Viagens Machu Picchu
Informações Gerais

Peru precisa de passaporte? Veja que documentos levar!

Peru precisa de passaporte? Veja que documentos levar!

Na hora de programar a sua viagem, sabemos que uma das dúvidas mais frequentes é se para entrar no Peru precisa de passaporte e quais documentos devem ser apresentados para estar em território peruano. Pensando nisso, os especialistas da Viagens Machu Picchu deixaram aqui algumas dicas importantes em relação ao tema que, temos certeza, irão te auxiliar durante o planejamento.

Mas já adiantamos: o Peru é um excelente destino para quem quer fugir de burocracias e ter uma viagem mais tranquila e fácil, em todos os sentidos. 

Afinal, qual documento é necessário para viajar ao Peru? 

Antes de tudo, fique tranquilo, pois o Peru faz parte dos países do Mercosul que possuem um acordo para facilitar a entrada de cidadão brasileiros, ou seja, menos burocracia na hora de viajar, mais conforto e tranquilidade. Sendo assim, a boa notícia é que brasileiros podem entrar no país carregando apenas a Carteira de Identidade (RG). A única exigência é que o documento esteja em boas condições e que não tenha mais de 10 anos. 

Claro que se você já tiver passaporte, poderá levá-lo, mas ele não é obrigatório. Uma das vantagens de viajar para o Peru com o passaporte em mãos é que você poderá adicionar a ele o tão sonhado carimbo de Machu Picchu, que sem dúvidas será um dos mais especiais entre as suas lembranças de viagens.

Se escolher levar o passaporte no lugar do documento de identidade, lembre-se apenas que ele precisa ter validade mínima de 6 meses da data de saída do Brasil.
 

Como conseguir o carimbo de Machu Picchu no passaporte? 

Aproveitamos aqui e deixamos uma dica extra de viagem para que você saia do Peru com passaporte com carimbo de Machu Picchu. Para conseguir o registro é bem simples: basta chegar na entrada das ruínas incas onde existe uma bancada específica para isso, entrar na fila, aguardar com um pouquinho de paciência e pronto! Seu carimbo de Machu Picchu no passaporte está feito! Demais, não é?! 

Até quanto tempo brasileiros podem ficar no Peru? 

Temos certeza que você irá se encantar com todas as atrações do Peru e com a cultura local. Vai gostar tanto que pensará que um roteiro tradicional de viagem é pouco para conhecer tudo. Mas, você sabia que é possível estender sua estadia no Peru? No caso dos países do Mercosul, o prazo de permanência permitido legalmente é de 90 dias.

Ou seja, se você está se perguntando quanto tempo brasileiros podem ficar no Peru, a resposta é: até três meses. Este é o prazo que o serviço de migração costuma estipular. Que tal se aventurar em terras peruanas e estender sua estadia por lá? 

Quais as vacinas necessárias para viajar para o Peru? 

Esta é outra dúvida bastante comum para quem pretende viajar para o Peru e podemos dizer que esta é mais uma vantagem para quem escolheu o país milenar dos incas como seu próximo destino, pois viajar para o Peru não requer vacina.

Mesmo que nenhuma vacina seja exigida, nós recomendamos alguns cuidados em relação a isso, por exemplo, se você escolher conhecer a região de selva peruana, então o ideal é se vacinar contra a febre amarela. Já se o seu roteiro inclui muitas atividades ao ar livre e talvez tenha contato com animais como macacos e morcegos, então a vacina da raiva pode ser necessária. Além disso, vacinas contra Hepatite A, Hepatite B, Febre Tifóide e Difteria são recomendadas para qualquer viajante e evitam possíveis problemas.

Antes de qualquer viagem o correto é buscar por um aconselhamento médico, já que algumas vacinas precisam ser reaplicadas depois de um tempo. Um profissional da área poderá dizer com mais segurança todos os cuidados necessários em cada caso específico, de acordo com a sua condição de saúde e destino. 

Covid-19: as fronteiras do Peru estão abertas? 

Em tempos de Coronavírus outras dúvidas aparecem em relação a viagem: se é seguro viajar para o Peru, o que é exigido para entrar no país e se as fronteiras se mantêm abertas. Neste caso, vamos resumir algumas informações aqui para que você entenda a situação e consiga se planejar com mais calma e segurança.

Para começar, é importante enfatizar que as fronteiras aéreas já voltaram a funcionar, porém as fronteiras terrestres seguem fechadas por tempo indeterminado. Ou seja, os voos do Brasil para o Peru já estão sendo operados (com cuidados extras e exigências específicas).

Viajar para o Peru é seguro, tendo em vista que o país recebeu recentemente o selo Safe Travel, que garante que o governo não está medindo esforços para minimizar o impacto do coronavirus e está preparado para receber os visitantes de maneira segura e tranquila, uma vez que estipulou protocolos de de higiene e segurança que devem ser seguidos em todos os setores do turismo, como hotéis, pontos turísticos, restaurantes e mais.

Atualmente, todos os passageiros que vão ingressar no país precisam apresentar PCR ou Teste Rápido negativo de Covid-19 feito pelo menos 72 horas antes da viagem. Quem já contraiu o vírus precisa apresentar um atestado médico de alta epidemiológica.

Quer saber mais dicas de viagem para o Peru como esta? Acesse o blog da Viagens Machu Picchu e tenha a sua disposição uma infinidade de conteúdos exclusivos feitos para te auxiliar desde o planejamento até a volta para casa.

Veja também os melhores roteiros para o Peru.