Viagens Machu Picchu
Informações Gerais

Viagem para Machu Picchu com criança!

Viagem para Machu Picchu com criança!

Quando se tem filhos pequenos ou crianças na família escolher o próximo destino ou planejar uma viagem pode se tornar um desafio, já que os pequenos não conseguem realizar todos os passeios e atividades. Por isso, o ideal é montar um pacote personalizado que atenda as necessidades de toda a família.

Mas, falando em viagem para o Peru, o país milenar dos incas é um bom destino para viajar com crianças? Como é o passeio em Machu Picchu com crianças? Que outros destinos incluir no roteiro? Essas são dúvidas que sempre surgem e a resposta é que sim, o Peru e Machu Picchu são ótimos destinos para a família toda e claro, existem muitas outras atrações que vão agradar os baixinhos.

Desta forma, agora que você já sabe disso, vamos ao que interessa de fato: informações e dicas valiosas para você programar a sua viagem para Machu Picchu com criança. Continue lendo e anote tudo! 

Como é o passeio em Machu Picchu com criança? 

Bem, começamos com alguns detalhes que você deve levar em consideração quando visitar a cidade perdida dos incas:

► Altitude: lembre-se que a cidade de Cusco e Machu Picchu, uma das 7 Maravilhas do Mundo Moderno, estão localizadas a mais de 2400 metros acima do nível do mar, o que significa que para quem não está acostumado podem aparecer sintomas do mal da altitude, como dor de cabeça, cansaço e enjoo.

E mesmo vale para as crianças, por isso o ideal é pensar em um roteiro que inclua um período mais tranquilo de 1 ou 2 dias para aclimatação de toda a família, fazendo passeios mais leves neste tempo. Mas não se preocupe, o mal da altitude nem sempre aparece, depende muito de cada pessoa e de qualquer forma, depois de aclimatado, os sintomas ficam mais leves.

Leia tudo sobre o mal da altitude no Peru no nosso blog. Temos recomendações para ajudar nesta situação.


► Como chegar em Machu Picchu: primeiro, é válido saber que existem duas principais formas de chegar em Machu Picchu, que seria através de trilhas que duram até 5 dias, como a Trilha Inca e Trilha Salkantay, ou fazendo um passeio de trem, que parte da estação de trem de Cusco ou do Vale Sagrado dos Incas em direção ao povoado de Aguas Calientes.

Se você vai visitar Machu Picchu com criança, a melhor opção é a viagem de trem, pois é mais rápido e bem mais cômodo. Além de ter paisagens incríveis passando pela janela, alguns dos vagões também oferecem shows com música e dança típica peruana, ou seja, um entretenimento a mais para os pequenos.

O trem para Machu Picchu chega em Aguas Calientes, também conhecida como Machu Picchu Pueblo, onde se faz um pernoite em um hotel confortável da região, para então, no dia seguinte logo cedo realizar o tão esperado tour em Machu Picchu.

A partir de que idade pode conhecer Machu Picchu? Bem, crianças de qualquer idade podem fazer o tour pelas ruínas incas. Claro que quanto maior for mais vai gostar e entender sobre o lugar. Normalmente o passeio se torna bem interessante para crianças de 5 a 7 anos, mas nada impede os menores de fazerem a visitação.

Uma sugestão que deixamos aqui é: se a crianças for muito pequena, o ideal é fazer o passeio com o “canguru” de transporte de bebês, pois o passeio é longo 


► Ingresso para Machu Picchu para crianças: ser criança nestas situações normalmente tem vantagens. Neste caso, crianças de até 8 anos não pagam o ingresso para Machu Picchu.

Já sobre as atrações dentro de Machu Picchu, a única restrição é que crianças menores de 12 anos não podem fazer a trilha da Montanha Huayna Picchu, bastante procurada entre os turistas.


► Outros passeios: aproveite ao máximo o tour em Machu Picchu, visite as ruínas, se divirta com as crianças e com toda a família neste destino máximo e encantador. Inclusive, se desejar uma aventura mais intensa com os pequenos, eles são permitidos na Trilha Da Montanha Machu Picchu, que garante uma vista impressionante do sítio arqueológico.

Mas, depois, se tiver um tempo explore algumas outras atrações turísticas de Aguas Calientes e arredores. Aproveite que você chegou até aqui para conhecer ao máximo e criar lembranças inesquecíveis junto com os pequenos.

Aqui vão algumas dicas: visite as piscinas termais de Aguas Calientes, que dão nome ao lugar e podem chegar a 46ºC. Passeie também pelo Jardins do Mandor, um povoado próximo onde se pode apreciar a fauna e flora local além de belas paisagens com cachoeiras e muito verde.

Outro passeio que vai conquistar as crianças é a visita ao Centro de Pesquisa de Borboletas, que fica a cerca de 20 minutos de Machu Picchu. Aliás, é um passeio interessante para qualquer idade. Para finalizar com as dicas, o Museu de Machu Picchu também é uma opção, com um acervo que conta com peças encontradas durante a escavação da cidadela inca. 

O que levar no tour em Machu Picchu com criança: 

Quem viaja com criança precisa estar preparado para as mais diversas situações. Isso quer dizer levar uma mochila específica para os baixinhos com itens indispensáveis. Mas, em uma viagem para Machu Picchu, o que não pode faltar na bagagem?

Essa é uma pergunta que vamos te responder agora. Na hora de viajar, faça este check list e garanta um passeio mais tranquilo. 

► Comida: lembre-se que em Machu Picchu e arredores não há lojas ou qualquer local para comprar comida e bebidas. Por isso prepare-se com antecedência com alguns alimentos rápidos e práticos, como sanduíches, frutas, bolachas, chocolate, barras de cereal e outros. Também leve garrafas de água ou suco para manter todos hidratados.

► Proteção: independentemente da época escolhida para viajar, o clima em Machu Picchu pode surpreender e mudar rapidamente. Por isso esteja pronto para o sol e para a chuva, levando na mochila protetor solar, boné ou chapéu e capa de chuva ou jaqueta impermeável.

► Roupas confortáveis: essa é uma dica que vale tanto para os adultos como para as crianças. Roupas confortáveis são imprescindíveis, pois o passeio é cansativo e dentro de Machu Picchu o tour é feito todo caminhando.

► Banheiro e higiene: só há banheiro na entrada da cidadela de Machu Picchu, por isso, antes de iniciar o passeio, cheque se a criança precisa utilizar o banheiro, evitando assim qualquer situação indesejada. Neste caso, pense se será necessário acrescentar alguns itens extras na mochila, como fraldas, por exemplo. 

Fique sempre atento às regras de visitação, como horário e outros detalhes. Para levar somente o permitido, peça a orientação ao guia, que estará com você durante todo o passeio e também ao seu agente de viagem.

Falando em agente de viagem, ressaltamos aqui a importância de contratar os serviços de uma agência local especializada. Isso garante uma viagem muito mais cômoda e segura para toda a família, deste o planejamento e montagem do roteiro personalizado para o Peru até a volta para o Brasil. A equipe da Viagens Machu Picchu estará a sua disposição 24h por dia durante toda a sua experiência.

Veja algumas sugestões de roteiros para Peru e Machu Picchu.