Viagens Machu Picchu
Informações Gerais

É possível viajar para o Peru com crianças?

É possível viajar para o Peru com crianças?

Se você tem crianças na família e pretende viajar com elas, encontrar um destino que agrade a todas as idades e que tenha atividades específicas para os pequenos pode se tornar um desafio. O ideal é encontrar um lugar sem burocracias, que não demore para chegar e que seja interessante também para as crianças, assim todos conseguem aproveitar ao máximo.

Por isso, a nossa dica de hoje é viajar para o Peru com crianças, pois certamente este país irá encantar até os mais novos. Além de ser perto, fácil e rápido de chegar, também possui atividades e passeios que são simplesmente perfeitos para a família toda. Duvida? Então continue lendo e veja todas as vantagens de escolher o Peru para a próxima viagem em família.

Vantagens de viajar para o Peru com crianças

Vamos começar com as vantagens, que são inúmeras. Dá uma olhada nesta lista:

► Rápido e tranquilo: durante a viagem de avião, não se preocupe, pois ir do Brasil para o Peru leva em torno de 6 horas de avião. Ou seja, é um trajeto curto e os pequenos não ficarão entediados. Lembrando que os voos do Brasil chegam em Lima, a capital do Peru.

► Sem burocracias: brasileiros não precisam de passaporte para ingressar no Peru, o único documento exigido é o documento de identidade. E crianças, desde que acompanhadas pelos responsáveis, também podem entrar no país. Um  destino fácil, para quem não tem tempo para se preocupar com essas questões.

► Atividades diferenciadas: entre os muitos destinos e atrações no Peru, algumas delas são incríveis para visitar com crianças. Portanto, não se preocupe, é possível montar um roteiro personalizado pensando em praticidade e conforto, tanto para os pais, quanto para os filhos, mas para isso não esqueça de contratar uma agência especializada como a Viagens Machu Picchu, que dará todo o suporte antes e durante a sua experiência. Continue lendo para ver algumas dicas de lugares que precisam estar no seu roteiro de viagem para o Peru com crianças.

► Hospedagem: o Peru tem excelentes hotéis e escolher um que ofereça atividades para os pequenos pode ser uma boa opção. Hotéis com piscina, recreação, espaços ao ar livre e outras atividades que as crianças podem aproveitar, vão transformar a viagem dos pequenos em uma experiência única que ficará para sempre na lembrança. Para ver algumas opções de hotéis no Peru, basta clicar aqui e acessar as matérias especiais que fizemos sobre os melhores hotéis do país.

► Segurança: sim, o Peru é seguro para viajar com crianças. Em relação a covid-19, fique tranquilo, pois o país milenar dos incas foi um dos primeiros da América do Sul a receber o Selo Safe Travel, que garante que o país não está medindo esforços para receber todos com segurança, aplicando rígidos protocolos de higiene e criando novas regras de visitação nos pontos turísticos. Assim, todos ficam tranquilos, tanto os locais, quanto os turistas.

► Gastronomia: uma das dúvidas mais comuns é se as crianças irão se adaptar à gastronomia peruana. E a resposta é: bem provavelmente sim. A gastronomia local é bastante variada, com muitos ingredientes e receitas que agradam todos os paladares, até dos pequenos viajantes. Além disso, em Lima e em Cusco existem inúmeras opções de restaurantes, portanto, é fácil encontrar alternativas para a família toda. 

Melhores destinos no Peru para visitar com as crianças

Agora vamos ao que interessa, as melhores atrações turísticas do Peru para visitar com crianças! Preparamos algumas dicas para que, quando você for montar o seu roteiro de viagem, já saiba alguns lugares que não podem ficar de fora dessa experiência. São atrativos de beleza natural, que não exigem tanto deslocamento e com acesso mais fácil e nem precisam de muito esforço físico. Olha só, anota essas dicas:

► Machu Picchu: sim, é possível visitar Machu Picchu com crianças, é um passeio tranquilo para todos. A dica aqui é escolher chegar na cidadela inca pelo tradicional passeio de trem, que economiza tempo e esforço, além de ter paisagens lindas do lado de fora e atrações do lado de dentro, como show com músicas e danças típicas, que irão entreter as crianças.

Mas prepare-se: é um passeio mais cansativo para qualquer idade, mas mesmo assim sempre vale a pena, pelo conhecimento, pela paisagem e pela energia única do lugar. Com toda certeza os pequenos irão se encantar com tudo, inclusive com as lhamas que moram dentro das ruínas incas.


► Circuito Mágico das Águas: é uma atração turística em Lima, localizada no centro da cidade, de fácil acesso e muito divertida para todas as idades. Basicamente é um circuito com muitas fontes de águas que misturam cores, formatos e músicas. O mais divertido é que se pode interagir com as fontes e se molhar à vontade. Por isso, lembre-se de levar uma peça extra de roupa. O Circuito Mágico das Águas é o maior complexo de fontes do mundo e está localizado dentro do Parque de La Reserva, em Lima.

► Lago Titicaca: Este é um daqueles destinos que irá surpreender pela beleza natural mas também pela cultura e história. O Lago Titicaca fica localizado na cidade de Puno, que é reconhecida como a Capital Folclórica do Peru. Este pode ser um passeio mais interessante para crianças maiores, que terão contato imersivo com a cultura local, o artesanato, as cores, outras linguas e muitas tradições milenares. 

Dicas para os pais, para antes e durante a viagem com crianças

Por último, deixamos aqui algumas dicas de viagem importantes para quem vai embarcar nesta aventura com a família toda. Pais, fiquem atentos a alguns itens indispensáveis para colocar na mala: protetor solar e repelente, principalmente se o roteiro inclui atividades ao ar livre nos andes ou na selva peruana, leve também chapéu ou bonés e, dependendo da época, acessórios de frio também serão necessários. Leve também uma mochila extra, ela será importante para os passeios de maior duração. Pense em algo que seja confortável para carregar e que tenha um espaço bom.

Antes da viagem é recomendado uma consulta com um médico, que passará orientações em relação a altitude para evitar qualquer imprevisto durante os passeios. Se for preciso, atulize também a carteira de vacinação da criança e leve remédios básicos, como para gripes ou enjoos.

Depois de se preparar tanto e programar sua viagem com tanto cuidado, nada mais justo do que se divertir o máximo que puder. Esta é nossa última dica: curta muito cada momento com sua família e aproveite todas as belezas do Peru.

Ficou com alguma dúvida sobre o tema? Entre em contato com o time de especialistas da Viagens Machu Picchu. Estamos à sua disposição. Veja também os melhores roteiros de viagem para o Peru com crianças, acessando nosso site.