Telefone viagens machupicchu+55 (21) 4042-6227

Whatsapp viagens machupicchu+51 993024550

Senhor dos Milagres de Lima e Peru

Senhor dos Milagres de Lima e Peru

Localização
Esta festa é comemorada originalmente no centro histórico de Lima, mas também ocorre em menores proporções em diversas cidades do Peru.

 

Data
A festa do Senhor dos Milagres ocorre no mês de outubro ou “mes morado” (mês roxo, em tradução livre do espanhol), em referência à cor das vestes de Cristo nesta representação.

Descrição
A pintura de um Cristo na cruz realizada em uma parede de adobe (uma espécie de tijolo de barro e palha) no altar do Santuário das Nazarenas da cidade de Lima, também chamada de Cristo de Pachacamilla devido ao nome do bairro onde se encontra, é o tema de uma das manifestações religiosas mais autênticas do Peru e que ocorre há séculos da mesma forma, reforçando a fé de todos os devotos em todo país, inclusive no exterior.

 

História
A procissão do Senhor dos Milagres ocorre desde o ano de 1687. Não se conhece com exatidão a identidade de seu autor, suspeita-se que foi um escravo angolano, apesar de que outras pinturas existentes no santuário estejam atribuídas a José de la Parra. Inclusive não se conhece a data de sua criação. O primeiro registro sobre sua existência data do ano de 1651. A fama da pintura se deu quando no grande terremoto de 1650 todas as paredes do santuário foram destruídas, menos esta. Daí o costume de atribuir poderes milagrosos a esta obra.

Saíba mais sobre nossas: festividades do Peru
Antes de viajar para o Peru aconselhamos ler as dicas para Machu Picchu

 

Festividade do Dia de Reis

Localização
O Dia de Reis é celebrado com características únicas na cidade de Cusco e Ollantaytambo. 

Data
A festa ocorre anualmente no dia 6 de janeiro.

Descrição
O Dia de Reis (ou Baixada de Reis, como é mais usual no Peru) determina oficialmente o fim das festividades do Natal, segundo a tradição cristã católica. A data é comemorada em todo o mundo, porém na cidade de Cusco e região esta celebração assume algumas características peculiares, o que a torna bastante especial. Nesta data os fiéis acodem às igrejas para participar de uma missa levando suas imagens do Menino Jesus (ou Manuelito, como é chamado aqui) para que sejam abençoados pelo padre. Também nesta data uma infinidade de comerciantes vendem roupinhas de diferentes tamanhos para estas imagens. O costume é comprar novas vestimentas para o Menino Jesus nesta data. Na cidade de Ollantaytambo, por exemplo, as celebrações se iniciam no dia 5 e vão até o dia 8 de janeiro. Participam aí toda a comunidade com seus trajes típicos, músicas e danças tradicionais, sempre com muitos comes e bebes.

História
No passado os costumes nesta data eram um tanto diferentes, não somente no Peru. Era no Dia de Reis que os presentes eram distribuídos às crianças, de acordo ao comportamento de cada uma delas no decorrer do ano. Atualmente isto ocorre no dia de Natal, no dia 25 de dezembro. Existiam ainda outras tradições que já não se mantêm, como a de escrever uma carta ao reis que viriam trazer ditos presentes.

Blog

FaceBook

DirceturProm PeruPeruMinisterio de Cultura