Viagens Machu Picchu

PALCOYO

Você sabia que existem no Peru, duas montanhas coloridas? Conhecidas também por Montanha Colorida e Montanha Sete Cores, uma delas é bastante famosa pelos turistas e em nossas redes sociais. Já a outra é menos conhecida, atraindo poucos visitantes por dia, porém isso dá ao viajante a oportunidade de admirá-la com mais tranquilidade. 


Qual a diferença da Montanha Sete Cores e Montanha Palcoyo? 

 ● A mais famosa é a Vinicunca: Conhece-la com certeza será uma jornada de aventura no Peru, passando por lindíssimas paisagens de vales e plantações. A chegada ao seu topo permite uma contemplação espetacular da região, a 5.200 metros de altitude. Essa montanha fica na região de Cusco, no distrito de Pitumarca. A trilha para chegar a Montanha Colorida tem dificuldade média a alta, sendo 5 quilômetros, levando cerca de 3 horas para chegar ao seu topo. 
 ● O morro Palcoyo no Peru: Na verdade é um morro que também faz parte dos Andes Peruanos, e sua beleza colorida é semelhante à Vinicunca. Mas, Palcoyo é menos conhecida, atraindo poucos visitantes por dia, mas isso dá ao viajante a oportunidade de admirar com mais tranquilidade o seu encanto. No topo chega-se a 4.900 metros de altitude. Apesar de ficar na mesma província que a Vinicunca, o distrito ao qual pertence Palcoyo chama-se Checacupe. Sua trilha é mais fácil realizar, com apenas 2 quilômetros com apenas 1 hora de caminhada. 

E porque essas montanhas são coloridas? 

São morros diferentes, porém com belezas multicoloridas semelhantes que são a atração principal. O colorido que pertence ao solo dessa região é devido a origem de variados tipos de minerais ali presentes. A geologia ajudou bastante essas terras com sedimentos fluviais, lacustres e marinhos de outras eras, algo em torno de 65 milhões de anos atrás. 
 
Com o passar do tempo, tudo isso que estava na superfície, oxidou junto da água que havia no local, neve e erosão, transformando em minerais coloridos como são hoje. Na composição desses vários minerais pode-se encontrar argila vermelha, lama, areia, arenito, calcário, silicatos, magnésio, cobre, limonitos e enxofre.
Sobre Palcoyo, pode-se dizer que é uma alternativa para quem quer contemplar as maravilhas em cores dessa região rochosa sem aquela multidão de gente, como ocorre no trekking da Montanha Colorida, e também por ser uma caminhada de nível mais fácil.
De cima de ambos os morros (Palcoyo e Vinicunca), além da natural e belíssima composição de cores, é possível ver animais típicos do Peru como as lhamas, alpacas, vicunha e, com sorte, alguns condores sobrevoando a área montanhosa. 

É há também, uma maravilhosa vista para o maior pico nevado de Cusco, a montanha Ausangate, considerada uma montanha espiritual pelos Incas, de importância histórica e cultural bastante interessante, assim como tudo relacionado a essa civilização. 

Contos e histórias:
Lendas da região contam que, no período incaico, os irmãos Salkantay e Ausangate saíram a desbravar terras novas em busca suprimentos, quando a seca devastou suas terras e seu povo. Salkantay foi para o norte, encontrando a selva, porém um amor proibido o tirou as atenções de sua missão. Já Ausangate que foi para o sul, encontrou o altiplano, onde havia terras férteis para a produção de alimentos como milhos e batatas, além de encontrar carne. Ele pôde, dessa forma, levar ao seu povo, muitos suprimentos, salvando-os da seca. Daí os nomes, advindo da língua quéchua, para as duas maiores montanhas da região de Cusco. 

Localização:
A montanha colorida de Palcoyo está localizada a 100 quilômetros da cidade de Cusco. O passeio tem duração de 1 dia, com viagem saindo do hotel de Cusco até o pé da montanha, por cerca de 3 horas. 


 O trekking:
A caminhada na montanha de Palcoyo tem duração de 1h a 1h50 (ida e volta), onde haverão diversos momentos contemplativos para as belezas naturais em florestas de pedras, paisagens magníficas para toda a região do Vale Sagrado dos Incas e muito mais. O esforço físico para realizar essa caminhada é baixo. 


Uma curiosidade: Esse morro foi escolhido pela National Geographic como um dos “100 lugares do mundo que você precisa conhecer antes de morrer”. 
Temos saídas diárias do tour da montanha Palcoyo no Peru!!

 Informações sobre a trilha Palcoyo:
●Horário de funcionamento: das 7h às 15h 
●Recomendamos pelo menos dois dias em Cusco para aclimatação
●Melhor época para o passeio: abril a outubro
●Use roupas e calçados próprios para caminhadas
●Leve bloqueador solar, óculos de sol e luvas 

Onde fica