Viagens Machu Picchu
Dicas e recomendações

Dicas, Clima, Recomendações para a Trilha Inca Machu Picchu

Trilha Inca e Salkantay Dicas e Recomendações

O que é a Trilha Inca?

Machu Picchu é uma das 7 Maravilhas do Mundo, e a famosa Trilha Inca te leva até lá, por caminhos históricos e sagrados da cultura Inca, originalmente construídos pelos por esta antiga civilização. Tinha como função guiar aqueles que poderiam visitar a cidadela sagrada a Machu Picchu, ou seja, hoje em dia ainda é possível chegar em Machu Picchu a pé, percorrendo o mesmo trajeto que os incas faziam, há muito tempo atrás.

A fama dessa trilha se dá por sua importância histórica e cultural para o país, pelos vários sítios arqueológicos encontrados ao longo do caminho e pela paisagem montanhosa incrível que a rodeia. Todas essas características fazem dela uma das 5 trilhas mais famosas da América do Sul e do mundo e a principal caminhada para Machu Picchu.

Percorrer o caminho inca é entrar em contato com as tradições e heranças de povos muito antigos, viver intensamente a cultura andina e aprender tudo sobre a história do Peru e seus antepassados.  Além disso, é a melhor trilha para chegar em Machu Picchu, com um percurso que dura 4 dias e 3 noites, acampando em meios as montanhas dos andes, saindo de Cusco e chegando nas ruínas incas.

Durante o império Inca, não havia somente a trilha inca, haviam inúmeras trilhas que ligavam Cusco a vários pontos importantes e interessantes, somando mais de 30.000 km de estradas, até mesmo são encontradas hoje em outros países.

Veja nossos roteiros e pacotes para trilhas incas mais famosa do Peru > Pacotes para Trilha Inca Machu Picchu

Quantos dias leva para percorrer a Trilha Inca Clássica?

O trajeto que é preferência entre todos os turistas é a chamada Trilha Inca Clássica, de 04 dias e 03 noites. Durante este tempo percorrem-se 42 km até chegar na cidadela sagrada, passando por partes montanhosas e grandes altitudes que chegam a 3.000 metros acima do nível do mar aproximadamente, sendo que o ponto mais alto da trilha é WARMIWAÑUSCA com uma altitude de 4200 m, o que pode afetar as pessoas, uma vez que o ar é rarefeito.

Há também uma opção mais curta, de apenas 02 dias, quando o trajeto se inicia na metade do caminho. Opção perfeita para quem tem menos tempo de viagem mas deseja vivenciar esta experiência única. 

Qual a diferença entre a Trilha Inca Clássica e a Trilha Inca Curta?

A trilha mais curta, de 02 dias, começa no km 104 da ferrovia de Ollantaytambo - Machu Picchu e são percorridos 15 km para chegar a Aguas Calientes e esta é a principal diferença entre elas: a distância e o tempo de duração.

Neste caso, o pernoite é feito em um hotel em Aguas Calientes Peru, para então, no dia seguinte, realizar o tour em Machu Picchu.

 

É possível fazer a Trilha Inca em grupo?

A caminhada independente não é mais permitida devido à falta de responsabilidade dos turistas que decidiam fazer essa prática. Assim, os viajantes tem duas opções:

1. Um grupo compartilhado com um máximo de 10 pessoas. Nesta opção, o guiado será em português.

2. Um grupo privativo com mínimo dois viajantes.

O melhor de contratar uma agência local especializada é que o visitante não se preocupa com nada e viaja com segurança e com suporte durante toda a vivência. As trilhas oferecidas pelas Viagens Machu Picchu incluem tudo: ingresso para Machu Picchu, guiado em português, carregadores, comida, cozinheiro, barraca, transporte até o km 82 e ticket de trem de retorno a Cusco.

É preciso fazer reserva antecipada para percorrer a Trilha Inca?

Sim, levando em consideração que existe um número limite de 500 visitantes por dia - incluindo guias, carregadores e toda a equipe de suporte -  nesta trilha. Por uma das trilhas mais famosas, os ingressos acabam rapidamente, portanto é recomendado reservar o seu lugar nesta aventura com pelo menos 3 a 6 meses de antecedência.

Qual a melhor época para fazer a Trilha Inca?

A alta temporada de viagem no Peru acontece de abril a novembro, que é o período com menos chances de chuvas no país. Esses meses também são considerados a melhor época para fazer a Trilha Inca, mesmo que a temperatura seja um pouco mais baixa. 

A Trilha Inca é fechada em Fevereiro?

Fevereiro é o mês com a maior frequência de chuvas, e o governo peruano aproveita para fechar a trilha para sua manutenção e esperar que a trilha se recupere do alto fluxo de turistas. Durante esse período, as pessoas que não contam com outra opção de mês, podem escolher trilhas alternativas para Machu Picchu, como a Trilha Salkantay, Trilha Inca Jungle, e algumas outras trilhas mais lindas da América Latina.

Como é o clima na Trilha Inca? 

É importante lembrar que esta é uma região montanhosa com floresta, ou seja, o clima muda constantemente e mesmo no verão o ar é fresco e as noites sempre são mais frias. Por isso, levar roupas para o frio é indispensável em qualquer época do ano, bem como uma jaqueta impermeável e corta-vento.

De modo geral, a temperatura máxima na região é de 26 graus e a mínima é de 6 graus. A umidade fica próxima dos 77% na estação seca e dos 91% na temporada de chuva.

É difícil percorrer a Trilha Inca?

Para as pessoas que querem percorrer esse trajeto, seja de qualquer duração, é recomendado que estejam com um mínimo de condicionamento físico, uma vez que a trilha cruza montanhas, o que já diz que o trajeto está em altura e conta com ar rarefeito.

 Ficar 01 ou 02 dias em Cusco para saber como o mal de altura vai lhe afetar e fazer a aclimatação também é uma boa ideia. O chá de coca é um importante aliado nestas condições, ajudando a prevenir ou aliviar os sintomas.

Lembre-se que diariamente irá caminhar 7 horas por dia com uma mochila de até 10kg nas costas, assim, há que pensar bem se seria possível realizar essa experiência. Não é aconselhado realizar a trilha caso apresente algum problema de saúde. A Trilha Inca tem dificuldade média/alta.

Leia nosso Blog sobre a bagagem para viajar no Trem para Machu Picchu > Bagagem para viajar a Machu Picchu.

É perigoso percorrer a trilhas no Peru?

Não há muitos relatos negativos com relação a trilha Inca, e esses poucos se devem a pessoas que não seguiram as orientações dos guias ou talvez não tiveram um bom serviço da sua agência de viagem.

Não há ataques de animais selvagens, já que a trilha conta com presença humana constante e é bem demarcada. A trilha só se torna perigosa para aqueles que não seguem as recomendações do pessoal da agência e tentam explorar o caminho fora da trilha.

Confira e reserve um de nossos Pacotes de Viagem para Machu Picchu

O que levar na Trilha Inca?

Além da equipe especializada, guias e equipamentos básicos, é recomendado levar uma mochila de até 10kg para levar seus pertences pessoais: saco de dormir, câmera fotográfica, lanterna, roupas, protetor solar, capa de chuva, chocolates, bolachas, garrafa pet para beber água, toalha, papel higiênico, escova de dente, etc.

Importante é que independente da época do ano, roupas para o frio e o calor são indispensáveis. Uma boa bota também é importante, para prover estabilidade e conforto durante o trajeto. Leve uma roupa confortável para dormir, boné e óculos escuros.

Todas as refeições estão inclusas no pacote. Porém, para complementar sua alimentação, é permitido levar frutas secas, amendoim, chocolates, balas e bolachas, já que providenciam energia e são práticos para levar na bolsa sem ocupar muito espaço nem gerar peso.

Que tipo de comida é servida na trilha inca?

Comida prática, para ser preparada em um acampamento: Arroz, macarrão, batata, carne, salada ou comida vegetariana, mediante solicitação antecipada. O café da manhã oferece bolachas, pão, café, leite, geléia, bolo e cereais.

Tem que levar água para beber?

Para o primeiro dia leve dois litros de água mineral. Nos acampamentos é fornecida água previamente fervida. Mantenha a garrafa o tempo todo consigo para ser enchida antes de sair dos acampamentos. Outra opção é beber a água dos riachos que escorrem ao lado da trilha, depois do primeiro acampamento já é possível beber dessa água desde que devidamente filtrada ou tratada com pastilhas esterilizantes.

As pastilhas são de fácil acesso, e podem ser encontradas em praticamente qualquer farmácia. Com essas pastilhas, qualquer água pode ser tratada em 30 minutos. O único ponto mal, é que deixa a água com um sabor característico.

Há também pessoas do campo que vendem garrafas de água em certos trechos da trilha, porém são muito caras devido ao fato de que caminham diariamente para trazê-las a esses pontos da trilha.

Tem banheiro e chuveiro na trilha inca?

Em todas as áreas de acampamento existem sanitários e chuveiros. Mas são precários e recomendados somente para atender necessidades básicas. Os sanitários são buracos no chão e é complicado tomar banho, pois além de fazer muito frio os poucos chuveiros que há são de água fria.

Existem outras trilhas em Cusco além da trilha inca? 

Peru é dono das trilhas mais lindas e famosas da América Latina tendo a Trilha Inca como a 1ª mais linda, seguida da Salkantay como 2ª e ainda há a trilha de Lares .

Em Cusco existem muitas opções de pacotes com trilhas, tudo depende do que o viajante busca e de quantos dias será a viagem. Para quem tem poucos dias e quer aproveitar ao máximo, o ideal são os tours de um dia, como a trilha da Montanha Colorida, também chamada de Vinicunca, a trilha laguna Humantay e da montanha Palcoyo, por exemplo. Nenhuma dessas chega a Machu Picchu, mas são belezas naturais inquestionáveis e que proporcionam momentos incríveis para qualquer turista.

Trilhas alternativas para Machu Picchu:

Já se você quer fazer alguma trilha para Machu Picchu, além da Trilha Inca, outra opção é a famosa Trilha Salkantay, que dura 5 dias e 4 noites e é muito apreciada pelos viajantes mais aventureiros. Existe também a Trilha Lares, ainda menos conhecida mas igualmente bonita. O trajeto termina em Aguas Calientes, povoado mais próximo de Machu Picchu e de lá é feito o passeio para a cidadela inca.

Quer saber mais sobre as trilhas para Machu Picchu e escolher a sua preferida? Leia abaixo mais algumas dicas:

Qual a diferença entre a Trilha Inca e a Trilha Salkantay?

1. Trilha Inca
Essa é a trilha que foi construída para que os Incas tivessem acesso a cidadela Inca de Machu Picchu e perdura até hoje, tanto como trilha para os aventureiros como algo para ser admirado. Durante o trajeto, pode-se admirar interessantes restos arqueológicos, e a vista é incrível. Durante três noites, se dorme em acampamentos, além disso o ingresso a cidadela de Machu Picchu para realizar o tour é através da Porta do Sol. Isso permite chegar a Machu Picchu pela entrada mais bonita e icônica, justificando sua popularidade. A comida e os equipamentos são transportados por carregadores.

A Trilha Inca mais tradicional dura 4 dias e 3 noites e percorre cerca de 43km no total, saindo da cidade de Cusco e chegando em Machu Picchu.

2. Salkantay
A trilha Salkantay conta com maior contato com a natureza, uma vez que não é possível avistar nenhum resto arqueológico no trajeto. Seu diferencial, além das paisagens de tirar o fôlego, é que a jornada leva os aventureiros a subir uma parte do nevado do mesmo nome com uma visita da lagoa que fica no pé da montanha. Por se tratar de um nevado, com sorte se pode apreciar neve ou dias de neve.

O trajeto é maior, com aproximadamente 74km no total, que levam 5 dias para serem percorridos. Apesar disso, exige menos dos aventureiros por ser um nível mais fácil. Durante três noites, se dorme em acampamentos e na quarta, em um hotel em Aguas Calientes. A subida do povoado para a cidadela sagrada, para realizar o tour em Machu Picchu, acontece de ônibus, da maneira mais tradicional. Durante o trekking Salkantay a comida e os equipamentos são transportados com cavalos.

Com a Viagens Machu Picchu terá uma viagem tranquila, com conforto e com segurança. Entre em contato conosco, temos opções de pacotes para o Peru, Machu Picchu.