Viagens Machu Picchu
Informações Gerais

Qual é a localização de Machu Picchu?

Qual é a localização de Machu Picchu no Peru?

Viajar para o Peru pode ser um desafio para quem não conhece o país, levando em conta a logística de deslocamento e as distâncias entre os lugares. Por isso, para não perder tempo e otimizar ao máximo a viagem, o ideal é saber onde cada atração está localizada, quanto tempo demora para chegar e como ir até o local. Dessa forma é possível se planejar com antecedência e evitar imprevistos.

Falando em Machu Picchu, uma das 7 Maravilhas do Mundo Moderno e a principal atração turística do Peru, a logística pode ser um pouco mais complicada, por ser um local de mais difícil acesso. Pensando em facilitar o seu planejamento de viagem para o Peru, vamos deixar explicado aqui onde fica a cidade de Machu Picchu e como chegar até lá.

Mas já vale adiantar: o passeio à cidade perdida dos incas é simplesmente incrível e vale a pena qualquer esforço para chegar na Velha Montanha (o significado do nome da cidadela em português). Enquanto você não embarca, que tal conhecer um pouquinho mais do Peru e Machu Picchu por aqui mesmo? Continue lendo e surpreenda-se! 

Afinal, onde fica Machu Picchu?

Machu Picchu, a cidade sagrada, foi erguida pela civilização inca em meio às montanhas da Cordilheira dos Andes no Peru, a mais de 2.400 metros acima do nível do mar. Começando pelo básico: Machu Picchu fica no Peru, por sua vez localizado na América do Sul.

Cercada por morros e muito verde, a cidade inca se ergue entre duas principais montanhas, tão famosas nas fotos de Machu Picchu: a montanha Machu Picchu, que leva o mesmo nome do lugar, e a Montanha Wayna Picchu ou Huayna Picchu, que em quechua significam “Velha Montanha” e “Jovem Montanha”, respectivamente.

Apesar de estar situada em uma área mais isolada, a região pertence ao departamento de Cusco e à província de Urubamba. A maior cidade mais próxima de Machu Picchu é Cusco, que está a aproximadamente 112 quilômetros de distância. Mas, Águas Calientes, um pequeno povoado às margens do Rio Urubamba é considerado o local mais perto da cidadela e por isso ficou conhecido como Machu Picchu Pueblo, estando a meia hora de distância.

Se você ficou curioso, deixamos abaixo a localização de Machu Picchu no mapa, assim você consegue ter uma noção melhor das distâncias. 

Como chegar em Machu Picchu? 

Agora que você já sabe qual é a localização de Machu Picchu, deve estar se perguntando como chegar até este sítio arqueológico tão importante da era incaica. Sem problemas, também deixaremos aqui dicas rápidas e práticas para você decidir como ir até Machu Picchu.

Antes de tudo, você precisa saber que existem duas principais formas de chegar em Machu Picchu: a pé, por trilhas incríveis ou de trem, em uma viagem inesquecível. Tudo depende do seu estilo de viagem, de quantos dias tem disponível e de qual o seu perfil de viajante. Se for mais aventureiro, vai amar percorrer o antigo caminho inca, mas, se tiver poucos dias de viagem e quiser conhecer outros lugares e busca por mais conforto e comodidade, o ideal é embarcar no trem para Machu Picchu.

Calma, pode parecer difícil mas não é. Vamos te explicar todos os detalhes deste tour:

Machu Picchu de trem: bem, viajar de trem é a maneira mais tradicional de viajar para a cidadela, uma vez que garante uma experiência única, mais rápida e confortável. Os trens partem de Cusco ou do Vale Sagrado dos Incas e tem como destino o povoado de Aguas Calientes.

Os vagões são divididos por categorias, dos mais simples até os mais luxuosos, como o Belmond Hiram Bingham, que oferece serviços únicos, gastronomia, janela panorâmica e até shows de música e dança típica peruana durante o trajeto.

A logística para quem embarca no trem para Machu Picchu é assim: o trem leva até o povoado de Aguas Calientes, parada obrigatória para quem visita as ruínas incas. O ideal é passar pelo menos uma noite neste vilarejo, para descansar e aproveitar o local, e no dia seguinte fazer o tour em Machu Picchu. Neste caso, existe um ônibus que sai de Aguas Calientes e vai para a cidadela inca em uma viagem que dura cerca de 30 minutos.

Contratando uma agência de viagem especializada você tem uma viagem muito mais cômodo, pois não precisa se preocupar com nenhum deste detalhe, pois no seu pacote de viagem para o Peru o guiado em português, os transfers, ingresso para Machu Picchu, passagem de trem e de ônibus, hotel com café da manhã e muito mais, já estarão inclusos no roteiro. Além disso, você terá assistência 24h por dia. Ou seja, menos tempo para se preocupar, mais tempo para aproveitar ao máximo.

Trilha para Machu Picchu: para os mais aventureiros, a melhor opção é fazer caminhadas para Machu Picchu. Mas, é importante dizer, o esforço é bem maior e o planejamento também, pois são trilhas longas, que duram até 5 dias, acampanado quase todas as noites em meios as montanhas e paisagens inóspitas da Cordilheira dos Andes.

O percurso mais procurado e famoso entre os viajantes é a incrível Trilha Inca Clássica, um trekking que dura 4 dias de caminhada e 3 noites de acampamento, percorrendo o mesmo caminho utilizado pelo antigo império inca. Portanto, é um caminho cheio de história e culturalmente importante para o país. O visitante tem a oportunidade de conhecer sítios arqueológicos e passar por algumas das paisagens naturais mais lindas do Peru e o melhor: chegar em Machu Picchu pela “Porta do Sol” e ter uma visão única da cidadela. 

Existem também outras opções de Trilhas alternativas para Machu Picchu, como a Trilha Inca Jungle, que também dura 4 dias e 3 noites, passando por vários povoados até chegar em Aguas Calientes em um trajeto original feito pelos incas e descoberto recentemente por historiadores.

A Trilha Inca Jungle  te leva para uma aventura em meio a vales e montanhas, conhecendo a cultura andina e os costumes milenares que ainda perduram na região. Além, claro, de toda a fauna e flora e características e de muita história, através dos sítios arqueológicos pelo caminho.

Leia tudo sobre elas e muito mais acessando o Blog da Viagens Machu Picchu.

Gostou? Se ainda estiver com dúvidas, não deixe de entrar em contato com nossos agentes de viagens e aproveite e solicite seu orçamento personalizado de viagem para Machu Picchu.