haver efeitos físicos como tontura, enjoos e até vômitos, ocorrendo a limpeza completa do corpo; e de percepção psíquica como retorno de memórias esquecidas, reconciliação e comunhão consigo mesmo e sentimentos de respeito e gratidão pela vida.