Viagens Machu Picchu
Informações Gerais

Qual é a melhor época para viajar para Cusco e Machu Picchu?

Qual é a melhor época para viajar para Cusco e Machu Picchu?

Não poderíamos afirmar com exatidão a melhor época para visitar um dos melhores destinos turísticos da América do Sul. Cusco e Machu Picchu valem a pena ser visitados em qualquer momento do ano e, para demonstrar que não se trata de marketing, lhe trazemos algumas informações sobre cada época, para que assim você possa decidir o momento que mais lhe agrade.

Novembro a Março
Esta é a chamada época de chuvas pelos peruanos e as temperaturas durante estes meses são mais baixas devido as chuvas constantes, o que também faz com que o movimento turístico baixe. As chuvas são diárias, mas não duram o dia inteiro, o que ainda possibilita a exploração da cidade.

Com o turismo baixo, encontrar boas promoções de hotéis e restaurantes é bem mais comum. Chegando em Machu Picchu, por consequência, também está um pouco deserto e a neblina cobre a paisagem na maior parte da manhã, mas conforme o tempo vai se abrindo, revela as montanhas criando um clima bacana para fotos.

A má notícia é que a Trilha Inca, a mais requisitada, fecha para manutenção em fevereiro, mas as demais trilhas como Salkantay podem ser realizadas normalmente.


Março a Maio
Aqui encontramos uma espécie de “meio termo”, onde não é temporada alta nem baixa e, por isso, os preços também não estão em seu ápice, mas também não há grandes promoções. Isso se deve ao fato de que as chuvas diminuem sua frequência e são mais comuns dias bonitos que permitem sair e explorar.

Junho a Agosto
Essa sim é a temporada alta de turismo, onde a cidade e suas atrações estão repletas de turistas de todo o mundo e os preços ficam em seu máximo. Estamos na época de seca onde os dias são lindos e o sol brilha todo o dia, mas as noites são frias.

Em Machu Picchu não será diferente, com dias lindo para visitá-la e tomar ótimas fotos, mas em consequência disso, como já comentado estará cheio, com um aproximado de pelo menos três mil pessoas por dia.

Coincidindo com o solstício de inverno, é realizado o Inti Raimi em Cusco, que traduzindo seria “Festa do Sol”. É a principal festa da cidade e acontece no dia 24 de junho. Seria uma homenagem e agradecimento ao deus sol, que é encenada com muito esmero para ser o mais próximo da realidade possível.

A Trilha Inca estará em total funcionamento mas para realizá-la o recomendado é reservar com seis meses de antecedência no mínimo para conseguir um espaço. Portanto não deixe para última hora.


Setembro e Outubro
A movimentação da cidade e seus preços são normalizados outra vez, por se tratar de uma época “meio termo”, assim como de Março a Maio, com seu clima variando um pouco entre as chuvas e dias bonitos.

Resumidamente, cada época do ano possui vantagens e desvantagens, desde o clima até os preços que variam em uma escala direta.

Gostou das nossas recomendações? Então não pare por aqui e leia também Pacotes e Roteiros para Machu Picchu e Peru 2017.