Viagens Machu Picchu

PARACAS, onde o mar encontra o deserto!

Paracas Peru, é onde o mar encontra o deserto, oferecendo atrativos interessantes aos turistas que chegam na região. É um lugar onde um viajante encontra belas paisagens praianas, reservas naturais, complexos arqueológicos, formações rochosas e figuras enigmáticas em horizontes áridos. 

Gosta de história? Então a região de Paracas também é para você! Aqui é possível entrar em contato com a história e cultura da era pré-incaica, como a cultura Paracas, a civilização que dá nome ao lugar e que dominou o Peru por muito tempo. Aqui estão alguns sítios arqueológicos, geoglifos e outros tesouros culturais.

Paracas ainda é uma cidade pequena, que divide as atrações turísticas com outra cidade local, chamada Ica, onde se encontra o famoso Oásis de Huacachina. É em Paracas que fica localizada a reserva nacional mais importante do Peru: a Reserva Nacional de Paracas, com beleza natural impressionante e vida marinha abundante, com pinguins, leões marinhos e muito mais.

Quem visita a região pode se hospedar em ambas cidades, Ica ou Paracas, e realizar passeios como: visitas às famosas vinícolas de Ica, conhecer Huacachina, passear de buggy e sandboarding nas dunas, contemplar lindas praias e desertos, visitar as Linhas de Nazca, assim como a Reserva Nacional de Paracas e realizar o tour a Ilhas Ballestas.

Esse pequeno balneário banhado pelas gélidas águas do Pacífico atrai turistas do mundo todo pelos encantos naturais riquíssimos e tranquilidade ao degustar deliciosa culinária peruana ou cafezinho, de frente para o oceano, apreciando a bela praia. Com sorte, ainda tem a possibilidade de observar pelicanos que se arriscam chegar próximo às areias. 

Em 2007 a região sofreu com um forte terremoto, que destruiu quase completamente a cidade de Paracas. O tremor afetou importantes ruínas históricas e formações rochosas e falésias, que não resistiram aos abalos. Algumas atrações seguem fechadas até hoje. 

Confira nosso pacote de viagem Peru a sua Medida 13 dias e 12 noites, incluindo tour por Paracas.

Onde fica Paracas?

É uma cidade ao sul da capital peruana, no litoral do país. De Lima até Paracas são 260 quilômetros, de Arequipa para Paracas são 780 km aproximadamente e de Cusco até Paracas são quase 900 km de distância.

Como chegar em Paracas?

Para chegar até este destino, você poderá fazer uma viagem de ônibus de Lima para Paracas, que dura aproximadamente 4 horas. Para chegar até Paracas, você também poderá pegar um ônibus saindo de Ica, ou de lugares mais distantes, como Cusco e Arequipa.

Normalmente as agências de viagens locais oferecem o serviço de transfer saindo de Lima ou então te auxiliam com todos os detalhes e informações sobre o trajeto. Esta é uma das vantagens de viajar com uma operadora local especializada como a Viagens Machu Picchu: menos preocupação, mais tempo para aproveitar e assistência em todos os momentos.

Como é o clima em Paracas?

Assim como a maioria dos destinos no Peru, o clima é dividido em duas principais estações: a seca, de alta temporada de viagem e a chuvosa, considerada a baixa temporada. A época das chuvas vai de dezembro a março e tem o clima abafado e árido, ou seja, é mais quente. Já no período seco, que compreende os meses de abril a outubro, apesar de ser mais frio a chance de chuva é quase nula. 

A temperatura média na região é de 13 °C a 27 °C e raramente é inferior a 11 °C ou acima de 29 °C.

Veja abaixo os pontos turísticos a serem visitados em Paracas.

PRINCIPAIS ATRAÇÕES

Paracas | Ilhas Ballestas | Reserva de Paracas | Viagem Peru

Reserva Nacional de Paracas

Essa é a principal reserva do Peru, muito bem protegida pelos órgãos de proteção ambiental peruanos. O tour na Reserva Nacional de Paracas é imperdível e precisa estar no seu roteiro de viagem para o Peru! São 335 mil hectares de área que compreendem as ilhas, mar e terras, que são lar de riquíssima biodiversidade.

Dentro dessa reserva é possível realizar passeios de buggy, pesca esportiva, mergulhos e passeios de caiaque. Mas a observação da vida biológica e dos sítios arqueológicos são os atrativos mais buscados, uma vez que o turista desfruta de vistas espetaculares e pode ver de perto animais como lobo marinhos, observando suas características e comportamentos no habitat natural.

Paracas | Ilhas Ballestas | Reserva de Paracas | Viagem Peru

Ilhas Ballestas

As Islas Ballestas, são pequenas ilhas que ficam a 1 hora de barco da Baía de Paracas, de onde partem os passeios de barco em Paracas. Um lugar incrível para observar a riquíssima vida marinha entre leões marinhos e pinguins, além de espécies de aves bastante exóticas, como o pelicano peruano, com asas que podem atingir 2 metros de envergadura. São mais de 200 espécies, entre elas as gaivotas e o famoso pinguim de Humboldt.

O passeio de barco nas Ilhas Ballestas dura meio dia e não é possível sair do barco. Ou seja, os visitantes apenas as rodeiam, pois entende-se que a ilha é única e exclusivamente pertencente aos animais que vivem ali. As formações rochosas do local também chamam a atenção dos visitantes, devido a seus formatos diferentes: são pontes, buracos, torres… todos cheios de aves.

Paracas | Ilhas Ballestas | Reserva de Paracas | Viagem Peru

O candelabro

Esse misterioso desenho no solo da parte desértica de Paracas é visto do barco enquanto retorna do tour às Ilhas Ballestas. Essa figura fica em uma montanha arenosa, remontando a civilizações pré-colombianas. O candelabro tão enigmático quanto as famosas Linhas de Nazca, tem apenas suposições de sua existência há cerca de 2.500 anos.

Contos e histórias dizem que esse símbolo de 170 metros de altura e 54 metros de largura, tem significado religioso, porém, assim como em Nazca, há muitas histórias e lendas sobre seu surgimento. Dizem também que, devido à pouca incidência de chuvas na região, o ícone se mantém praticamente intacto até os dias de hoje.

Paracas | Ilhas Ballestas | Reserva de Paracas | Viagem Peru

Outros passeios em Paracas e região

Linhas de Nazca

Assim como o candelabro, as enigmáticas Linhas de Nazca também podem ser visitadas quando estiver em Paracas. São enormes figuras estampadas no solo árido do deserto peruano, chamadas de geoglifos, dando ao turista a visão de diversos símbolos, como o macaco, o colibri e de outras.

Ningué sabe ao certo para que as figuras foram feitas, mas, estudos chegaram a suposição de que eram utilizadas como um calendário astronômico enorme, um dos maiores do mundo.

Oásis de Huacachina no Peru

É um lugar de paz e tranquilidade, mas também de aventuras radicais: na vila de Huacachina você encontrará hotéis e restaurantes e uma boa estrutura para receber os viajantes, ao mesmo tempo, poderá realizar passeios radicais pelo Deserto de Huacachina, com buggys pelas dunas, ou testar o equilíbrio realizando sandboard.

Gastronomia de Paracas:

Você sabia que a culinária típica peruana é considerada uma das melhores do mundo? Portanto, independente do destino escolhido no país, provar alguns pratos típicos regionais precisa estar em suas prioridades de viagem. Em Paracas não é diferente. A dica aqui é escolher um restaurante na beira do Oceano Pacífico e se deliciar com frutos do mar, e que sabe, de quebra, apreciar um pôr do sol incrível. 

Veja todos os pacotes de viagem para o Peru.

Onde fica