Viagens Machu Picchu

O turismo vivencial que o Lago Titicaca oferece.

 O Peru é uma nação com muitas histórias, culturas e civilizações antigas. Os Incas tiveram maior período de dominação nessas terras, sim, mas outras tantas culturas, antes mesmo deles, fizeram morada em toda a região que hoje, compreende por partes de países como Peru, Bolívia, Chile, Equador e Argentina.

 Podemos listar alguns desses povos milenares como os Chimu, Moche, Mochica, Collas, Colca, entre muitos outros. Cada qual residia em alguma parte da localidade peruana, com suas tradições e costumes que, muitos ainda são realizados na atualidade pelos seus descendentes.

 ➔ Os Uros - Um deles são os Uros, uma sociedade predecessora aos Incas que vivia nas ilhas do Lago Titicaca, o lago navegável mais alto do planeta. Esse clã precisou criar formas de sobreviver em ilhas artificiais flutuantes que eles mesmos construíram a partir da totora, uma espécie de palha que cresce à beira do próprio Titicaca, para fugirem de outras tribos que os ameaçavam como por exemplo os Collas e os próprios Incas. Eles tinham um estilo de vida bastante rústico que foi herdado pelos posteriores que moram nessas ilhas até hoje. Suas tradições são cumpridas pelos moradores das mais de 40 ilhas feitas de raízes que existem no lago; e essa população vive da pesca e do artesanato que é produzido também com a palha de totora, e vendido aos turistas.

Já publicamos aqui em nosso Blog, sobre as histórias e costumes milenares do Lago Titicaca, e agora, vamos destacar um Tour Opcional que a Viagens Machu Picchu tem para você realizar um turismo vivencial interessante nesse lago de 8.562 quilômetros quadrados de extensão.
 

Tour Vivencial no Lago Titicaca.

 O Lago Titicaca está acima dos 3.800 metros do nível do mar e fica exatamente na divisa dos territórios do Peru, com melhor acesso pela cidade de Puno; e da Bolívia, com acesso pela cidade de Copacabana.

 Esse é um destino que te surpreenderá tanto em beleza natural, quanto na forma como são construídas as ilhas flutuantes, como na maravilhosa receptividade dos nativos dali. Esse contato, lhe trará um baú de emoções e aprendizados. As línguas faladas em toda a região do Titicaca são o espanhol e o aymara, dialeto dos ancestrais.  

Nas ilhas Uros,​ você poderá navegar pelos barcos feitos de totora, conhecer as casas dos habitantes, saborear a culinária típica, baseada em muitos frutos do mar, entender as artes manuais, a forma de pescar e os costumes.

 Existem muitas outras ilhas no Titicaca, essas são naturais:  
 

Ilha Taquile: Esta é a principal ilha natural, abriga por volta de 350 famílias que seguem regiamente os costumes passados por gerações anteriores. Uma dessas tradições são os gorros vermelhos feitos de tricô que os homens casados usam para se diferenciar dos homens solteiros. Ali, o povo também fala a língua quéchua e seguem os preceitos incaicos. A ilha tem uma vista, do alto da sua região central, que pode-se apreciar lindíssima paisagem para o Lago.
 

Ilha Amantani: Essa ilha é famosa pela confecção manual dos cestos feitos de ichu, palha ou gramíneas nativas. É no alto de suas montanhas onde estão os templos de Pachamama e de Pachatata, locais de culto dedicados à fertilidade da terra. Geralmente, também é nesses lugares que os Xamãs leem o futuro em folhas de coca.

Para apresentar a riqueza das tradições dessas ilhas, seus habitantes recebem os turistas com muita hospitalidade para o Turismo Vivencial​, aquele em que o viajante passa um noite na Ilha, vivendo como os moradores locais. estas acomodações já estão preparadas para a recepção dos turistas.

Então, o visitante é recebido por uma família, que o abriga em sua própria casa para passar uma noite. As casas são simples, porém muito confortáveis e com moradores bastante generosos.

Dessa forma, os forasteiros interagem com a comunidade, sentem na pele seu estilo de vida, experimentam sua culinária, vestem roupas típicas coloridas, participam de sua festa, dançam suas músicas, conhecendo com profundidade sua cultura. Na manhã seguinte, a despedida é afetuosa, deixando um “gostinho de quero mais” aos viajantes que ali aportaram por algumas horas.

Confira nossos pacotes de viagem para o Peru

O QUE INCLUI

Incluso do passeio: 
- Uma noite em Casa Familiar na Ilha Taquile com alimentação.
- Traslados ida e retorno.
- Entrada para os lugares a serem visitados

Não incluso: 
> Serviços não mencionados     

PAGAMENTOS

Entre em contato com um de nossos agentes de viagens para poder incluir este tour opcional para seu dia livre no seu pacote.

Valor a partir de USD 38,00 por pessoa ( minimo 2 pessoas)

DEPOIMENTOS