Telefone viagens machupicchu+55 (21) 4042-6227

Whatsapp viagens machupicchu+51 993024550

SENHOR DOS TREMORES

Catedral de Cusco

Localização
A festa do Senhor dos Tremores é realizada na Plaza de Armas de Cusco.

Data
A festa do Senhor dos Tremores é realizada entre a segunda quinzena de Março e a primeira semana de Abril.

Descrição
Esta celebração possui características especiais, onde se permite ver a fusão das religiões andinas e cristã. A Catedral de Cusco é onde fica a imagem do Senhor dos Tremores, a catedral está construída sobre a base do antigo templo inca dedicado ao Deus “Apu Ila Tikse Wiracocha”. A imagem do Senhor dos Tremores é levada em procissão por diferentes ruas da cidade como se fazia com as antigas múmias da alta sociedade inca como sacerdotes e governantes.

Finalmente, o elemento principal da celebração cai sobre a flor de nhucchu, que foi utilizado para as oferendas ao Deus Wiracocha e também para confeccionar a coroa do Senhor dos Tremores.

História
Foi em 1650 que segundo os devotos, uma pintura do Cristo da Boa Sorte, doada por Carlos V, deteve um forte terremoto que remexia a cidade de Cusco, desde então os moradores se rendem aos cultos celebrados a imagem do que eles também chamam de “Taitacha de los Temblores”.

Apesar dos anos nenhum pincel tocou ou retocou a imagem, o tempo e sobre tudo a fumaça das velas e dos círios enegreceu a imagem transformando o em um Cristo Negro.

Blog

FaceBook

DirceturProm PeruPeruMinisterio de Cultura